terça-feira, 24 de julho de 2012

O tal problema do limite máximo de 23 QZP

Desde ontem que vários colegas me alertaram para um problema que embora já falado em outros blogues, fóruns e mesmo meios de comunicação social, não foi explicado de forma minimamente clara. Eu próprio, e na impossibilidade de aceder à aplicação, tive de questionar vários vezes aos colegas na "Sala de Profs" para que me esclarecessem a situação.

Assim,

A aplicação (aparentemente) permite a introdução dos 23 (1, 7, 10, .... 23) códigos de Quadro de Zona Pedagógica, em horário completo e anual, no entanto, quando se tenta introduzir um 24.º (um dos 23 anteriores), em uma das outras tipologias de intervalo e/ou duração, aquilo que aparece é o que consta na imagem abaixo:


Assim sendo, e embora exista a possibilidade de concorrer a nível nacional, não é possível concorrer a um horário mais pequeno ou anual e temporário para um ou mais quadros de zona pedagógica, para além dos 23 inicialmente introduzidos.


Sei que a situação já foi comunicada à DGAE, e como tal, espero que seja resolvida com prontidão. A não ser corrigida, parece-me que estamos perante uma perversão das regras definidas e que deverá merecer forte contestação. Isso se colocar de lado, que este tipo de manifestação (concretizando, dos seus intervalos e limites) me parece menos legal, pois é suportado por um aviso de abertura que remete para uma legislação entretanto revogada (e que as disposições transitórias da atual, aparentam não dar cobertura).

Nota: Colegas, isto foi o que consegui inferir de vários minutos de conversa com outros colegas. Se a explicação não foi elucidativa ou está errada, por favor coloquem um comentário (construtivo) que me permita proceder a correções ou alterações.

88 comentários:

  1. É exatamente isso Ricardo. A explicação é essa.

    ResponderEliminar
  2. é isso que acontece, mas fica assim? não vão corrigir?

    ResponderEliminar
  3. estou a dar em tolo !!!!!! mas anda tudo doido no mec ?????? as coisas não estavam bem??????

    ResponderEliminar
  4. Confirmação positiva do afirmado Ricardo:)

    ResponderEliminar
  5. Espero sinceramente que isto seja corrigido ou explicado.

    Se for um erro, corrijam rapidamente. Se não for, expliquem...

    No entanto, se nada disserem só me lembro de uma terceira opção e que envolve um reforço da estratégia para impedir os colegas contratados de conseguirem colocação. Humm...

    ResponderEliminar
  6. O anterior governo era péssimo a gastar dinheiro... mas pelo menos a aplicação era muito melhor que isto.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, eu de QZP, não posso afirmar nada, mas relativamente aos concelhos que são no mínimo 10 e no máximo 50, fiz na aplicação e então, por exemplo, Concelho Porto Horário 1 e concelho Porto horário 2, conta como duas preferências e não apenas uma, pelo que nos QZP e Escolas seja a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  8. Isto está uma bela porra! É o que é... de dois em dois minutos pede me pass? Mas que é isto? Nem isto sbem fazer! Que gente...

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, por favor esclareça-me uma dúvida. Sou contratada e introduzi 25 escolas, 10 concelhos e 2 QZP. Agora queria colocar horário incompleto (15-21) e nõ me aparece essa opção. Serei só eu com este dilema?

    ResponderEliminar
  10. É exatamente isso, ou seja, tanto em QZP's como em escolas/agrupamentos e concelhos as nossas preferências contam todas mesmo que se repita o código (e é lógico que isso aconteça por força do intervalo de horários), e quando atingimos o limite máximo a aplicação já não permite inserir mais nada. Isto é absolutamente perverso por parte do MEC!

    ResponderEliminar
  11. Ricardo, tanbém já pensei nessa hipótese macabra, mas devíamos centrar-nos (mais uma vez) na ilegalidade: o DL 132 fala no máximo de códigos e o manual fala, calaramente, no máximo de preferências. Mais uma vez estão a borrifar-se para o que está escrito na lei :-/

    ResponderEliminar
  12. Esta aplicação é surreal! Deve ser mesmo para ver se desistimos, isto é de loucos. Mas que forma é esta de introduzir os códigos?? Então não estava tão bem como era antes? Cada vez que mexem só fazem asneira. Cambada de incompetentes.... Isto é inadmissível. Primeiro não conseguia introduzir, agora está sempre a dizer que a sessão expirou... de loucos, mesmo. estou à beira de um ataque de nervos, só me apetece bater em alguém!!!

