No dia 26 de abril foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5634-F/2012 que calendariza e aclara "os princípios e critérios de orientação, as exceções, bem como alguns procedimentos de transição, tendo em vista a aplicação do regime de autonomia, administração e gestão estabelecido no Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, às novas unidades orgânicas resultantes da constituição de agrupamentos ou agregações nele previstas". Basicamente estamos perante o normativo legal que contribui para o desfecho final das escolas "contentores".
O novo MEC sabe bem que os giga-agrupamentos permitem uma tremenda economia de recursos humanos e financeiros (não considerando obviamente a influência nefasta da "Parque Escolar" na equação). Mas à exceção da parte económica e financeira, que outros benefícios se podem tirar desta avalanche de agragações? Embora me digam que existem, eu não os consigo vislumbrar...
O que sim consigo determinar, são os problemas... E são problemas que irão perdurar no tempo. Vejamos alguns:
a) Direção do agrupamento distante das escolas satélite (isto é particularmente preocupante no interior do país), causará alguns problemas de gestão administrativa e de pessoal;
b) Redução tremenda de horários de professores (segundo alguns sindicatos, só em 2010, os 84 mega-agrupamentos provocaram uma perda de 5000 horários);
c) Distância entre as diversas escolas-satélite poderá causar sérios dificuldades aos colegas que tenham de as percorrer em virtude do seu horário;
d) O número esmagador de alunos em algumas escolas de mega-agrupamentos poderá criar um ambiente menos propício à aprendizagem.
Mas eu sei que muitos colegas não estão minimamente preocupados com isto. Alguns até sei que acham isto tudo muito bonito, porque estamos a falar de contenção de gastos em altura de crise. Tudo bem, existe razão nesse argumento, mas deixarão de o utilizar quando a contenção lhes chegar ao horário e terem de rumar a outras localidades (incluindo, para alguns, a sua própria casa).
Para terminar, esta semana serão conhecidos os novos mega-agrupamentos, como tal, será uma semana recheada de novidades.
Será a conclusão do processo de acabar com a escola pública de qualidade. Julgo que termo mega já está ultrapassado, é giga ou tera. Quantidade não é sinónimo de qualidade. Basta ver que o processo que estamos a fazer em Portugal (concentração de alunos numa só escola e/ou agrupamento) é o inverso do que se está a fazer lá fora (redução do número de alunos por escola). Isto terá consequências por várias décadas se nada for alterado. Vejam o exemplo do chile na década de 70/80.
ResponderEliminarAires
Ricardo, ora vamos cá pensar um pouco mais profundamente. Se tiveres bem claro os conteúdos que deves ensinar e se a Escola oferecer os recursos materiais para o efeito, porque carga de água precisas da Direção perto de ti? Talvez seja boa ideia esquecer a escola dos "cavalos a correr e as meninas a aprender", com milhentas papeladas burocráticas e ineficazes e dezenas de reuniões de centenas de horas, em que o objetivo é que cada um se oiça a si próprio. Importa pôr a escola no seu lugar e valorizar os verdadeiros professores, aqueles que sabem da matéria que lecionam e da pedagogia o suficiente para ensinar. Essa classe criada à imagem de Sócrates sempre foi um mito sem o mínimo de relevância para a profissão. Portanto, encerre-se o ciclo desastroso que nos fez perder a dignidade conquistada durante décadas.
ResponderEliminar??Será mega/giga/tera eficaz reuniões de departamento com cerca de 80 professores (ou mais)...solicitar documentos junto da secretaria implicará uma deslocação à sede de agrupamento (o mesmo se passa com os pais e alunos)...como se vê...será mais eficaz...quanto mais longe..mais eficaz...Horários repartidos pelas diferentes escolas é mais uma eficácia (partindo do pressuposto que o professor tem carro...senão está tramado...). Este modelo segue o que o governo do Sr. Sócrates já tinha implementado nalguns casos (aumenta até!!). No interior do país é por demais evidente que esta concentração não tem dado bons resultados (escolas que distam 20km da sede de agrupamento). Nos centros urbanos nada como encaixotar os alunos nas Giga/Tera escolas!!
ResponderEliminarE serão necessárias essas reuniões ou bastará reunir por área disciplinar? Estou convencido que futuramente essa paranía das reuniões também terá os dias contados. A ideia é reduzir a escola à sua função primordial: ensinar.
