quarta-feira, 20 de março de 2013

Redução do número de QZP´s?!

Professores com "horário zero" vão passar ao regime de mobilidade, anuncia ministério 

Comentário: Ao lerem o artigo cujo link coloquei acima, poderão ter acesso às duas grandes novidades do dia:

a) Os «professores com "horário zero" poderão passar, já a partir do próximo ano lectivo, ao regime de mobilidade especial».

b) Existe a intenção de «reduzir o número de quadros de zona pedagógica (QZP) de 23 para sete».

Relativamente à primeira novidade, eu já escrevo há uns bons meses que não se pode levar à letra aquilo que é dito por quem quer que seja que se encontra no MEC... Nem Nuno Crato, nem Casanova de Almeida... Ninguém! Cada vez que abrem a boca com compromissos ou promessas, as mesmas devem ser entendidas como passíveis de ter diversas leituras. A argumentação para a mudança de discurso está relacionada com "compromissos internacionais"... mas poderia ter sido utilizado outro argumento qualquer.

No que concerne à segunda novidade,a a redução de 23 quadros de zona pedagógica para sete não será surpreendente. Já não é a primeira vez que este tema surge em discussões sindicais. Não acredito que sejam tão poucos... Como em qualquer negociação (?), o MEC oferece o "muito mau", para depois ficar o "mau" (que à partida já está definido, pois temos sindicatos previsíveis).  

2 comentários:

  1. O Estado, na voz dos seus funcionários dos seus mais "ilustres" e supostamente "nossos representantes", já não é uma pessoa de bem. São mentirosos e não têm qualquer pudor ou vergonha. Sem mais palavras....

    ResponderEliminar
  2. Praa mim, esta foi a gota de água. Sempre fui uma professora de Português empenhada, nas aulaas e noutros domínios da escola. Agora acabou e estou-me nas tintas para isto tudo, para a prendizagem da língua, para os alunos, para os seus problemas familiares, para as atividades da escola.... Após 16 anos de serviço, vou começar a pensar em mim.

    ResponderEliminar