terça-feira, 29 de agosto de 2017

Onde estão os horários incompletos?





Considerando que na nota informativa de 8 de agosto de 2017 - INDICAÇÃO DA COMPONENTE LETIVA (2.ª FASE) NECESSIDADES TEMPORÁRIAS (PEDIDO DE HORÁRIOS) - disponibilizada pela DGAE  no ponto 4 se pode ler o seguinte...


...não era expectável que os horários incompletos tivessem sido atribuídos no final do mês de agosto?

Até ao momento - e a menos que haja novas colocações até à próxima quinta feira - as únicas listas de colocação de necessidades temporárias divulgadas em agosto foram as da Mobilidade Interna (MI) e da Contratação Inicial (CI).

Uma nota informativa não terá força de lei, todavia o ponto 4 da mesma deixa claro que, no dia 8 de agosto, a intenção era disponibilizar horários completos e incompletos com duração anual para a MI e a CI à semelhança do que vinha a ocorrer há anos.

E, já agora, sejamos racionais: se fosse possível atribuir a todos os professores QA/QE/QZP horários completos, atribuir-lhes horários incompletos seria depauperar o erário público. Infelizmente, porém, todos constatamos que uma grande percentagem destes professores acaba, inevitavelmente, por ter que ocupar um horário incompleto.

A ter que ser assim, qual a vantagem para a tutela em desrespeitar as preferências dos professores? Não entendo, têm que pagar a todos.

O problema, entendo eu, reside no facto de haver um desfasamento entre a real necessidade de professores e o número de vinculados. Ah, e não me venham dizer que a natalidade diminuiu e mais não sei quê... Desde 2013 (salvo erro, o primeiro de sucessivas vinculações extraordinárias) que todos os anos têm vindo a vincular - não tão extraordinariamente como o nome do concurso possa deixar transparecer -  mais e mais professores de vários grupos e em variados QZPs. Só para citar um exemplo próximo e recente, no QZP a que pertenço, aguardam colocação uma boa dezena de candidatos do meu grupo. Não obstante, ainda este ano permitiram a vinculação de mais um professor, que, pelo que agora se viu, não é necessário neste QZP. A culpa não é, seguramente, dos professores. Muitos menos dos contratados que andam há anos a dar o corpo ao manifesto sem qualquer estabilidade  pessoal e profissional. Os professores não determinam as vagas.

O que aconteceu entre 8 e 25 de agosto? Não sei.

Em alguma destas listas conseguem encontrar, sequer, um horário incompleto? Eu não.


15 comentários:

  1. Tem toda a razão! Mas tudo já é possível, não se cumpre o que se escreve!

    ResponderEliminar
  2. "Em alguma destas listas encontraram, sequer, um horário incompleto? Eu não."

    Tudo depende do que se considera um horário completo. Se considerarmos que para o 2º, 3º ciclos e secundário são 22h, então pode-se dizer que existem alguns incompletos dado que há vários de 20h, 18h, (de 16h por acaso não vi, mas também não vi as listas todas) e poucos, (só vi 2 ou 3 de 14h). A questão é que me parece que estes horários, que à primeira vista poderiam são considerados incompletos, correspondem à componente letiva dos docentes aos quais estão atribuídos, sendo portanto horários completos para estes docentes.

    ResponderEliminar
  3. Alcina: não depende de nada. A noção de horário completo é a determinada pelo ECD: 25 h para os professores de 1º ciclo; 22 h para os professores do grupo 120 e de 2ºs, 3ºs ciclos e secundários. Exceptuando o caso dos professores do 1º ciclo, aplica-se, a partir de uma determinada idade, o artº 17 do mesmo estatuto. Assim, e para comentar o que disse, todos os horários que viu inferiores a 22 h foram atribuídos a professores já com redução da CL, pelo que são completos para os próprios. É por isso que mesmos esses têm a letra C (completo) na coluna que diz "horário".

    ResponderEliminar
  4. Errata: Exceptuando o caso dos professores do 1º ciclo, aplica-se, a partir de uma determinada idade, o artº 79 do mesmo estatuto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Mas o que eu queria realçar, e possivelmente não me expressei bem, é que se no mencionado ponto 4 a dgae só pedisse horários completos às escolas, o mais provável seria que elas apenas enviassem horários de 22h.(Mas isto sou apenas eu a pensar! E se calhar a pensar de forma errada.) Já agora outra questão que eu gostaria de levantar é se estão a colocar estes professores de acordo com as suas preferências, pois ao que me parece é de acordo com as suas preferências mas tendo também em conta a sua componente letiva. Passo a exemplificar: um professor com 18 h só é colocado na sua 11ª preferência, que fica a 90 km, dado que nas suas preferências anteriores os horários existentes nas escolas são todos de 22h ou 20h. O docente que poderia ficar a 2 ou 3 km fica a 90 km. Será assim?

      Eliminar
    2. Fica para onde concorreu...
      Não percebo o tema!

      Eliminar
  5. A segunda fase do concurso e na quinta feira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As segundas listas com os horários que não sairam e para quinta 31/08

      Eliminar
  6. Olá Paula!essa data é certa?Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Não devem sair até quinta porque a nota informativa diz que os professores que não foram colocados, têm de se apresentar na última escola de leccionação.

    ResponderEliminar
  8. Mas segundo consta como em 2006 houve duas listas em agosto ( uma a 18/08 e outra a 31/08) pemso que este ano deve ser igual ja que eles ja tem os horários incompletos que não os colocaram no dia 25/08

    ResponderEliminar
  9. A mim parece-me correto a publicação dos horários completos.
    Assim, ninguém se aproveita dos falsos horários incomlletos que depois passavam a comletos cfr. o interesse particular.

    Os colegas de qzp que concorreram para outros qzp é apenas uma escolha deles,pois este ano não era obrigatorio!
    Queixem-se sim mas da sua própria ignorância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a mim parece-me que não percebe nada do assunto e que você, sim, é ignorante na matéria. Em termos de vencimento, e presumo que seja a isso que se refere por "interesse particular" os professores do quadro têm sempre o seu vencimento garantido, quer o horário seja o correspondente à sua carga letiva por lei ou não.
      JLPR

      Eliminar
    2. Pois a mim parece-me que o ignorante nesta matéria é, sim, o Sr. Anónimo. Obviamente, desconhece o facto dos professores do quadro terem o seu vencimento assegurado (que é aquilo a que deduzo se refira por "interesse particular")quer o seu horário seja igual ou inferior à sua componente letiva a que legalmente está obrigado.

      Eliminar
  10. Marta Maximo deve ser 31/08 pois como e ano de eleiçoes eles nao querem ver um numero grande no centro de emprego

    ResponderEliminar