domingo, 15 de julho de 2012

O caos nas escolas...

(Furtado daqui)

Comentário: O artigo consegue dar uma imagem ligeiramente aproximada do caos que se instalou em muitas escolas e agrupamentos do nosso país. Existem escolas em que os números de colegas enviados para mobilidade interna se contam em múltiplos de 10... E mesmo que depois muitos deles possam ser "repescados", parece-me que não serão suficientes para atenuar o receio da não renovação de contrato de milhares de colegas contratados.

Aliás, notícias como aquela que coloquei acima apenas contribuem para que os colegas dos quadros sem componente letiva e "obrigados" a ir a mobilidade interna aumentem o raio geográfico de manifestação de preferências. Ora leiam e vejam se não chegam à mesma conclusão:


5 comentários:

  1. É mais certo ver um péssimo ministro acabar como comendador ou administrador de um grande grupo empresarial do que encontrá-lo num tribunal a responder pelos seus actos lesivos para o interesse nacional.

    ResponderEliminar
  2. Caro Ricardo:
    Sou diretora de um Agrupamento e estou revoltada com a quantidade de docentes que indiquei não terem, para já,componente letiva.No total: 45. Sei de outras escolas que atingem os 62. Que tal publicarem-se os números nos jornais? E depois os relatórios da IGEC ainda registam que o/as professores/as se sentem desmotivado/as!!!!!
    Esperemos que se deixem de fazer experiências ...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo das 5:32
    Boa noite
    Sendo directora de um agrupamento pode informar-se se é possível um adjunto ter 6 tempos lectivos, quando há horários zero no grupo de recrutamento a que pertence esse adjunto.O adjunto em causa não pertence ao quadro da escola, e a sua graduação é inferior aos professores com horário zero.
    Agradeço o esclarecimento
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Tanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
    Afinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
    Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
    - Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
    - Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
    - Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
    - Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?
    - Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
    - Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
    - Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
    - Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
    - Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?...

    ResponderEliminar
  5. Muitos de nós já sabiam de tudo isto, mas ou não nos ligavam, ou éramos rotulados ou tentavam mandar-nos embora, criar-nos mau ambiente, há muita gente a vigiar outros e que se prestam a isso da pior maneira. A classe docente tem "muitos invejosos" e esta história da autonomia foi uma treta, fez chegar aos órgãos de topo muita gente que não devia e já não é de agora. Se fosse por eleição, muitos dos diretores não estariam lá. Houve escolas onde mandaram calar os professores e até os ameaçaram desde há muito. Se calhar esses vão ter o que merecem, pois agora há listas graduadas.Havia escolas minadas por interesses (não quero dizer que não continuem) mas agora tiveram de despachar muitos amigos do peito que nos fizeram chegar a isto. Só quem esteve nestas escolas é que sabe o que sofre, vigiados o dia todo...uma autêntica polícia instalada. Isto há mais de 10 anos. Tenho pena que tenhamos chegado a isto, mas a classe docente não é unida.Não vou colocar o meu nome para não ser mais ostracizada do que o que já sou!Ainda tenho medo.

    ResponderEliminar