quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"Há professores a dar aulas em mais de dez escolas"

(DN, 18-09-2012)

Comentário: O título do post é o que consta da notícia e a sua mera leitura chega para nos chamar à atenção. Na realidade, já tinha ouvido falar de colegas que têm o seu horário de trabalho distribuído por 3 a 4 escolas, mas 11 escolas é "obra"! 

Obviamente que esta "romaria" irá afetar o grupo mais penalizado com esta última revisão curricular (ou seja, EVT), mas os restantes também não poderão respirar de alívio, pois existem escolas de mega-agrupamentos que não estão propriamente a 20 ou 30 minutos de automóvel... E com a tendência no aumento da "carga" e na diminuição dos números de professores, o panorama poderá piorar ainda mais.

19 comentários:

  1. Grande noia.

    O mundo está perdido.

    ResponderEliminar
  2. Onde está escrito na lei que um professor é obrigado a ter carro para se deslocar dentro do seu horário de trabalho?

    ResponderEliminar
  3. Deixemo-nos de falsas ingenuinades. Estava-se mesmo a ver...

    ResponderEliminar
  4. Os professores passam a usar o Skype e fazem video-conferencia com as 10 escolas ao mesmo tempo... eventualmente, podem facilmente "dar" a sua aula para 20 ou 30 turmas ao mesmo tempo ...



    Pensando bem, o ministério podia gravar umas aulas e envia-las em "cassete" para as escolas ... as dúvidas dos alunos poderiam ser respondidas por email ... ou fax ...

    ResponderEliminar

  5. Cada comentário interessante, minha nossa!

    Recomendo o uso de Boletins itenerário, procurem saber...

    ResponderEliminar
  6. Duas notas:
    1. A notícia dá a entender que foi um engano, pelo que não devemos querer transformar a árvore na floresta
    2. É possível aos directores terem o bom senso de colocar a ida a escolas diferentes em dias diferentes

    ResponderEliminar
  7. Pois...mas são sempre casos pontuais...sempre...Em Mirandela,havia uma diretora de uma escola que todos os dias controlava a chegada no preciso minuto...tal foi o cansaço psicológico da pessoa pressionada,que numa linda manhã,de gelo na estrada,atrasou-se para sempre.A senhora diretora teve um processo em que foi culpabilizada pela morte da pessoa em causa...é triste,não é?As pessoas não são omnipresentes...

    ResponderEliminar
  8. Chiça.

    Ás vezes o melhor é não dar trela aos controladores, esses alguns, com determinados problemas psicológicos.

    ResponderEliminar
  9. Com tanta "fantochada" era de se prever estes "enganos" estamos agora a começar, o pior aínda está para vir. Aí é que começa a "FLORESTA" com o lobo mão...

    ResponderEliminar
  10. Pois é. Os professores do 1.º ciclo colocados no apoio educativo já fazem isto há muito tempo. E em escolas que distam + de 20 Km. E para além de apoio, fazem substituições, em que estão uma hora a substituir numa escola e depois vão para outra escola a muitos km de distância. Nunca ninguém nos pagou nada.

    ResponderEliminar
  11. A questão dos professores do grupo 240 é que para terem horário em muitos Agrupamentos foi-lhes atribuido dar AEC de Expressões nas escolas do 1ºCiclo....mas uma situação que está criar anormalidade é que os professores em DALC (sem horário e não têm culpa da sua situação) têm muito menos trabalho em relação aos colegas que têm horário atribuido...a ironia é que já se ouve que para o ano "quero ser DACL"...o MEC devia ter vergonha do que está a fazer (aumento de alunos por turma, um professor em ET do 2ºCiclo, etc).

    ResponderEliminar
  12. Ás vezes dou por mim a pensar o seguinte:

    Pensamento 1:

    1- os professores não podem faltar a uma reunião de avaliação para assistência à família (imagine-se filhos de 1 ou 2 anos ......)

    2- os professores têm que pagar a sua deslocação durante o horário de trabalho;

    3- os professores pagam (compram) todo o material que utilizam (computador, canetas e demais material de escritório)

    4- os professores trazem trabalho para casa praticamente todos os dias (nas Línguas, há sempre pequenos trabalhos de produção escrita, pelo menos...)

    5- os professores têm que manter a compostura e dar o exemplo, memso quando são afrontados e desafiados;


    Pensamento 2:

    1- os magistrados deslocados da sua área de residência podem optar entre receber um subsídio para a renda ou ir para a casa dos magistrados, caso haja uma;

    2- os magistrados vão para as ilhas e têm subsídio de insularidade;

    3- ainda há qq coisa paga para certas deslocações, mas deste ponto não estou bem certa;

    Pensamento 3:

    1- os médicos atendem mal e porcamente nos centros de saúde (aqui falo com grande conhecimento de causa...);

    2- os médicos, na eventualidade de lhes aumentarem o nº de pacientes, pedem subsídio extraordinário;

    3- os médicos, na eventualidade de terem mais horas de urgência negoceiam aumento;

    4- os médicos, após aquelas horas no público, que consideram excessivas e poderem levar a uma quebra de concentração e diminuição do rendimento/eficiência do sue trabalho, vão para o particular exercer

    País este curioso....muito curioso!

