sexta-feira, 29 de março de 2013

E quanto à ausência de Ciências Naturais no 9.º ano?

Constatei há alguns dias que permanece alguma falta de informação relativamente à ausência da disciplina de Ciências Naturais no 9.º ano, no que concerne às propostas de metas curriculares...

Muitos continuam a questionar-se se esta disciplina vai ser extinta no 9.º ano... Será? 

Aparentemente não.

Segundo aquilo que pude apurar (mas que não me deixa suficientemente descansado para que não me sentisse na obrigação de publicar este post) e que já se encontra divulgado em outros blogues e fóruns de professores, as metas relativas à disciplina de Ciências Naturais (9.º ano) ainda se encontram em fase de conclusão pelos autores e deverão ser divulgadas até dezembro deste ano.

6 comentários:

  1. Partilho este email em resposta à minha dúvida sobre CN - 9º ano:
    Boa noite
    Relativamente à questão colocada, informo que serão elaboradas metas curriculares para o 9º ano de Ciências Naturais e que as mesmas serão divulgadas até dezembro de 2013.
    Com os melhores cumprimentos
    Isabel Festas
    (coordenadora da equipa das metas curriculares)

    No dia 8 de Março de 2013 à22 15:38, Metas Curriculares escreveu:

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  2. As de Geografia tb não foram elaboradas, por isso não percebo a preocupação em relação às ciências naturais.

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  3. Ricardo
    O site http://www.dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=390) já foi corrigido há algum tempo.

    O texto que passou a ser o seguine "As propostas de metas para o 9.º ano das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia serão disponibilizadas futuramente, sendo então aberto um período específico para a discussão pública."

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  4. tenho trabalho para vós todos sabem o que? limpar as matas todas por causa dos incendios

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  5. Preocupa-me o facto da discussão das metas curriculares de CN ter ficado apenas pela ausência das metas para o 9º ano de escolaridade (pelo menos foi a perceção que tive em vários locais). Esse é um aspeto que inicialmente foi preocupante pelas consequências que acarreta, mas as metas apresentam muitas outras fragilidades.
    Como já disse noutro texto, é muito grave para o ensino das ciências o baixo nível de exigência preconizado nas metas de CN. A ausência de articulação entre os níveis de ensino também constitui uma séria lacuna. Por exemplo, o conceito de fotossíntese é introduzido no 6º ano e depois no 8º é vagamente indicado, quando é um processo fundamental que influencia o ciclo de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas. Muitos outros aspetos haveria a focar!

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  6. O 9º está mais difícil porque não é GEOLOGIA...

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