    ResponderEliminar
  13. Colegas fazia um apelo que enviassem um email a todas as entidades que podem resolver esta situação.

    correio@dgrhe.min-edu.pt
    fenprof@fenprof.pt
    secretariado@fne.pt
    secretariado@spzn.pt

    Possível texto
    "Bom dia
    A plataforma dos concursos para manifestação das preferências dos professores contratados está sempre a encravar, permitindo com muita sorte a inserção de uma preferência de 5 em 5 minutos.
    Outro problema está relacionado com o número de preferências a nível dos qzps. A plataforma só permite a inserção de 23 opções de qzps impedindo a manifestação de uma 24ª opção.
    Passo a exemplificar.
    Imaginem que coloco os 23 qzps com um horário tipo 1. Depois quando pretendo colocar os mesmos 23 qzps com horário tipo 2 já não me é permitido pois só me deixa inserir 23 opções.
    Agradecia que resolvessem quanto antes a situação."

    Não custa nada mandar um email ;)

    T

    ResponderEliminar
  14. Essa situação já foi ontem denunciada junto da DGAE.

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Em relação à manifestação de preferências, fiquei com uma dúvida.

    Quando escolho a opção ("Contratos a celebrar durante o primeiro período letivo, com termo a 31 de agosto e contratos de duração temporária") estou a dizer:

    1- que prefiro horários anuais, mas, caso não seja possível, também aceito temporários;

    ou

    2- tanto me faz que sejam anuais ou temporários, isto é, aceito o que vier (ficando assim em desvantagem em relação a quem escolhe apenas anuais).

    Muito obrigado,
    Marta

    ResponderEliminar
  16. há uns 9 anos, sensivelmente, ainda se concorria em papel, isso aconteceu, veio tudo corrido a excluído pelo mesmo "erro", lá se teve que escrever uma cartinha a explicar que não repetimos códigos, apenas tinhamos que os repetir por causa dos intervalos de horários

    ResponderEliminar
  17. Olá Marta
    É mesmo a 2ª opção.

    ResponderEliminar
  18. ISTO É UM ESCÂNDALO!
    DAQUI A NADA É SEXTA À TARDE E NÃO SE CONSEGUE SUBMETER AS PREFERÊNCIAS!
    E ESTÁ TUDO CALADINHO!
    QUE BARRACADA MONUMENTAL QUE ISTO VAI DAR!

    ResponderEliminar
  19. E o que é pior: contabiliza as repetições de um código com várias conjugações para ultrapassar os limites máximos, mas não as contabiliza para atingir os limites mínimos...
    Eu sei que não é importante para a maioria, mas eu acho muito mau obrigarem a concorrer a mínimos...estão a pensar pagar ajudas de custo? Não entendo...cada um deve decidir o que quer fazer e, depois, aceitar as consequências.

    Caroxa.

    ResponderEliminar
  20. para marta:

    para cada preferência indicada como "anual e temporário" ficamos preferencialmente no anual (caso exista) e só depois em temporário. - ou seja, a sua descrição 1.

    mas isto para cada preferência indicada, ou seja, nada impede que numa preferência fiquemos com um temporário (por não haver anual nessa opção) e alguém na nossa preferência seguinte fique com um anual.

    [é assim que interpreto]

    ResponderEliminar
  21. Estou a dar em doida!!! Não consigo introduzir código nenhum que esta m***da vai abaixo!!! Estão com o mesmo problema???

    ResponderEliminar
  22. Relativamente ao número de QZP's que a aplicação permite inserir são 24 e não 23... Só quando vamos escrever o 25.º código é que a tal mensagem aparece! Ou seja, podemos colocar os 23 QZP e repetir um com outro horário ou tipologia.

    ResponderEliminar
  23. Ao último anónimo.
    Colega sei que é uma questão de pormenor mas veja lá bem as suas preferências pois só são 23 qzps. O print screen do Ricardo diz tudo.

    ResponderEliminar
  24. Não não, tenho certeza... Permite inserir as 24 e realmente aparece essa mensagem para apenas na 25.ª opção... O colega que conte e vai ver que inseriu 24... E já comprovei com outros colegas...