    ResponderEliminar
  13. Colegas:
    Sou do grupo 250 e no dia 12 fiquei colocada nos Açores, na EBS da Povoação. Leciono há 17 anos, nunca me afastei da minha zona de conforto e depois da fase do pânico passei à fase do “um ano passa depressa e afinal de contas muitos colegas desejariam este lugar”. Telefonei para a escola, sublinhei o facto de ser do continente e de não ter alojamento, pelo que me foram fornecidos contactos de quartos e apartamentos. Após as despedidas sempre dolorosas e toda a logística que envolve deixar uma vida no continente por um ano, lá segui para S. Miguel. Chegada à escola fui encaminhada para os Serviços Administrativos, onde preenchi a papelada do costume. Informaram-me então que deveria aguardar até me apresentar no Conselho Executivo uma vez que se encontravam em reunião. Quando finalmente me apresentei, e ainda radiante com a forma como decorreram os concursos no Açores (que respeitam a graduação, são rápidos e afixam e cumprem as datas de publicação das listas), deparei-me com um autêntico pesadelo. O horário que me foi atribuído contemplava 5 escolas diferentes de 1º Ciclo (um concelho inteiro), a lecionar AEC’s, sendo que num dos dias da semana teria de me deslocar para 3 escolas diferentes com mais de 10 Km de distância entre elas! Entrei imediatamente em pânico e, apesar do meu desespero apenas me foi dito, repetidas vezes, que teria de ter carro e que se não o tivesse teria de o adquirir! Para abreviar, estive 4 ou 5 horas nesta situação, tendo-me sido inclusivamente mostradas por um colega (que não sei quem era porque ninguém se apresentou no Conselho Executivo) páginas da net de um stand da Povoação que vendia automóveis. Questionei repetidas vezes o facto de NINGUÉM me ter informado desta situação pelo telefone e foi-me dito, várias vezes por esse mesmo elemento do CE, que deveria ter colocado essas questões à escola. Foi assumido o esquecimento da parte da escola devido ao excesso de trabalho no início do ano letivo. Posteriormente, lá me foi dito que teria direito às despesas de combustível, mas que teria de ter carro, uma vez que o meu único “problema” era esse. Acabei por desistir do horário, mas tendo contactado o Sindicato de Professores dos Açores que me atendeu de forma rápida e extremamente competente, fui informada do facto de ter direito a transporte e afins, uma vez que aparentemente “ainda” não nos é exigida carta de condução para concorrer. Pedi também o livro de reclamações, que o dito “colega” disse logo não existir, e apresentei a minha queixa. Balanço final: 500 euros de despesas de avião, uma crise de nervos e uma revolta muito grande por verificar que nem com os nossos “colegas” estamos seguros. Agradeço que todos divulguem esta situação, que acontece em quase todas as colocações da EBS da Povoação, de modo a que mais nenhum colega passe pelo que passei.

    Aida Figueira

    ResponderEliminar
  14. vivemos só de injustiças.

    nada podemos fazer.

    falta um SALGUEIRO MAIA.

    ResponderEliminar
  15. Aida Figueira,tb sou do 250.Lamento a situação...É degradante!Muita calma...e muita sorte...porque estes sacanas hão-de cair do pedestal...

    ResponderEliminar
  16. Ana....Obrigada e faz-me um favor....divulga. Estou a mandar para tudo quanto é sítio.

    Aida

    ResponderEliminar
  17. DGAE COLOCA RETIRADOSsetembro 20, 2012 9:52 da tarde

    RICARDO MONTES, ÚLTIMA HORA,

    DGAE CORRIGE SITUAÇÃO DOS RETIRADOS DA 2.ª PRIORIDADE. COLOCAÇÃO ADMINISTRATIVA. ESTE FIM DE SEMANA REGRESSO AO NORTE. EU, A MINHA MULHER E OS MEUS FILHOS PEQUENOS.

    PROFESSOR DE MATEMÁTICA

    ResponderEliminar
  18. dgae, tem montes de nomeações, todos com direitos a subsidio de natal, subsudio de ferias, compensação e professores nada.

    Pais qeu condena o seu futuro.

    ResponderEliminar
  19. Hoje na minha escola aconteceu um "lapso" conforme me foi explicado e pelos vistos outras colegas como eu por "lapso" só receberão na 2ª feira também... de lapso em lapso anda este país até que cairá num buraco!

    ResponderEliminar