terça-feira, 29 de maio de 2012

Esclarecimento sobre as análises às matrizes curriculares

As análises que fiz às matrizes curriculares apresentadas no dia 25 de maio, e que o Ricardo agrupou aqui,  foram feitas segundo o pressuposto de que os horários dos professores continuariam a ser de 22 tempos semanais. 

Este pressuposto levanta uma questão, que não abordei nas análise realizadas. O que acontecerá aos tempos supervenientes?
A ideia que tinha na altura que fiz as análises era que na opção por tempos de 50 minutos esses tempos desapareciam.

Entretanto alertaram-me para um outro possível cenário. 
 Neste a compensação é feita nas opção por tempos de 45 minutos, passado os tempos superveniente a tempos letivos.
Ou seja, nas escolas que optarem por tempos de 45 minutos o horário completo passará a ser de 24 tempos letivos, enquanto que nas escolas que optarem por tempos de 50 letivos o horário completo será de  22 tempos lectivo.
Neste ultimo cenário as conclusões que tirei na análises anteriores deixam de fazer  sentido. Neste cenário, qualquer que seja a opção, o negro resultado final será muito semelhante

Quanto à explicação do cenário, deixo-a para os colegas. 

14 comentários:

  1. Demasiado sentido... De uma forma ou de outra o cenário é realmente MAU.

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  2. Não compeendo porque razão a componente letiva passa a ser 24 horas e não as 22? Alguém me explica, não sou loura, e sem querer ofender ninguém, estou é completamente com a cabeça ás voltas de tanto pensar e possiveis soluções e não encontrar nenhuma..

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  3. Quando antes os tempos letivos eram de 50 minutos, o horário completo era de 22 tempos. Ao passarem para 45 minutos, acresceram ao horário 2 tempos de compensação que todos damos às escolas. Se voltarem as aulas de 50 minutos, o horário continuará a ser de 22 tempos, recuperando-se os tais 2 tempos da não letiva. A hipótese que levantam de passar o horário completo a 24 tempos letivos, não é descabida, mas ainda não é mais do que especulação. Esperamos mais uma ou 2 semanas e vamos todos saber ao certo.

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  4. Arlindo
    Diga-mos que tive alguma dificuldade em aceitar esse cenário.

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  5. Mas se as escolas optarem por, por exemplo, no 8º ano atribuir 4 tempos a C.N e 2 C.F.Q. e no 9º ano fizerem ao contrário, no final de ciclo os alunos tiveram igual nº de horas às duas disciplinas, nenhum grupo é prejudicado e já é possível ter horários de 22h. O mesmo se passa com as Línguas estrangeiras.
    Parece-me a hipótese mai viável para os 45 minutos e para termos horários de 22 h

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  6. Cenário dantesco...espero que não se concretize...24 tempos letivos de 45 min? dasse

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  7. LOLOL, eles continuam a fazer dos professores uns TÓTÓS...fazem o que querem e niguem lhes diz o que quer que seja! CONTINUÊMOS ASSIM QUE ELES AFOGAM-NOS EM DESEMPREGO E MISÉRIA...

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  8. Advogado. Esse cenário já se previa quando anunciaram 6 tempos de 45 minutos a português e a Matemática. Na altura fez-se alguns posts sobre isso na blogosfera (penso que por aqui também) sobre o que fazer a um horário de um professor com 22 horas por não dar conta certa de horas.
    Não alertei para isso na altura com alguma esperança de algum recúo na matriz curricular.
    Afinal o significado de fazer mais com menos é mesmo esse.

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  9. O que está escrito no ECD:

    Artigo 77.o Componente lectiva
    1 — A componente lectiva do pessoal docente da educação pré-escolar e do 1.o ciclo do ensino básico é de vinte e cinco horas semanais.
    2 — A componente lectiva do pessoal docente dos restantes ciclos e níveis de ensino, incluindo a educação especial, é de vinte e duas horas semanais.

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  10. Não percebo porque partem desse pressuposto. Se o ECD diz que o nosse horário é de 22 horas semanais mais duas para compensar a perda dos cinco minutos, devemos independentemente dos minutos dos tempos letivos calcular o horário do professor baseando-nos nos 45 minutos:
    22X45=990 minutos (minutos letivos do horário do professor).
    990:55= 18 tempos letivos
    990:60= 16,5 tempos letivos
    990:50= 19,8 tempos letivos
    Os acertos eram feitos com os tempos surpervenientes.
    Não deem mais ideias aos governantes para diminuir ainda mais os horários dos professores.~
    A autonomia das escolas também se vê nisto.
    Continuem com o bom trabalho.

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  11. Armindo e Anónimo anterior:
    O problema é exatamente o que está escrito no ECD (componente letiva de 22horas semanais. Não fala em tempos letivos de 45 ou 50min...
    Armindo, pelo seu raciocínio, o total de minutos letivos deveriam ser:22x60=1320min!!!

    No entanto, ainda tenho esperança que não alterem nada disto e mantenham os 22 tempos letivos, de preferência de 45min (e eu que antes era a favor dos 50min...)

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  12. aulas de 50min podem ser mais produtivas mas o ministério introduziu uma armadilha nada inocente.

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