terça-feira, 7 de agosto de 2012

A explicação dos 10 000...

Mais 4 mil horários zero do que em 2011

Comentário: Há alguns dias fomos surpreendidos com o número de professores apontado pelo MEC... Em vez dos 13 306 professores entretanto determinados como não possuindo componente letiva e constando das listas de graduação da mobilidade interna, o MEC apresentava 10 000 como sendo o número certo.

Ontem surgiu a explicação... 

"(...) segundo a tutela, ao número de 13 306 é preciso retirar "cerca de três mil" professores que concorreram "a mobilidade interna por doença ou para desempenho de funções em organismo do MEC, outros ministérios e instituições".

Assim, e numa clara tentativa de desdramatizar o panorama negro que entretanto gerou, o MEC consegue apontar como verdadeiros horários-zero, 10 000 professores e ainda vai mais longe ao referir que entre o concurso atual e o anterior (onde foram identificados 6155 professores) apenas existe uma diferença por excesso de cerca de 4 000 docentes sem componente letiva. 

Mesmo com esta desdramatização, os números não deixam de impressionar, por terem sido gerados de forma completamente artificial e economicista.

8 comentários:

  1. Pois... é de impressionar quem não sabia já que iria acontecer, mas penso mais nas pessoas que nunca tiveram hipóteses de escolher e tiveram que trabalhar numa empresa que faliu, por exemplo. O Estado não pode pagar o que não tem e há muito que todos sabíamos que os cursos via-ensino deviam ter sido fechados.Quem optou por isso desde há pelo menos dez anos, tinha de ter sabido que não duraria para sempre.

    ResponderEliminar
  2. Para o anónimo do comentário das 2:53:
    Em 1. Lugar, pergunto : porque não se identifica?
    Em 2. Lugar, se está a escrever como professor, deve saber que aqui o que se trata é de docentes que já estão na carreira há muito tempo, e que ficaram sem componente lectiva por opções da tutela (aumento de alunos por turma/ disciplinas que desaparecem, etc.)... E qdo há tanto dinheiro para as "festas" dos parques escolares e afins, não me venha dizer que o estado não pode pagar... Ainda vamos pagar bem caro estas opções da tutela, qdo formos ver os seus resultados...
    Eu não costumo escrever acerca dos comentários que aqui leio, mas este não pude deixar passar... Claro que tb eu me preocupo com todas as pessoas que estão sem trabalho neste país, e das empresas que vão à falência, e... Desta crua realidade! Mas, como colega (contratada, ainda por cima) não posso deixar de estar do lado dos meus colegas, sejam eles contratados ou não! E se os cursos via-ensino não foram fechados tb não foi por culpa dos professores! Ou foi?

    ResponderEliminar
  3. desculpas esfarrapadas...

    ResponderEliminar
  4. Cá para mim, o reaccionário troglodita que acima ataca a educação deve ser o próprio implodidor Cratino, com mais uma das suas Cratinices, que, na sua sanha Pidesca, veio investigar os blogues. Ou então um analfabeto recalcado, que por nunca ter conseguido avançar nos estudos, odeia os professores e tudo o que cheire a cultura. São esses trogloditas, hominídeos, pitecoburgueses que estragam o país há séculos. E que fazem com que pelo mundo todo inventem mais e mais piadas "do português", o tipo anti-cultura.

    ResponderEliminar
  5. Para a Dina:
    Os cursos não foram fechados, mas qq pessoa minimamente inteligente enveredou por outros caminhos...
    Ainda não notou que se pode comentar como anónimo?!

    Para o anónimo Ofensivo das 8.58:Engana-se. Sou prof há 25 anos e embora não concordando com muita coisa que tem sido feita na educação, também sei os podres que lá havia/ há. Apoio este ministro, sim. Porquê, não posso?Ah! e se é professor, não parece;-) releia o que escreveu... Enfim!

    ResponderEliminar
  6. Claro que apoia o ministro, anónimo das 11:19 a.m. Apesar de fingir que fazia uma avaliação isenta da educação, via-se logo quem você era e com quem estava comprometido. A escola pública é algo muito valioso, quem não vale grande coisa é você e os seus comparsas que estão a destruir o país.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 2.15: não tenho partido. Quem destruiu o país foram os sucessivos governos e os corruptos que estão por todo o lado. PT sempre foi um país de tachos e de cunhas.Agora, face a tudo não acha que há que ter "tomates" para fazer alguma coisa? Claro que tb há outros setores a limpar..., mas no dia 23 de cada mês o nosso ordenado está no banco.Agradeça por ainda assim ser. É o que eu faço. Passe bem e paciência ...

    ResponderEliminar
  8. POis já não sei a que anónimo responder!
    para o anónimo das 11.19 que me dirigiu um comentário, só queria referir duas coisitas e fico-me por aqui, que tenho mais que fazer:
    1- porque não então fechar os cursos todos, uma vez que há excesso de gente em todos os mercados de trabalho? Frustem as pessoas um pouco mais, impedindo-as de estudar o que gostam, porque já há gente a mais em praticamente todos os sectores do mercado... talvez depois os Professores universitários, sem alunos, com mestrados e doutoramentos, com uma carreira digan desse nome, venham também engrossar as nossas listas de colocação. Aí, caro colegas de 25 anos de serviço, talvez lhe toque tb o lugar...
    2- já agora, claro que sei que é possível comentar como anónimo... sei ler! Contudo, deixe-me que lhe diga que no meu dicionário, anónimo significa "sem nome"... desculpe, mas não gosto de endereçar o que quer que seja a alguém sem nome, é só!

    Grata pela atenção
    Dina

    ResponderEliminar