Posso estar enganado, mas creio que muitos colegas desconhecem a relevância do Código do Procedimento Administrativo (CPA)... Foi graças aos regulamentos e procedimentos constantes no CPA que, enquanto professor contratado, consegui recusar a "ordem" de limpar cacifos de alunos no final de um ano letivo há alguns anos atrás.
Agora, surge a revisão do CPA, que convém acompanhar. Se clicarem na imagem abaixo, poderão aceder à proposta do Ministério da Justiça, e cuja discussão termina a 14 de julho.
Já tinha ouvido falar de muitas "ordens estranhas" mas "limpar cacifos dos alunos", nunca tinha ouvido!!! Há cada uma, pensam que somos o quê?!!
ResponderEliminarPara Híbrida: Era tradição na escola em causa... Tradição que eu não quis cumprir, mesmo sendo algo conservador. Eh eh eh.
ResponderEliminarComo sempre disse, conhecer um pouco da legislação que nos rege é sempre uma vantagem.
Abraço
Há 28 anos atrás, mandaram-me fazer o inventário exaustivo de uma parte das instalações da escola. E quando apresentei o trabalho feito, levei um ralhete porque não incluía sanitas, lavatórios, torneiras... enfim, casas de banho.
ResponderEliminarE eu que era novata, não sabendo o que era isso do CPA, mas já não era parva de todo, perguntei se não queriam que registasse aquela parte do inventário num rolo de papel higiénico. Foi a pergunta mágica: olharam uns para os outros e mandaram-me embora, com o trabalho concluído.
Grande Ana!!!
ResponderEliminarOff topic:
ResponderEliminarA Circular da DGAE ordena o pagamento da Caducidade tem efeitos retroativos?
Há muitos colegas que, como eu, ficou sem o receber.
Pergunto se haverá hipotese o o exigir?
Cumps
Bruno
ResponderEliminarA propósito de ordens no meu agrupamento TODOS os professores t~em que entregar relatório de autoavaliação até ao fim desta semana. Isto é legal? Pode-se desobedecer?