    ResponderEliminar
  25. O programa permitiu-me repetir um QZP e não me esqueci de nenhum atrás, ou seja, permitiu-me escrever 24 QZP's... Aos colegas com quem falei também aconteceu o mesmo, inseriram os 23, repetiram 1 e só ao querer repetir o segundo é que a mensagem do "limite 23 códigos" aparece... Confirmo com toda a certeza que são permitidos 24 códigos QZP

    ResponderEliminar
  26. Mas eu não introduzi o número máximo.. Se introduzir 25 escolas com horário completo, 10 concelhos e 2 qzp em horário completo e só de seguida as 25 escolas com horário incompleto não estou a ultrapassar os máximos e mesmo assim não consigo. Não aparece a opção. Não aparece apenas. Serei eu apenas com este problema? Eu não estou a colocar os máximos.

    Já mandei o mail que estava escrito... Vamos esperar...

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde

    Tenho uma outra dúvida, informaram-me que após ter preenchido as 25 escolas, 10 concelhos e 2 qzp (número mínimo)como horários completos e anuais, a aplicação não permite que seleccionemos apenas 5 concelhos como horários incompletos (15-21)e anuais, obrigando-nos a repetir todos os 25/10/2, isto é mesmo assim??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  28. Eu nem sequer consigo abrir o site...

    ResponderEliminar
  29. Colega Cristina, posso estar enganada mas parece-me que a primeira vez que insere um código só lhe aparece a opção HORÁRIO COMPLETO... Ou seja, sempre que insere um código por primeira vez é só essa a opção que lhe aparece. Só quando for colocar o código outra vez é que lhe aparece os horários tipo 2 e assim sucessivamente. Corrijam-me se estiver enganada.

    ResponderEliminar
  30. Nós temos que concorrer obrigatóriamente no minimo a 25 escolas, 10 concelhos e a 2 QZP?
    Se eu concorrer aos 23 QZP já esta tudo incluído certo? Alguém me tira esta dúvida.

    ResponderEliminar
  31. Há coisas que não se entendem... Mas começo a pensar também que estes limites ao nível das preferências são mesmo para impedir muitos professores de concorrerem com as mesmas estratégias de anos anteriores e terem de decidir, na última hora, as suas opções. O resultado poderá ser catastrófico para muitos...

    ResponderEliminar
  32. Caro anónimo, o problema está no limite de 23 opções a nível de qzps. Você mete uma vez os qzps em horário completo e depois já não lhe deixa meter noutro tipo de horário pois ultrapassou os 23.

    ResponderEliminar
  33. Falei com o ministério sobre essa questão das preferências através do nº disponibilizado, penso que todos o devem fazer. Aconselharam-me a enviar um e-mail para ugmc@dgae.mec-edu.pt, identificando-me e colocando o nº de candidatura fazendo de seguida uma exposição da situação. Já o fiz e estou a aguardar resposta!!!!

    ResponderEliminar
  34. Caro Ricardo, a informação que apresenta está corretíssima. Fui hoje à DGAE pedir esclarecimentos em relação a esta situação e disseram-me que já estão a par do erro. Só não sabem quando será corrigido...

    ResponderEliminar
  35. Esta aplicação foi instalada por licenciados na Lusófona, só pode!
    Eu nem consigo abrir a página...

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde colegas!
    Isto é uma pouca vergonha, em pleno séc XXI acontecer uma coisa destas é uma vergonha.
    Eles sabiam que a rede era de baixa autonomia, isto é, não presta para nada e depois fazem uma coisa destas. Agora já nem consigo entrar. Existe imensos erros e não estou a ver ninguém chegar à frente e corrigir isto ou dar alguma explicação.

    Desejo boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  37. Realmente isto é uma vergonha!!

    Não se consegue entrar na aplicação e, quando isso acontece, não dá para editar, procura os concelhos e não aparece nada depois...

    É desesperante!! Não costumo stressar, mas este ano é de loucos!!

    Boa sorte a quem o conseguir fazer.

    ResponderEliminar
  38. Chamo a atenção para o facto do concurso de contratação já estar a ser feito ,desde a publicação do novo decreto, pelas norma do mesmo. POR FAVOR É SÓ LER A NORMA REVOGATÓRIA (aRTº 55 DO DL DE CONCURSOS. REVOGADO É REVOGADO. DAHHH... NÃO HÁ DISPOSIÇÃO TRANSITÓRIA DÚBIA... O MEC ENTALOU TODA A GENTE, SINDICATOS INCLUSIVÉ, QUE POR COSTUME ANDAM MAIS ATENTOS. NÃO FAÇAM NADA NÃO QUE A PRÓXIMA TACADA É A TACO DE BASEBALL E JÁ NEM A VIRGEM VOS VALE...

    ResponderEliminar
  39. Andamos a dormir! Quando vamos para a rua e lutar, lutar, lutar pelos nossos direitos?

