quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Até tenho medo...

Associação de directores teme 'clima terrível' nas escolas

Comentário: Os argumentos utilizados pelo dirigente da ANDAEP são na sua maioria válidos, mas não creio que o reforço de autonomia das escolas (com o inerente reforço de poder dos diretores escolares) resolva todos os problemas. Aliás, creio que dependendo do perfil da direção possa gerar outros... A solução passa não por exigir reforços de autonomia, mas sim pela justiça das medidas implementadas. 

A recente reorganização curricular, o acréscimo do número de alunos por turma e a continuidade nas medidas de êxodo de crianças para contentores, não são medidas justas. Seria por aqui que se deveria iniciar a contestação, e não por reforços de "mais do mesmo".

6 comentários:

  1. Fora de tópico:Relativo ao comentário do Bino sobre a bolsa de manuais para os alunos mais carenciados.

    Na minha opinião esta medida da bolsa de manuais peca por tardia e devia ser para todos os alunos sem exceção à semelhança do que acontece na Alemanha e na Suíça. Acabava-se com os milhões das editoras e com o tormento anual das famílias com a compra dos manuais. Só mesmo num país de rotos e de gente pobre de espírito é que se pode pensar que esta bolsa vai criar desigualdades. Os meus filhos sempre usaram os manuais dos outros irmãos. Isso é tb uma questão de educação. Educar para o não desperdício. O governo devia, isso sim, também, avançar com uma outra medida: a do manual único para cada disciplina.

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  2. O POVO PARVO DEIXA TUDO, até podiam entregar os filhos a sem abrigos para os criar, desde que eles se livrem do putos.

    Não foge à regra os professores (alguns) que desconhecendo as leis, deixam fazer tudo (ou quase tudo) nas escolas... Infelizmente para algumas direçoes quando apanham algum torto nem a escola aproveita o professor, a direção perde o seu tempo e os alunos ficam literalmente sem professor.

    Sabem do que eu estou a falar.

    Viva Portugal.

    Viva a destruição total.


    Hão-de comer o que semearem.

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  3. Se os privilégios acabaram cada um vale pelo seu mérito, como é que a classe dos senhores directores continua a ser privilegiada?Porque razão o Presidente da associação dos Diretores não ruma na direção da avaliação desses senhores?E porque é que no currículo na maioria desses senhores não consta uma licenciatura vocacionada para o ensino nem formação em liderança de Excelência, não falando de outros aspetos.

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  4. Pior que terrível é aquilo que andam a reivindicar. Não fazem por menos, agora não querem regras, querem autonomia total para fazerem os arranjinhos do costume. O grande mal foi o Ministro ter receio de avançar com mais mega, ai baixariam a bolinha.

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  5. Esta não! Mais autonomia para os diretores? Para quê? Pelo menos os que conheço têm é autonomia a mais e é tanta que se dão ao luxo de fazerem e dizerem o que bem querem, de perseguir os colegas até à exaustão, de gerirem o o agrupamento com leis próprias (e faço aqui também uma referencia aos adjuntos). Espero bem que não lhe seja concedida mais autonomia, e a que têm deveria ser mais vigiada e controlada para que não existissem tantas injustiças nas escolas.

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  6. Isto não se quer, nem nunca se quererá, existem demasiados incompetentes e arranjinhos nas direcções das escolas, estes senhores e senhoras deveriam ser avaliados ainda mais afincadamente do que o simples professor, porque já detêm demasiado poder, no seu actual regime. Abaixo estas injustiças, não prejudiquemos mais os professores, que agora até dificuldades têm em praticar a sua profissão, devido a irreverencia dos alunos e à falta de regras que os façam simplesmente comportar.

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