sexta-feira, 16 de setembro de 2016

E tal como expectável...

...tivemos um número bastante elevado (quase 6000 colegas contratados colocados) de colocações na Reserva de Recrutamento 2... Assim por alto, 5 vezes mais que na primeira Reserva de Recrutamento (onde foram colocados pouco mais de 1000 colegas contratados) deste ano letivo e três vezes mais que a segunda Reserva de Recrutamento do ano passado (com aproximadamente 2000 colocações). 

Alguns dirão que este elevado número de colocações está relacionado com a eliminação da Bolsa de Contratação de Escola... Outros dizem que também haverá aqui relação com o fim dos subsídios dos colégios "amarelos"... Não lhes direi que não têm razão, mas também existirão aqui vários horários resultantes de colegas que entretanto  obtiveram deferimento do seu pedido de Mobilidade por Doença (é nesta segunda Reserva de Recrutamento que constam alguns dos horários entretanto "libertados").

Bem sei que teremos uns bons milhares de professores radiantes, pois costumavam obter colocação lá mais para a frente, com piores horários e mais longe, mas não nos podemos esquecer dos colegas dos quadros que entretanto não conseguiram aproximar na Mobilidade Interna, e das inegáveis ultrapassagens na graduação que têm vindo a ocorrer não só nos colegas dos quadros, mas principalmente nos colegas contratados (muitos deles que conseguiam ficar com melhores horários e mais perto, tiveram de migrar para o Alentejo e Algarve)...

Acontece todos os anos, eu sei. Mas volto a repetir que este ano, um desses fatores de ultrapassagem poderia ter sido evitado... No entanto, e como entretanto me cansei de alertar para esta situação, irei mesmo parar por aqui. É que perdi a paciência com tanta afirmação de normalidade nos concursos. 

9 comentários:

  1. Ricardo…
    Posso garantir-te que a esmagadora maioria dos colegas que concorreram à MI não ficaram preocupados com as vagas libertadas pela MPD… ;-)
    Já o mesmo não poderei dizer dos colegas da RR1… :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulo pode não ter ficado preocupado, mas eu fiquei e como eu conheço vários colegas QZP e QA/QE que também ficamos. Deferimentos de MPD após colocação de MI, em que todos os QZP são obrigados a concorrer dá nisto: ficar colocado longe, quando se podia ter ficado colocado perto e ver vários colegas na RR2 contratados a ficarem no nosso concelho.

      Eliminar
    2. Eu não disse todos… disse a "esmagadora maioria"…
      Para além disso não vou continuar a explicar a diferença entre MI e MPD… especialmente aos períodos de tempo que corresponde cada uma destas colocações…

      Eliminar
  2. Paulo....
    Eu não fiquei preocupado, fiquei ultrapassado. Concorri a MI, fui colocado a 100km, na escola onde estive no ano passado foi libertada a vaga pela MPD e agora acaba de ser ocupada por um colega CONTRATADO (RR2).... Tudo NORMAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim aconteceu-me exatamente o mesmo: o ano passado fazia todos os dias 60 km, este ano dobrei a distância, 120 Km! Coisa pouca para quem tem 27 anos de serviço. Entretanto na RR1 foram colocados 5 professores no Agrupamento da minha área de residência e na RR2 mais 5. Quando eu concorri, na MI, não houve nenhuma vaga. O mais engraçado é que na distribuição de serviço ficaram 5 turmas sem professor! Começo a acreditar que isto dos concursos é uma Ciência do Oculto.

      Eliminar
    2. Como já disse em cima, eu não disse todos… disse a "esmagadora maioria"…
      Ainda que mal pergunte… Como no seu caso (LB) é QA… a que distancia da sua residência fica o seu QA???…

      Eliminar
  3. Os professores foram sempre eternos viajantes forçados! Com as novas tecnologias podiam ser mais moderados nas colocações ,apróximar as pessoas das suas residências de origem sendo assim mais humanistas.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Mais uma vez aparecem muitos horários anuais e completos na RR2, esses horários deveriam ter aparecido para em CI e assim seria mais justo, uma vez que muitos colegas poderiam ter-se aproximado das suas residências em mais de 250 km. Triste e vergonhoso...

    ResponderEliminar