    ResponderEliminar
  40. sorry, but we are all fucked up!!

    Continuem a votar em cratos e socras e boa viagem por esse mundo fora...

    Hasta siempre!!!!

    ResponderEliminar
  41. Se quiserem rir um pouco vão ao blogue do Ramiro Marques. Agora veio com a teoria que as calinadas do ME são provocadas por pessoal infiltrado do PCP e do BE com o intuito de descredibilizar o ministro.
    É de rir e chorar por mais!

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde colegas!
    Esclareçam-me uma dúvida...
    Estou há imenso tempo a tentar iniciar sessão no SIGRHE para iniciar o processo de manifestação de preferências e, quando introduzo o meu n.º de candidatura e a palavra passe, aparece a mensagem: "Erro de ligação ao servidor SIGRHE".
    Será que é porque o sistema está sobrecarregado, ou será algo pior? Começo a ficar preocupada?!?!

    ResponderEliminar
  43. Telefonei agora para a dgae e informaram-me que os informáticos estão a resolver o problema da repetição de QZP.

    ResponderEliminar
  44. Para a eterna contratada:

    Colega, esta aplicação é tão boa, que infelizmente acontece a todos! Telefonei para o CAT- não se consegue!
    Para a drec- não sabiam que a aolicação está com problemas!
    Pata que os pôs, para ser educada!
    Estou farta de tanta incompetência e estupidez...
    Será que a ideia é levar- nos a desistir?.....
    maria

    ResponderEliminar
  45. Para não variar muito, vivemos no pais dos bananas e dos chicos -espertos.

    Como tal tenho tentado entrar no concurso para me MANISFESTAR e procurar a minha banana, afinal deveria ser apenas um direito ja mais do que adquirido, pelo suor e esforço, mas não me deixam, o servidor "desliga" ou está "ocupado". ohohoohohohohhohohoohoh

    ahahhahahaha

    só em portugal.

    PAIS SEM FUTURO E CONDENADO.

    MOVIMENTOS DOS PROFESSORES CONTRATADOS COM MAIS DE 20 ANOS.

    Mais um link, cuja letra é uma pérola.

    http://www.youtube.com/watch?v=rdWOSuwGWqg

    sERÁ QUE NO DIA 28 JA VOU CONSEGUIR ACEDER AO SERVIÇO DO SERVIDOR, OU TENHO QUE ESPERAR QUE O SERVIDOR ME DÊ A VEZ, LOL

    ResponderEliminar
  46. Pessoal se isto der barraca e ficar muita gente de fora, por causa do "servidor", está na hora de visitarmos alguns politcos, já tenho a MORADA de alguns deles, e vai chover pedra.

    ÓBVIAMENTE QUE TUDO ISTO NAO PASSA DE UMA TENTAVA, DE DESMORALIZAR ALGUNS DOCENTES MAIS VELHOTES, A SE IREM EMBORA.

    NAO DESISTAM E SE FOR PRECISO, É PEDRAS NA MAOS E VAO VER OS ESTRAGOS QUE UMA CHUVA DE PEDRAS CAUSA.


    Algumas confusõeS são feitas propositadamente, no meio da confusão, haverá duzias que se amAnham, abram os olhos, o minsiterio da educação nunca teve tanto lobies como agora, e como os empregos estão pela hora da morte, usam isto para por la os sobrinhos que andaram a estudar com o relvas.

    ESTAMOS NO PAIS VALE TUDO.

    ResponderEliminar
  47. TODOS OS PROFESSORES DE PORTUGAL TÊM DE ESPERAR.

    Erro de ligação ao servidor SIGRHE

    Vivemos num pais faz de conta, sem futuro, com lobies instalados que pretendem dominar tudo e todos para seu usufruto pessoal, o pais é pequeno demais para tantos interesses, nomeadamente arranjar emprego ás sobrinhas, assim bloqueiam tudo.

    ResponderEliminar
  48. Seus biltres, o que é que estão a fazer ai no ministério da educação,não têm vergonha ?????

    Um pais que nem consegue fazer uma base de dados, miseráveis.

    Chamem uma pequena empresa alemã ou americana que fazem logo isso, ou será que o problema é bloquear mesmo o concurso??
    Ai a conversa é outra, vamos esperar para ver de que lado vem o fogo inimigo...

    ISTO É UM CONCURSO NACIONAL DE PROFESSORES??? ATÉ EM ANGOLA É MAIS EFICAZ....O ESTADO EM QUE ISTO CHEGOU, ARRASTA-SE PELA LAMA...É DE OUTRO MUNDO.

