quarta-feira, 7 de março de 2012

Vagas em 2013 para docentes há 10 anos

O recorte de jornal que abaixo coloco foi furtada do "Blog DeAr Lindo" e refere-se a uma notícia do Jornal de Notícias de hoje (7 de março de 2012). 


Se lerem com atenção o artigo (basta clicarem na imagem), poderão constatar que o atual Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, admite que vai tentar responder às necessidades do sistema, admitindo a possibilidade de vinculação aos professores contratados com mais de 10 anos de serviço.

Esta promessa terá, segundo o artigo, contribuido favoravelmente para que a FNE assinasse o "acordo da vitória"... Reparem que do lado da FNE o compromisso foi óbvio (através da assinatura de um acordo), no entanto, do lado do MEC temos possibilidades e tentativas (que mesmo "vertidas" em ata, não deixam de ser meras promessas). Destas contrapartidas, não obrigado.

Para rematar este assunto, admito que por enquanto não irei "bater" mais nos sindicatos que assinaram o acordo, até porque constato que existe um esforço por parte de alguns delegados e dirigentes sindicais (que conheço pessoalmente) em quererem que eu acredite na vitória sindical. E eu reconheço esse esforço. Para além disso, nunca foi minha linha editorial passar vários dias a massacrar ações sindicais. Considero esse tipo de análise ou reflexão, uma possível perda de tempo, até porque sei que os "dinossauros" sindicais têm ideias bem definidas e não é a lerem blogues que mudam de opinião ou decisão. Alguns deles nem deverão ler blogues (digo eu).

Assim, se não me convenceram no passado da bondade de determinadas decisões, não me vão convencer agora. Não com estes argumentos... E os outros que até poderiam ser utilizados favoravelmente (e que eu conheço) não são colocados da melhor maneira, nem são (provavelmente porque não podem ou não querem) explicados aos professores em geral. Infelizmente. Conheço parte do que está por trás das negociações e o stress a que muitos destes nossos representantes legais estão sujeitos, mas nada justifica a permanência num lugar (ou seja, num sindicato) em que constatamos que apenas somos úteis para assinar, defender quem assinou ou para colaborar em teatros e "chantagens".

Acredito que o discernimento não deveria esta preso a um qualquer partido ou sindicato, caso contrário, mais cedo ou mais tarde cairemos em contradições.

31 comentários:

  1. Estes sindicatos que assinaram devem representar, no máximo, 25% dos professores sindicalizados (há muitos não sindicalizados).

    Não percebo o porquê de assinar. Era preferível que o ME publicasse a sua proposta, para abrir uma guerra declarada.

    Mas estes Judas venderam-se por cinco tostões e promessas vãs.

    E um dos enra...s vou ser eu

    ResponderEliminar
  2. Sabes qual é o problema desta noticia?
    Estão a ver o acordo que foi assinado.
    Ele também vai aplicar-se ao concurso do próximo ano! Encontram alguma referência a uma preferência por quem tem mais de 10 anos?

    ResponderEliminar
  3. E os colegas que "só" têm 8, 9 anos de serviço e que estão à frente na lista de graduação. Ficam a ver navios?

    ResponderEliminar
  4. Acho que no acordo falta o que seria uma nova 1ª prioridade para o concurso externo: ter lecionado pelo menos 3650 dias no ensino público...

    ResponderEliminar
  5. E já agora, a notícia não vem um pouco em sentido contrário com o ponto 4.1 do comunicado da Pró-Ordem, que diz:
    "4.1 – Por ex: o MEC recusa qualquer regime de vinculação administrativa para professores contratados que tenham um determinado número de anos de serviço: recusa comprometer-se com critérios objectivos para a determinação das necessidades permanentes das escolas e colocar todas essas vagas no concurso nacional."
    ???

    ResponderEliminar
  6. Para BMG: Agradeço a chamada de atenção colega. Não me tinha apercebido da diferença de "interpretações".

    ResponderEliminar
  7. Ricardo e BM
    Não há qualquer contradição.
    Na noticia há referência a "qualquer regime de vinculação administrativa para professores contratados que tenham um determinado número de anos de serviço"?
    Não!

    Há um compromisso com "com critérios objectivos para a determinação das necessidades permanentes das escolas e colocar todas essas vagas no concurso nacional."
    Não!

    Portanto, não há qualquer contradição entre a noticia e o comunicado da Pró-ordem.


    Já agora, uma pergunta. Esses colegas com mais de 10 anos, são do público, do privado com contratos de associação, ou de ambos?

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Penso da mesma forma que o colega Alexandre... há colegas com menos de 10 anos de serviço, mas que estão melhor colocados na lista de graduação... A graduação não pode simplesmente ser ignorada...

