terça-feira, 2 de abril de 2013

Não me parece...

 (Diário de Notícias, 02-04-2013)


Comentário: Se os sindicalistas (nomeadamente alguns associados ao núcleo da FENPROF) julgam que com mais do mesmo irão conseguir mobilizar a classe docente para defenderem os seus direitos, estão redondamente enganados... Os professores estão cansados de anos de luta sem sucesso. Sempre que juntaram, sempre que se mobilizaram, bateram de frente com soluções e acordos sindicais que desagradaram à esmagadora maioria.

Para quê tentar varrer esta verdade para debaixo do tapete?!

Quanto à mobilização docente, seja através de greves (de zelo, de um dia ou mais, ou eventualmente aos exames), manifestações, vigílias, faixas negras, sondagens, inquéritos ou abaixo-assinados, nada resultará enquanto os professores não compreenderem o que está em cima da mesa. E quando não gostamos de quem explica, acabamos por nem ouvir tudo até ao fim.

É importante uma mudança... Uma mudança de mentalidade de classe, mas também uma mudança ao nível dos sindicatos... E enquanto as caras, os procedimentos e os acordos se mantiverem não me parece que existam grandes possibilidades de mudança positiva.

14 comentários:

  1. Pois... também não me parece.

    ResponderEliminar
  2. Enquanto estes tipos tiverem redução total da componente letiva (e alguns têm ´desde que fizeram o curso)estaremos entalados. Reparem que a última luta dos professores foi queimada por um tipo que nunca deu uma aula e enganou todos com o paleio de "somos todos bons". Resultado: todos os que não davam (e não dão) aulas subiram na carreira. A seguir pagámos. Eu devia era ter levado com a bandeira na cabeça, meu belo fim de semana gasto atrás deste paleio. Reduçaõ parcial da componente letiva(como aliás está na Lei) seria a solução para esta e outras tosses.

    ResponderEliminar
  3. O sr Armindo deve pensar que está num blogue de trabalhadores da CP. Amigo, isto é de professores, aqueles "vadios" que não ensinam os seus filhos, que não lhes aturam todos os dias a má educação (que vocês - pais - não lhe sabem dar), que não fazem reuniões de horas tentando colmatar as dificuldades sentidas pelos vossos filhos e para que um dia tenham um futuro melhor, que tenham formação e educação, que não trabalham em casa a fazer material pedagógico, a corrigir testes aos feriados, as ditas férias, sábados, domingos, dias santos, noites e noites tudo e mais alguma coisa...Enfim!

    ResponderEliminar
  4. SIM JOÃO! eu sei que trabalhais muito, ganhais pouco e tendes poucos dias de férias

    ResponderEliminar
  5. É isso, João! De facto, não somos os funcionários da CP, mas a verdade é que eles lá vão conseguindo o que querem nem sei como... Tenho um familiar que nem terminou o 12ºano, é maquinista e ganho o dobro de mim, professora há 16 anos, com licenciatura (5 anos), pósgraduação (1 ano) e mestrado (2 anos).

    Concordo com o Ricardo, porém não sei mais o que possamos fazer além do referido. Penso que o caminho talvez seja envolver as associações de pais e explicar bem os problemas à sociedade. Pelos vistos, ainda há quem pense que somos bem pagos e que não fazemos nada...

    ResponderEliminar
  6. Começo a ficar cansada de vir a este blogue, feito por professores e destinado a professores, e ver comentários feitos por gente ignorante que não sabe como é a vida de um professor, nem aquilo a que temos sido sujeitos nos últimos tempos. Dou aulas à 5 anos e nunca tive uma unica regalia, um único benefício, pelo contrário, estou longe da minha filha, família e a receber uns míseros 800 euros, dos quais 500 são para pagar deslocação e transporte. E venho aqui em busca de informação e deparo-me com estes tristes, que só dizem "besteiradas" da boca para fora. Ricardo, o seu trabalho é louvável, mas não tenciono voltar ao blogue, porque estes comentários enojam-me. Estas carraças que dizem estas coisas, são uns frustrados e uns infelizes e só vivem com o mal dos outros... enfim!!

    ResponderEliminar
  7. Fases bem rapariga (MARGARIDA) não voltares, faz como eu e os restantes prof. estamos sempre de férias

    ResponderEliminar
  8. eu ACHO QUE HÁ MUITO MEDO DE GREVE AOS EXAMES...ás AULAS...E ENFIM..MEDO DE SE DEFENDEREM....

    DEIXEM ANDAR...FAÇAM DESFILES (UPS MANIFESTAÇOES) OU MELHOR NÃO FAÇAM NADA

    ResponderEliminar
  9. Margarida filtre alguns comntários... estes são aos montes na nossa saciedade, entre amigos e até familiares! Aprendi a filtrar comentários maldosos e que evidenciam inveja e dor de cotovelo... Vá-se lá saber porquê? Gostava de ver essa gente uma semana com a nossa profissão! ;)

    Para o Ricardo tudo de bom, ele sim é uma pessoa impecável, mesmo sem o conhecer tenho grande estima por ele! Obrigada.
    Ninia

    ResponderEliminar
  10. Colegas, mais uma vez repito o apelo:

    Ignorem os comentários frustrados e rancorosos. Não se deixem arrastar por pessoas mesquinhas e de educação duvidosa.

    Ao ignorarem os comentários idiotas, é mais fácil para mim apagá-los. São 2 segundos... Bem menos tempo do que o(a) idiota (pelo menos um(a) é professor(a)) levou a escrever.

    ResponderEliminar
  11. Face a um genocídio profissional (que já vai para lá do Trapobana), vêm agora os sindicóides falar em greve aos exames?
    É mais um alívio da tensão social?

    ResponderEliminar
  12. Antes "fases" do que "fezes".
    Você, anónimo, enxerga-se?

    ResponderEliminar