    ResponderEliminar
  49. É o que é... de dois em dois minutos pede me pass?

    Não gostam de ti, hihihih


    Portugal arruinado, pais sem futuro.

    ResponderEliminar
  50. Os governantes em Portugal, e as clientelas que os acompanham, são todos uns filhos de mãe sem cama certa e de pai de orelhas de osso... Sim, pois como dizia o Ary dos Santos, "a culpa também é de quem os fez"!

    ResponderEliminar
  51. Manifestação Mesmo!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  52. Já estou a desesperar... Tão fartinha de tanta descarada incompetência...

    E não vamos fazer nada????

    ResponderEliminar
  53. Classificação, em TIC, ao Dr. Nuno Crato: INSUFICIENTE!!!

    ResponderEliminar
  54. TODOS OS PROFESSORES DE PORTUGAL TÊM DE ESPERAR.

    Erro de ligação ao servidor SIGRHE

    Há espera há dois dias.

    Mandem mail para relacoes.publicas@tvi.pt

    O pais tem o direito de saber o que se está a passar.

    ResponderEliminar
  55. Mas afinal quando é que abrem o concurso de professores, o que vem no diário da república não é para cumprir??

    Movimentos dos professores contratados com mais de duas décadas.

    Deste portugal espera-se tudo.

    ResponderEliminar
  56. http://www.youtube.com/watch?v=ISkRlzWe-Sg&feature=related

    ResponderEliminar
  57. Mais de que ilegal este concurso é imoral.

    Manifestação de professores já!!!!!!....mas a sério!

    ResponderEliminar
  58. boa tarde colegas. Tenho colegas que dizem que não é necessário colocar qzp + concelhos + escolas. Basta pôr uma dessas e respeitar apenas o mínimo. O que acham disso ?

    ResponderEliminar
  59. Alguem me sabe dizer até quando é que vai haver erro de ligação? Estou a deseperar... que abuso!!!!!

    ResponderEliminar
  60. Que se lixem os professores, os enfermeiros,o povo...

    ResponderEliminar
  61. Quem espera, desespera....

    ResponderEliminar
  62. "Erro de ligação ao servidor"...

    por este andar, nem no final de agosto!!!

    ResponderEliminar
  63. Boa tarde a todos. Sinceramente considero uma falta de respeito toda esta situação. Tudo bem que apenas hoje estou a "TENTAR" inserir todos os códigos, MAS como é óbvio neste país nada funciona. Mal por mal, deixavam-me como no ano passado. Não houve nada disto, para além de ser mais acessível concorrer, era também mais rápido e eficaz! Nuno Crato, tenho a agradecer-lhe desde já a sua burrice e incompetência! Estes erros são inéditos! Estamos no século XXI, por amor à santa.
    Ah! E claro já que há esta demora, prolongar os prazos, seria uma "mínima" das mínimas desculpas. Agora adiar a saída dos resultados, é que não. É desesperante tudo isto...

    ResponderEliminar
  64. mesma escola com intervalo 1,2 e 3 corresponde a uma preferência ou três para a contagem mínima do número de escolas?

    ResponderEliminar
  65. Ouvi dizer que este ano os professores contratados podem concorrer a agrupamentos TEIP. Alguém sabe se é mesmo verdade!?!?!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  66. Este é mais uma forma de nos querer mandar embora do país....já que não vão por vontade própria vamos forçá-los...

    ResponderEliminar
  67. Deixar o país sem ninguém...o último a sair que apague a LUZ!

    ResponderEliminar
  68. Pelo menos de manha, tentei colocar escolas TEIP e nao me foi permitido!

    ResponderEliminar
  69. Sim os professores contratados podem concorrer a escolas TEIP e com autonomia. Já o ano passado assim foi. Inclusive se tentarem colocar códigos destas escolas recebem um aviso em como não o podem fazer, pois será numa aplicação à parte, serápor oferta de escola tal como o ano passado. Essa aplicação saiu a 10 ou 12 de Agosto, possivelmente será na mesma altura este ano.

    ResponderEliminar
  70. Mas... nesta fase do concurso não é possível concorrer a TEIP, certo?

    ResponderEliminar
  71. Olhe que não sei se será tão cedo. Ouvi dizer que concursos para as TEIP este ano só no início de setembro. Mas não se sabe nada ao certo.

    ResponderEliminar
  72. Nesta fase - concurso nacional - não é possível concorrer às TEIP.

