sexta-feira, 22 de junho de 2012

Factos...

Ministro diz que não quer professores do quadro despedidos ou na mobilidade

Estado reduz despesa com pessoal à custa dos professores


Comentário: A segunda notícia é um facto indesmentível... Facto que é comprovado pelo acréscimo do desemprego docente amplamente publicitado pelos meios de comunicação social. Quanto à primeira notícia, Nuno Crato sabe que existe uma diferença entre a sua vontade e a vontade política do Governo. E também isso é um facto. 

Para além disso, e no que concerne aos despedimentos creio que (para já) será uma situação que não será justificável. Pelo menos a curto e médio prazo... No entanto, a questão da não colocação em mobilidade de professores (não confundam com mobilidade interna, pois nessa estamos a falar de concursos) só é possível por causa da redução tremenda do número de professores contratados e do acréscimo de mecanismos de "apoios" e outras "estratégias" destinados a reforçar o apoio aos alunos.


15 comentários:

  1. conversa tem ele muita...
    mas são injustiças atrás de injustiças.
    como é possivel dentro do grupo de contratados existirem os que continuam a receber interruptamente ,enquanto outros vão já inscreverem-se no centro de emprego?
    só neste país...deviam esses senhores passar por estas situações para saberem quanto custa querer comprar comer e não saber onde ir buscá-lo.
    tanta categoria de profs , tanta injustiça...tanta revolta ,depois de tantos anos de trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Imagem sublime. É assim que Nuno Crato considera os professores… MARIONETAS! E… Nós obedecemos com uma inércia inexplicável, ao comando dos seus movimentos.

    Cielita

    ResponderEliminar
  3. Medidas no ensino básico
    1 – Sempre que forem detetadas dificuldades na aprendizagem do aluno, são obrigatoriamente tomadas medidas que permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, nomeadamente:
    a) No 1.º ciclo, através do reforço das medidas de apoio ao estudo, que garantam um acompanhamento mais eficaz do aluno face às primeiras dificuldades detetadas;
    b) Nos 1.º e 2.º ciclos, através do prolongamento do calendário escolar, salvaguardando um número de dias de descanso, nomeadamente cinco dias úteis nas interrupções do Natal e da Páscoa e 30 dias úteis no período de férias de verão;
    c) Constituição temporária de grupos de homogeneidade relativa em termos de desempenho escolar, em disciplinas estruturantes, tendo em atenção os recursos da escola e a pertinência das situações;

    ResponderEliminar
  4. Assinem a petição http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N26019

    ResponderEliminar
  5. tanta gente boa a partir diariamente e víboras a sobreviverem diariamente com um sorriso cínico na tromba....juro que me apetece comprar uma arma e acabar com este indivíduo.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente eu já recebi a notiicação para ser opositor ao concurso de profesores.....e sou do quadro.

    ResponderEliminar
  7. Marta...já somos dois!

    ResponderEliminar
  8. Anánimo e Marta

    Já somos 3. Haverá muitos mais.

    ResponderEliminar
  9. Antes de os neo-liberais nos matarem a todos, uns por excesso de trabalho, outros por exaustão, outros pura e simplesmente pelo método que historicamente mais gostam de usar, o da morte por fome, veja-se o que já fizeram há mais de 7 mil anos na Suméria, motivo pelo qual já "não se pode ensinar ou falar da civilização Suméra" nas escolas... o melhor, penso eu é reagir primeiro contra eles...

    ResponderEliminar
  10. estamos morrendo aos poucos...e,a muitos,já lhe tiraram o pio...

    ResponderEliminar
  11. CITAÇÕES...
    "Quanto maior é a sede, maior é o prazer em satisfazê-la"
    Alighieri, Dante
    ASSIM, QUEREMOS: PAZ, PÃO , POVO E LIBERDADE!!!!!!!...

    ResponderEliminar
  12. Nós, professores, podemos ter um papel muito importante para tentar bloquear/desfazer algumas das medidas já implementada. Uma delas os Mega Agrupamentos. Há pequenas coisas que podem ser feitas para demonstrar que a coisa não funciona.
    A titulo de exemplo - mega reuniões das quais não são lavradas atas por que não é possível gerir a opinião de todos os elementos de Mega Departamentos....
    Terminar reuniões sem conclusões porque não se conseguem ouvir todos....
    Faltas a aulas por causa de deslocações a pé ou a exigência de transporte....
    E por aí fora....
    Cabe-nos ir pondo alguns grãos na engrenagem...

    ResponderEliminar
  13. com tanta mudança vão desgastando a vida de cada um...
    uns,não se ouvem,não sabem para onde se voltar...mas,lá vão recebendo o ordenadito...outros,os explorados até ao tutano,proporcionam-lhe ocupação do tempo em idas ao centro de emprego...cada contratato uma data,por uns miseros euros...
    valha-nos DEUS,que os senhores do mec nem respeitam o descanso fisico a que cada um tem direito.Tanta tecnologia para quê?
    ... como o dinheiro é uma esmola,acomodem-se sempre comem menos...QUE TRISTEZA DE VIDA.

    ResponderEliminar
  14. Medidas dignas desse nome, que seriam levadas a sério pelo MEC, seria, por exemplo, nenhum contratado fazer a manifestação de preferências.

    Tudo o resto são "peanuts" para este MEC.

    ResponderEliminar
  15. BASTA PUM BASTA!

    UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM DANTAS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

    ABAIXO A GERAÇÃO!

    MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!...

    - MANIFESTO ANTI-DANTAS E POR EXTENSO, por José de Almada-Negreiros.

    ResponderEliminar