sábado, 7 de março de 2015

Para todos os que concorrem...

Nos dias "quentes" dos concursos de professores existe sempre um tema que domina muitas conversas e que, por norma, não me costumo pronunciar porque não gosto de melindrar ninguém ou sequer diminuir a relevância que alguns dão a determinados assuntos. É um "defeito" meu, que como tudo na vida, por vezes tento ultrapassar estando consciente de que alguns poderão entender este meu post de uma forma negativa (quando é o exato contrário).

Deste modo, e porque já estou um pouco saturado de tantas questões sobre o tema "vagas", fica a minha opinião sobre este tema, sob a forma de 3 apontamentos:

a) É de extrema relevância sabermos qual a evolução das vagas (seja de escola/agrupamento ou de zona pedagógica) ao longo dos anos, daí que qualquer estudo entretanto elaborado se revele mesmo muito útil;

b) É relevante fazermos algum tipo de análise estatística acerca das vagas das escolas/agrupamentos e quadros de zona pedagógica para onde temos interesse em concorrer, até para nos podermos orientar numa perspetiva de "maior probabilidade" de colocação;

c) Relativamente aos quadros de escola e de agrupamento, é relevante não só sabermos quantas positivas, nula e negativas existem, porque facilmente as nulas se tornam positivas (basta alguém concorrer e ficar colocado noutra escola). Raciocínio similar pode ser feito para as negativas, se bem que com menor probabilidade de colocação.

Esclarecidos os apontamentos, vamos à reflexão:

O conhecimento das vagas embora possa orientar a forma como concorremos, não deve ditar a mesma, pois não sabemos o que realmente vai acontecer. Negativas, nulas ou positivas o facto é que todos os códigos de escola e agrupamento vão a "jogo", e como tal, não sabemos o que daí pode resultar. Alguém que concorra tendo em vista as escolas/agrupamentos e zona pedagógicas com mais vagas pode acabar por ficar mais longe (ou não ficar de todo) do que outro que faça o seu concurso de acordo com a distância à sua residência.

Aceitem que em grande parte, os concursos de professores, nada mais são que jogos de "sorte" em que o conhecimento profundo das vagas poderá ser relevante, mas não o factor que decide uma colocação. No final - e para os concursos que não estejam relacionados com a contratação de escola - o que irá contar será essencialmente a vossa graduação profissional, a abrangência geográfica da vossa candidatura e as escolhas dos outros que vos antecedem nas listas.

4 comentários:

  1. Bem verdade: A eterna sensação de que os concursos de professores nada mais são do que jogar na bolsa...

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Em que prioridade concorre um docente de QA em EdEspecial dos Açores neste interno se resolver mudar de lugar para o continente? Já li coisas diferentes no 132 e nas suas alterações e no aviso de abertura. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Mas afinal os QZP são ou não obrigados a concorrer no CI? É que de acordo com o aviso de abertura ponto 1.1 alínea b), acho que são obrigados , dado que os QZP são sempre docentes sem componente letiva; não é?
    Asilva

    ResponderEliminar
  4. joguem.....o jogo continua e os bafejados pela dita,têm agora possibilidade da concrtização....
    nestes ultimos anos,só por grande sorte ou grande cunha conseguiram 365,dias...assim sendo os velhos reformam-se em contratados ,os ditos entram no quadro e o governo arrecada mais algum....a maxima actual é quanto mais velho,menos ganhas....

    ResponderEliminar