    ResponderEliminar
  73. Obrigada, Violeta :)

    ResponderEliminar
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  75. O país está como está porque estamos a ser governados por um monte de incompetentes que nem sequer sabem o que é a educação....
    Neste momento tenho vergonha de ser portuguesa!!!!

    ResponderEliminar
  76. Sempre que alteram as aplicações é este stress...
    Ao fim de tantos anos já deviam perceber como é que as empresas de desenvolvimento de software funcionam!
    Quando o cliente não explica bem aquilo que quer, eles fazem apenas o que lhes é pedido... pois tudo o que seja necessário alterar após a aceitação da aplicação pelo cliente, é pago a peso de ouro!
    Espero que esteja enganado, mas à imagem do que aconteceu há uns anos atrás, preparem-se para coisas estranhas a nível de colocações e afins...
    Resta-me desejar boa sorte a todos(as) os(as) que estão a concorrer!

    ResponderEliminar
  77. Pelo que vejo aqui, só não podemos colocar agrupamentos com a. Ou há mais alguma alínea que temos de evitar?

    ResponderEliminar
  78. Cá para mim estes erros todos é mesmo para não deixar ninguém concorrer...e no último dia o servidor vai estar todo atulhado de gente a tentar ter acesso e ninguém vai conseguir também.

    ResponderEliminar
  79. Podemos colocar códigos de escolas autónomas?

    ResponderEliminar
  80. Descobri uma maneira de resolver o assunto.... clicar em encerrar e depois..... pregar com o portatil nos ..... do Nuno Ratazana.

    ResponderEliminar
  81. VERGONHA DE CONCURSOS - FALTA DE RESPEITO PELOS PROFESSORES. ESTE PALHAÇO DO SR CRATO TEM QUE SE DEMITIR. DEMISSÃO PARA ESTE C.....

    ResponderEliminar
  82. É a confusão... Deixou-me concorrer a 24 QZP ( 1 deles com horário menor), mas não me deixa colocar o 25º porque diz que já atingi os 23...

    ResponderEliminar
  83. A mim não me deixa submeter, diz que tenho que inserir 10 QZps, mas eu não quero inserir sou obrigada?

    Agora obrigam as pessoas, isto está bonito.Pior do que no tempo de Salazar e uma pouca vergonha.

    ResponderEliminar
  84. enham calma, "eles" só estão a gozar-nos bem gozados, enquanto estão a deliciarem-se com a destruição das nossas vidas pessoais e familiares, por exemplo com a imposição de "mínimos", no fundo "escolhemos" o quê?... Ou "escolhemos" ter qualquer coisa, em qualquer lugar, para podermos entrar a concurso... e com isso perdemos a nossa Família... ou não "escolhemos" o que "eles" nos escolheram e ficamos desempregados, após 10, 20 e mais anos a servir este "estado de coisas"... por isso tenham calma não façam nada, vamos indo calma e dócil para o nosso holocausto...

    ResponderEliminar
  85. Se alguém no blog souber esclarecer-me uma dúvida pois ja tentei por outras vias e não obtive resposta: Nas preferências deve interpretar-se que obrigatoriamente devo concorrer às 3 opções ( escolas+ concelhos + qzps)ou posso optar por ( escolas OU concelhos OU QZPs ) ou ainda alternar como é obvio mas o OU faz toda diferença. Posso optar por concelhos de 1 QZP e colocar apenas alguns de um segundo QZP e isso ja pressupõe que estou a concorrer a concelhod de 2 QZPs no mínimo ou sou obrigada a colocar por exemplo QZP 08 e QZP 02 mesmo ja tendo posto concelhod dos mesmos. Resumindo tenho de concorrer mesmo a dois QZPs INTEIROS ??? obrigada

    ResponderEliminar
  86. ou seja a mesma dúvida que ja li num dos comentários aqui : se é
    necessário colocar qzp + concelhos + escolas ou basta pôr uma dessas e respeitar apenas o mínimo.

    ResponderEliminar
  87. Boa tarde,
    Manifestei as preferências hoje, com 54 escolas (código 1,2 e 3), 50 concelhos (repetindo 5 concelhos p os intervalos 1, 2 e 3) e apenas 12 QZP...a aplicação foi-me dando alguns erros nos intervalos e contratos de AUTONOMIA.Quero submeter e aparece a mensagem: APRESENTA PREFERÊNCIAS INVÁLIDAS, POR FAVOR VERIFIQUE!
    Como é que sei qual o erro, aparentemente está tudo bem!!!??

    ResponderEliminar