terça-feira, 27 de março de 2012

Reações sindicais à nova revisão curricular (I)

Corte de 102 milhões na Educação ditam sentido da revisão curricular que o MEC pretende impor

Comentário: A FENPROF colocou no seu sítio virtual alguns dos pontos que considera mais negativos, em termos de revisão curricular. Como o anúncio desta revisão tem pouco mais de 24 horas, ainda subsistem várias dúvidas que merecem esclarecimento rápido (para que não se crie ainda mais angústia), no entanto, este sindicato enumera alguns pontos que nos devem deixar a pensar (apenas irei transcrever alguns): 


- O fim da disciplina de EVT com a divisão em Educação Visual e Educação Tecnológica e o fim do par pedagógico, com a consequente redução para metade do número de docentes; 

- O fim da Formação Cívica (sendo esta uma das propostas mais criticadas por quantos se pronunciaram sobre a matéria), agora disfarçado pela possibilidade de as escolas, com horas do seu crédito global, poderem optar entre uma eventual “educação para a cidadania” ou outra atividade;

- Relativamente ao desaparecimento da Educação Tecnológica do 3º Ciclo, a FENPROF exige do MEC a fundamentação para tal decisão. Ter-lhe-á sido proposto pelos 1600 contributos que recebeu? Ou terá sido imposto pela necessidade de reduzir mais alguns milhares de docentes, com vista a atingir o já referido corte dos 102 milhões? Seja por que motivo for, essa é uma decisão inaceitável pois atenta fortemente contra a indispensável formação integral dos jovens, missão que, necessariamente, também está atribuída à escola.

8 comentários:

  1. Sou professor há mais de um quarto de século. Passei pelos Trabalhos Oficinais, continuei quando Educação Tecnológica era disciplina de opção com par pedagógico, fui colocado no 530 - Educação Tecnológica e agora QUAL É O MEU FUTURO COMO PROFESSOR COMO CIDADÃO COM 52 ANOS DE IDADE? quem me reponde?:-(
    Caros colegas do 530, não podemos que façam de nós os deserdados da Educação. Temos de lutar.
    EXIGIR QUE DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO 3º CICLO DESAPAREÇA "OFERTA DE ESCOLA" E EM SEU LUGAR EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
    Temos de LUTAR, MANFESTAR fazer ver que somos professores e não admitimos que nos impeçam de o ser.
    Temos de obrigar o poder político a dar uma solução e não descartar essa função para os Escolas com o sofisma do aumento da autonomia das Escolas.

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  2. Boas!
    Sou professor de Educação Tecnológica, e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
    Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina no 3.º ciclo?
    Penso que é um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
    Esta situação só poderá ser contornada, se hover orientações da tutela para que a oferta de escola seja de teor técnico/prático.
    Também não entendo qual é a razão para a Educação Visual passar a ser obrigatória no 9.º ano. Será o lobby das artes a funcionar?
    Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias nos 3 anos, que seriam:
    Área Artística (Educação Visual + oferta de escola – artística)
    Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
    Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal.
    Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artisticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
    Para finalizar, penso que esta reforma só aposta em teorias, e de teóricos que não sabem trocar uma lâmpada ou pregar um prego, estamos cheios!
    Só com teorias, o país não sai deste impasse!
    Precisamos de gente que saiba fazer!
    Dário Baptista

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  3. Também sou professora de Educação Tecnológica. Concordo com tudo o que os colegas escreveram. Para além de tudo o que ficou dito, penso que ainda é mais grave que na 1ª proposta tenha aparecido a disciplina e nesta, como que por magia, tenha desaparecido. O que é que aconteceu entretanto?

    Posso entretanto informar que, assim que tive conhecimento da
    proposta final, dia 26, enviei emails ao Sr. Ministro da Educação, Sindicato, Federação de Professores e alguns deputados, com todas as minhas preocupações.

    Vamos ver o que acontece esta tarde e agiremos de acordo.

    Termino com alguma tristeza de ver e ouvir alguns colegas, defenderem esta revisão. Ainda nenhum me convenceu de que não é,
    exclusivamente, uma questão económica.

    Pela minha parte recuso-me a ser bode expiatório do que quer que seja.

    Maria

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  4. Eu não sou desse grupo, mas venho deixar aqui a minha solidariedade para com os colegas de Educação Tecnológica. Concordo plenamente, em vez de "oferta de escola", Educação Tecnológica!

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  5. MUITO IMPORTANTE - PARA TODOS OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
    Contactei há pouco a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo, as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e lecionadas por professores de ET.
    Ele disse-me também que o secretário de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
    Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
    Os colegas de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
    Os colegas de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
    Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
    Aqui ficam os contactos:

    http://aanapet.blogspot.pt/

    E-mail: direcao.anapet@gmail.com

    Tlm - 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes - direção da ANAPET)

    Temos que nos unir, pois a união faz a força!
    Cumprimentos.
    Dário Baptista

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  6. Ainda hoje alguém comentava que não era assim tão mau: pois com a coadjuvação no 1.º ciclo, as coisas nem ficavam assim tão más...
    Boa sorte para a união...

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  7. Vamos lá recentare o debate:
    No quadros das escolas há um grupo de EV e um de ET.
    Os de EVT vão para onde? Para as Escolas primárias?
    Neste momento é o que interessa debater!
    Porque para leccionar EV estão lá o professores deste grupo e para leccionar ET estão lá os do 530.
    Quem explica este assunto?
    C.E.-530, AESMG

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  8. Sou professor há mais de um quarto de século.

    O PAIS ARRASTA-SE PARA O FUNDO

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