    ResponderEliminar
  9. Só faltava isso! Porquê 10 anos? Mais uma vez a sorte a funcionar!!!!!! Não quero crer que isto possa ser verdade e aplicável!!! Que fantochada! Afinal a graduação não conta para nada?! Parece que sim!! Então, não pode haver contratados que não tenham 10 anos de serviço, mas podem ter melhor graduação?! Não lutaram por obterem a melhor nota possível nas Universidades?! O esforço compensa ou não?! Enfim... O contratado não conta mesmo para nada!!! Que infelicidade ser contratado ad eternum!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Para Advogado do Diabo: Mas é possível fazer essa interpretação a partir da notícia... Foi a que eu dei.

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho inclusivamente reservas a que o concurso interno venha a realizar-se. Continuo, contra o que é o meu desejo, muito cética em relação a esta possibilidade. Acredito que um qualquer valor maior da Pátria poderá ser invocado no início do próximo ano contra a sua realização. Creio que este diploma tem muito mais como objetivo afunilar a entrada de contratados no próximo ano letivo, do que outra coisa qualquer. Reduzir custos, reduzir custos e ainda reduzir custos, não outro objetivo. E se o objetivo é tão claramente este por que razão acreditar em outras possibilidades que só o poriam em causa, como a vinculação de professores? Por outro lado, não consigo deixar de ter em mente o que foi a fraude do concurso de 2009, em resultado da não recuperação das vagas dos QZPs e de outros critérios que se somaram a esse.

    ResponderEliminar
  12. Acho que este assunto exige clarificação.
    Se a vinculação de professores contratados foi moeda de troca para o acordo esta deverá constar em documento ou acta senão seremos mais uma vez enganados. E para quem está com dez, doze ou mais anos de serviço concerteza já não acha muita piada a estas promessas e coisa assim.

    ResponderEliminar
  13. Aliás, acho que o próprio facto de se terem "anualizado" os destacamentos faz temer a possibilidade de o concurso interno poder vir a ser adiado. Mas isto sou eu a "pessimizar"...

    ResponderEliminar
  14. Os 1o anos de serviço sao agora? É que eu só faço dez anos 31-08-12 Será que posso concorrer e ficar de fora :)

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho uma certa tendência a pensar o que é que eu faria se fosse o "outro", de acordo com a conjunção dos factos.
    Se eu fosse o "outro", continuaria a adiar a entrada de professores nos quadros para as calendas gregas.
    Não, não estou a dar razão ao "outro". Estou só a fazer um exercício.
    Jake

    ResponderEliminar
  16. aqui tb se merece música
    http://www.youtube.com/watch?v=tX55HEX0hb0&ob=av2n

    jake

    ResponderEliminar
  17. A proposta para entrada nos quadros para profs com 10 anos de serviço é uma proposta do CDS. Vamos ver a coerência.
    Mas lembro que o PCP e o BE (espero não estar a ferir olhinhos) proposeram há meses a efetivação de todos os contratados com pelo menos 3 anos de serviço como se faz no setor privado. Foi chumabdo na assembleia da república (AR). A comissão da educação da AR num derradeiro estertor de estupidez veio posteriormente recomendar que os professores com vários anos de serviço deveriam passar a contrato por tempo indeterminado que isto da efetivação está também na corda bamba para desparecer, meus amigos.
    Abram a pestana.

    ResponderEliminar
  18. Quem é que ainda acredita nestes "gajos"?
    Acham que em 2013 vamos sair da crise económica para passarmos a ser um dos países mais ricos? A verdade é que cada um acredita no que quiser, e eu Só acredito quando está escrito numa lei, num DL ou coisa semelhante.
    Para terminar este comentário, só quero dizer que o que mais preocupa é a crise de valores das pessoas, essa sim vai ser difícil de resolver.

    ResponderEliminar
  19. valores...onde andam?
    mudem-lhes os nomes,mas deiam-nos trabalho.
    para um prof contratado ter 10 anos de tempo no publico,deve ter por volta de 15 ou mais de serviço...a não ser que fôsse dos amigalhaços reconduzido ou um sortudo...
    não acredite no que está escrito em lei,porque os valores tambem levaram tudo em que se podia acreditar.
    as leis mudam como convem e agora até costumam levar direitos adquiridos.

    ResponderEliminar
  20. Estes professores das escolas com contrato de associação, que agora se dizem públicas recebem subsídios de férias? Não deviam receber, uma vez que agora se equiparam às públicas, no que concerne ao acesso à 1.ª prioridade ;) Se são públicas não devem receber os subsídios pois não? ;)

    Outra questão, se alguém me souber responder. Afinal quantas é que são essas escolas com contrato de associação?

