Comentário: As metas curriculares que Nuno Crato lançou hoje para discussão pública, baseiam-se (segundo a notícia) num modelo anglo-saxónico. E porquê anglo-saxónico? Porque o nórdico aparentemente já foi muito explorado e convém deixar descansar o coitadinho...
Agora a sério.
São tantas... tantas... tantas... as mudanças que o atual Ministro da Educação quer fazer que isto começa a ficar irremediavelmente estragado (se é que já não estava). Temas tão relevantes como o das metas e da revisão curricular são demasiado importantes para serem discutidos e aprovados em semanas. Este tipo de mudanças deveria ser operada em meses (para já não escrever, anos). Enfim, aquilo que antes se criticava agora implementa-se.
Este Senhor deve andar a gozar com quem trabalha!!! Por exemplo, o novo programa de matemática só será generalizado ao 9º ano no próximo ano letivo e já se está a falar em novas metas e modificar-se os manuais???? E as metas do ano anterior? Vem aí um novo programa???Decidam-se por favor...Os professores e alunos precisam de estabilidade....
ResponderEliminarEle brinca com isto! Não sabe nada de educação! Só trabalhou em universidades e investigação!Nunca entrou numa sala de aula! Ele vai destruir a escola pública e tudo o que ela abarca. Crápula este Crato.
ResponderEliminarDepois de terem dito que TIC no 9º ano não tinha sido considerada , por lapso, eis que as metas são só para o 7º/8º anos.
ResponderEliminarE onde estão as metas da EV e da ET? O 6º ano sempre vai ter a EVT para completar o ciclo, ou vai tudo para a Maria dos Jerónimos?
Há um mérito e um sentido nesta mudança global. Enquanto anteriormente Sócrates criou um exército de gente bem paga e sem dar aulas, Crato vem pôr os pontos nos iiiss e deixar claro que o que importa é a atividade docente, de preferência com bons resultados. E o resto é conversa fiada. Claro que a legião que agora irá ter de dar aulas (leiam o artigo 6.º de Drcreto_lei 13A de 2012) está futibunda. Conheço até alguns que dizem que ainda irão arriscar contronar a LEi (cuidado que esta legião estava mesmo habituada a isto).Pensava esta gente que o céu que Sócrates lhe apontou correspondia à verdade. Viu-se!...
ResponderEliminar"contronar" não é muito aconselhável, ó Mitucha.
ResponderEliminarE estas atualizações dos programas e das metas SÃO PARA TODAS AS DISCIPLINAS, OU SÓ PARA ALGUMAS?
ResponderEliminarHá disciplinas atualizadas "de hora a hora" e outras de "50 em 50 anos".
Não há pachorra!!!!
Mitucha,deves ser uma girl qualquer do partido. Mandaram-te para aqui, para vigiares o que os professores dizem! Se fores professora, o que eu não acredito, deves reverte completamente na treta que aqui reportaste! Olha eu não. Vai mas é trabalhar para o partidinho, mas não aqui.
ResponderEliminarMitucha, de certeza que nunca te viste numa sala com 30 alunos, com dificuldades de aprendizagem, a quem a escola nada diz, mal educados,etc, etc...
ResponderEliminarDeves ser familiar do Crato. Vá confessa lá!!!
De onde é que veio este senhor da Educação, o tal que dizem ser o Ministro. Ministro de quê ? Deve ter algum problema em alguma parte do cerebro, porque não está a bater bem. Neste Pais não há rumo, cada governo, nova educação, os Politicos não valem nada.
ResponderEliminarO Futuro dele vai ser gerido, pelos alunos que estão no ensino.
Estou para ver como vai correr o próximo ano letivo...
ResponderEliminarSe estamos contra todas estas patetices/ mudanças/ reformas, devíamos fazer porque todas elas corram MAL e fazer do próximo ano letivo, um exemplo daquilo que NÃO se deve fazer no ensino.
"Mitucha" isso é nome da "guerra" ou de Tia da linha de Cascais?
ResponderEliminarSe deres aulas o que eu duvido deve de ser no ensino superior juntamente com o "tio" Crato. Agradecia que esses senhores com as suas teorias (professores do superior) dessem aulas um ano. Mas, não nas escolas chiques em que os papas chegam a casa e ajudam os meninos.
E porque não uma lei que os obrigue a lecionarem alguns anos no ensino publico e só depois irem lecionar no superior (assim do estilo das provas de acesso ao ensino). é melhor que mestrados e doutoramentos...
Com os nossos subsídios o governo vai pagar: ao BPN as dividas de Duarte Lima e Vítor Baía e as luvas dos submarinos (ver correio da manhã e diário de noticias.
ResponderEliminarPenso que não saíram metas de TIC do 9º, porque vão usar as mesmas do ano anterior...
ResponderEliminaracho muito mal que não saiam as disciplinas em DR. este ministro... só mesmo a mituxa para gostar disto:)
Inês
nem Crato põe ponto nos iiiisss,nem Socrates criou exercito de profs bem pagos...
ResponderEliminaros dois e outros iguais a eles ajudaram foi a distruir o que ainda ia bem...a educação.
agora,tudo empresas falidas e o suor dos func. publicos a pagar...
as metas de matemática têm mérito de saber-se em cada ano, o que o aluno deve saber e o professor deve ensinar
ResponderEliminarmas, atenção, utilizam-se termos muito complexos, por vezes, para coisas que são fáceis de explicar de outra forma...
continua também a haver demasiada dispersão de conteúdos...
Desculpem a minha afirmação anterior mas eu sou uma galega do crato:)
ResponderEliminarmitucha rima com ignorântucha....
ResponderEliminarAtenção à redução que vai acontecer com o Desporto Escolar, é preocupante.....
ResponderEliminarJá estive a ler as metas de EV e de Matemática e não sei como vou poder fazer articulação,pois há desajustes temporais.
ResponderEliminarEV-5ºano:"2.6:Identificar o módulo como elemento gerador da estrutura, criando e representando padrões através da utilizando das leis de criação (repetição e ritmo alternância, translação, rotação e simetria)".
Mat-6º ano:"Isometrias do plano
9.Construir e reconhecer propriedades de isometrias do plano.11.Identificar uma reta r como «eixo de simetria» de uma dada figura plana quando as imagens dos pontos da figura pela reflexão de eixo ݎ formam a mesma figura.
21.Construir imagens de figuras geométricas planas por simetria central, reflexão e rotação utilizando régua e compasso.
22.Construir imagens de figuras geométricas planas por rotação utilizando régua e transferidor.
23.Identificar simetrias de rotação e de reflexão em figuras dadas.
Só nos complicam a vida...
Sou professora e tenho um filho no sétimo ano. Frequenta uma escola onde foi posto em prática o novo sistema por metas. Devo dizer-vos que é ótimo. Torna todo o processo de ensino e de aprendizagem muito claro e objetivo.
ResponderEliminar