segunda-feira, 6 de abril de 2015

Limpeza estatística... certamente!

Cursos vocacionais. Combater insucesso ou "limpar" estatísticas? 

Comentário: A minha experiência com cursos vocacionais é substancialmente menor do que com todas as restantes tipologias de cursos profissionais, no entanto, julgo já conhecer o suficiente para ter uma opinião. Por norma, quando chego a uma escola sou agraciado com estes cursos... E impreterivelmente tenho sempre o mesmo tipo de alunos, com melhores ou piores condições (nomeadamente ao nível de equipamentos, instalações e formação em contexto de trabalho) mas quase sempre o mesmo resultado: "sucesso". E dizem-me que não pode ser de outra forma!

Atrevo-me a dizer que só mesmo um aluno que falte muito (muito, muito, muito...) corre o risco (que é infinitamente reduzido porque existem "planos" de recuperação para todos os gostos) de não sair diplomado.

E bem sei que este tipo de cursos permite manter (ou mesmo aumentar) horários de professores e algo mais (em termos de financiamento), mas fico sempre a pensar qual o custo em termos de formação das futuras gerações que este tipo de "falso" sucesso permite atingir. 

Sem comentários:

Enviar um comentário