    2011-08-13 às 21:50
    CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO COM ESCOLAS PRIVADAS
    O Ministério da Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar, assinou um protocolo com o Movimento de Escolas Privadas com Ensino Público Contratualizado (MEPEPC) relativo aos contratos de associação.

    http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/documentos-oficiais/20110813-contratos-associacao.aspx




    2011-09-13 às 17:56
    CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO COM ESCOLAS PRIVADAS E COOPERATIVAS
    O Ministério da Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, assinou um protocolo com a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo relativo aos contratos de associação.

    http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/documentos-oficiais/20110913-financiamento-escolas-particulares.aspx

    Eu ouvi dizer que eram cerca de 90...Será que só são 90?

    Isto também não deixa de ser interessante...
    "Associação estranha protocolo sobre ensino público contratualizado"

    "Última actualização a 13 AGO 11 às 23:12, Publicado a 13 AGO 11 às 23:10A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP) estranha o protocolo entre o Governo e o Movimento de Escolas Privadas com Ensino Público Contratualizado (MEPEPC). "


    ver mais em:
    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1951741

    ResponderEliminar
  21. Entrada para os quadros? Só acredita nisto quem não vê telejornais. Na ignorância estão muitos dos felizes do mundo. Os da FNE fazem parte desses felizes.

    A entrada para os quadros é assunto para entreter.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. A notícia do JN de hoje sobre a abertura de vagas para 2013 poderá reparar a enorme precariedade laboral com que se têm confrontado os Professores contratados em geral e em especial aqueles que já desempenham funções públicas há 10,15 e mais anos. É indispensável, através da mobilização e participação dos Professores, que esta intenção do governo se transforme em realidade.

    ResponderEliminar
  23. Pragmático.
    não é intenção do governo!
    é "sugestão" do CDS. acho que nem é proposta...
    se o 1.º ministro manda emigrar toda a gente, até o ministro das finanças ia indo de vela, será que vai ligar ao CDS ou arranjar um golpe de rins qualquer para passar ao lado?

    ResponderEliminar
  24. Não se trata de uma sugestão, mas do projeto de resolução n.º 104/XI do CDS-PP com os votos favoráveis de todos os grupos parlamentares.
    A aprovação do projeto conduziu à Resolução da Assembleia da República n.º 35/2010 de 15 de Abril, que recomendava a integração excepcional dos docentes contratados com mais de 10 anos de serviço docente.
    É um assunto que os sindicatos estão a promover e divulgar, na medida em que é gerador de uma grave injustiça social e instabilidade pessoal e profissional, para os Professores em geral e para os que desempenham funções docentes há 10, 15 e mais anos em perticular.

    ResponderEliminar
  25. Os homens da luta também andam a levar quadros às paredes dos ministérios.
    Deve ser desses quadros que fala então o CDS..
    Eu sugiro aquele do menino com a lágrima a correr-lhe pela cara abaixo para o MEC .

    Jake

    ResponderEliminar
  26. E eu sou o Pai Natal! pssss...toninhos

    ResponderEliminar
  27. Pragmático:
    é uma resolução?
    espero que resolvam depressa...

    ResponderEliminar
  28. mas tá tudo doido ou quê?
    abrir vagas para entrar nos quadros abrem sempre nos concursos!!!!! Para que servem os concursos internos? entrada em quadro e mobilidade entre quadros!! entrar vão sempre entrar!! se bem se lembram, apesar das parangonas dos jornais relativamente ao último concurso interno, no absoluto só entraram 4 centenas para quadro (que eram contratados, pois entraram em quadro!!!!). pois os outros sairam do quadro de zona para o quadro dos agrupamentos e os espertos do ME contaram-nos como tendo entrado em quadro. mas na verdade, eles só mudaram de quadro. só 400 candidatos contratados entraram. e o CDS ainda vai apresentar isso como uma vitória.
    tou como o outro! toninhos que somos!

    ResponderEliminar
  29. A resolução decorreu da petição que foi entregue e discutida na Assembleia da Republica sobre a vinculção extraordinária dos Professores contratados com 10 ou mais anos de tempo de serviço e que na altura gerou a unanimidade entre os grupos parlamentares. Existem colegas contratados de longa duração que têm trabalhado para esta causa.

    ResponderEliminar
  30. pragmático.
    mas eu não duvido e fico feliz por ver os professores contrtados a mexerem-se.seria ótimo que fosse assim com tudo. pessoalmente também procuro entrar em acções em que possa lutar pelos seus direitos. oxalá de facto passe a lei. mas não passa de uma resolução.
    admito que posso não perceber completamente o conceito de "resolução". oxalá me engane e seja mesmo uma resolução para passar a lei. o jornal não aponta para isso. eu não confio nessa gente. mas espero sinceramente que me engane.
    quem sabe antes de alguma eleição?

    ResponderEliminar
  31. Se fosse verdade seria um sonho depois de 15 anos de contratado. Fico é pasmo quando vejo discutir o que fazer com os que tem 8 ou 9 anos de contrato é por isso que numca vamos chegar a lado nenhum. Não seria bom para todos se houvesse gente a entrar para os quadros?

    ResponderEliminar