ResponderEliminarLol...só de rir.Ensinar?com 30 alunos por sala?A burocracia demorará mais tempo a ser resolvida, visitas de estudo, documentação e afins demorarão mais tempo a serem resolvidas...Reuniões de departamento?em que escola? na sede de agrupamento?e em que horários(de forma a não coincidirem com as das outras escolas do agrupamento)?Digam-me em que país é que agora se está a aplicar estas medidas de aumento de alunos por escolas e ter uma organização em Giga agrupamentos?
ResponderEliminarPara Aires: De facto a designação mega-agrupamentos estará desatualizada. Estou certo que em breve deixará de ser utilizada.
ResponderEliminarAquilo que está a ser feito em Portugal será complicado de desfazer. Aliás, nem creio que alguma vez isso acontecerá.
Dificilmente em educação, quantidade é sinónimo de qualidade.
E, na verdade, só com a poupança que os mega representarão (quem não se lembra dos tempos em que os diretores para além de um subsídio de 700 se faziam pagar de abundantes ajudas de custo? Para não falar nos que deram aulas no Piaget em simultâneo sem a administração ou a inspeção terem dado por isso...enfim)poderemos ter emprego para os mais novos. Por duas razões distintas: porque se liberta verba cortando a despesa e porque os mais velhos terão mais hipótese de sair mais cedo com as contas publicas estabilizadas.
ResponderEliminarPara taxadoemalpago: Como nasci e vivo no interior de Portugal, sei perfeitamente as desvantagens de ter um Governo centralizado em Lisboa (ou no Porto). Acredito que existe uma forte probabilidade de miopia em relação a escola do primeiro ciclo por parte de quem se encontra numa direção com sede numa escola secundária.
ResponderEliminarE pelo contrário do que escreveste, creio que o modelo burocrático sairá ainda mais reforçado. Há umas semanas atrás li um tese de mestrado que ia nesse sentido, mas terei de ler mais algumas (assim como artigos) para poder ter mais argumentos para o que escrevi acima.
Poupança?Eu gostava que me dissessem que estas alterações implicavam melhoria no ensino da escola pública!Basta ter uma percepção do que se passa nas escolas ,que já são Megas, ao nível das secretarias para aferir do aumento da burocracia e do aumento do trabalho que os técnicos administrativos têm!Eu sei do que falo por ter um familiar bastante próximo que chefia uma secretaria nessas condições.
ResponderEliminarPara Leça F.C. Camadas Jovens: Nem mais... Basta uma mera constatação empírica para compreendermos que nada de muito bom poderá surgir desta agregação "descontrolada".
ResponderEliminarURGENTE:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=kJALp9mXlI0
Boa noite,
ResponderEliminarFaço parte de um agrupamento da zona de Lisboa, mais concretamente do concelho de Cascais e para 90...% dos docentes, existe um grande desejo de mudar para um mega, giga agrupamento, pois vimos nisso uma forma de nos livrarmos da má gestão da direção do agrupamento. Muitos de nós somos insultados, perseguidos, humilhados até não aguentarmos mais e recorrer ao atestado médico. Esta direção prima pelo não cumprimento das leis, fazem as suas próprias leis e são essas que contam. Se algum docente pede um esclarecimento a nivel superior sofre graves consequências, até o conseguirem arrasar.
O facto de ficarmos longe da escola sede, considero que até pode ser benéfico, talvéz assim nos deixem ser os bons profissionais que somos, sem pressões.
Sei que no interior as situações são diferentes. Também já trabalhei aí. Há uns anos atrás trabalhei no Ensino Especial e como era a unica professora do Especial tinha que percorrer diariamente todo um concelho, no meu carro e o subsidio que na altura usufruíamos, dava para pagar o combustivel gasto no percurso casa/Escola sede , todas as outras despesas eram por minha conta. Não quero com isto dizer que os alertas do Ricardo não sejam benéficos para nós professores, porque o são e aprecio muito o seu blog. No entanto, não podia deixar de apresentar uma situação que certamente não é unica, mas que nos leva a ver a questão por outro prisma. Sabemos o vivemos, mas desconhecemos o que vamos enfrentar. Ainda assim queremos mudar, não pudemos mais trabalhar nestas condições e vimos nos mega/giga a unica forma de o fazer.
No entanto, a direção já comunicou que o agrupamento não vai para nenhum mega. Ninguém percebeu o porquê,uma vez que não está inserido em nenhuma das clausulas que a lei prevê para não se agrupar.
Estamos ansiosos por noticias.
Obrigada.
Eu sempre me preocupei. E essa conclusão final é o meu pensamento constante sobre esse assunto.
ResponderEliminar