terça-feira, 2 de agosto de 2011

Para quem concorre a DACL...

Recebi de uma sindicalista amiga a seguinte informação, que foi enviada a todos os sócios deste sindicato, mas que julgo ser de extrema importância e que deverá ter a máxima divulgação. Se conhecerem colegas na situação descrita em 2, o melhor mesmo é tentarem avisá-los pois muitos destes colegas estarão relaxados. Mais esclareço que, ao contrário do que consta na informação deste sindicato, a informação 2 não consta da nota informativa (pelo menos eu não consegui encontrar) mas sim do manual de candidatura (página 7)...

1. A avaliação do desempenho requerida para preenchimento dos campos 4.5.1 e 4.5.2 da aplicação informática usada na candidatura a DACL, não é a referente ao biénio 2009/2011, como refere a própria aplicação, mas sim a correspondente ao biénio 2007/2009, feita ainda ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 2/2008.
Isto porque, para a esmagadora maioria dos docentes é impossível estar concluído o seu processo de avaliação relativo ao biénio 2009/2011, uma vez que só para a apresentação do relatório de auto-avaliação, 1.º passo do processo, o prazo só termina, na maior parte dos agrupamentos / das escolas, em 31 de Agosto!
Esta mesma informação já está a ser assumida pelos serviços da DGRHE, quer presencialmente, quer via CAT. Esperemos que o mesmo esclarecimento seja em breve colocado na sua página e enviado para as escolas, conforme, aliás, solicitámos.

2. Há ainda um conjunto de docentes que não julgariam ter que se apresentar a este concurso, mas que, de acordo com uma nota informativa apenas hoje divulgada pela DGRHE, terão que o fazer. Trata-se dos docentes pertencentes a um quadro de escola ou agrupamento, mas que se encontram destacados, por DACL, noutro agrupamento ou escola, e que têm indicação de existir componente lectiva, quer na escola de provimento, quer na escola de destacamento. Estes docentes deverão aceder à aplicação de DACL, onde irão indicar se pretendem manter o destacamento ou se pretendem regressar à escola de provimento.

45 comentários:

  1. Fiquei com uma dúvida... no meu caso que sou QZP de Aveiro e colocado no qzp Douro Sul desde 2009 ao abrigo DACL também terei de concorrer, mesmo com turma no agrupamento onde estou destacado?

    ResponderEliminar
  2. Para mojorising: O aviso em questão apenas se destina a colegas do quadro de escola e agrupamento. Como somos do QZP este alerta não serve para nós. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Ricardo, após ter lido com mais atenção e tentado entrar, sem sucesso, na aplicação verifiquei que realmente não é para nós.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Dúvidas e mais dúvidas!!

    Sou QZP e tenho serviço distribuído para o próximo ano letivo.
    Como tinha várias dúvidas tentei entrar na aplicação da candidatura...DACL e não consigo aceder, recebo uma mensagem que diz que "o seu perfil... não permite executar a operação... desejada"
    Perante isto e lendo as mensagens que vão chegando,não concorro, verdade?

    Obrigada Ricardo pelo apoio, incondicional, que me dado.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Estou pela primeira vez na situação de QA a concorrer a DACL. As minhas incertezas são: posso escolher 5 escolas de Aveiro e 10 de Viseu, por exemplo? Se não houver lugar a colocação ficaremos em listas nominativas para colocação no concelho da escola de provimento ou colocação?
    Agradeço esclarecimento e a existência do blog!

    ResponderEliminar
  6. Maria: Eu já tinha dado a informação que consta no ponto um deste post num outro post e na sala de chat, inclusivé tambem disse que ja corrigiram na aplicaçao da candidatura. Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. O quê Ricardo??? Mas isto é uma loucura... se eles nem foram indicados para DACL nem podem aceder à aplicação. Ou podem?!

    ResponderEliminar
  8. E depois as pessoas chateiam-.se porque eu as mando ler as coisas (manual de instruções, avisos, notas, etc)
    E ainda há outros (tenho uma colega assim QZP) que têm que concorrer obrigatóriamente (vem da mobilidade) e não consegue aceder à aplicação. O agrup diz q não sabe pq, a DGRHE diz q a culpa é do agrup, para enviar email q vão ver o q podem fazer :(
    E entretanto o tempo passa...

    ResponderEliminar
  9. "atenção - do que li isso só se aplica
    a candidatos de DCE.
    Pelo que a informação dada no blog dos prof lusos está incompleta.
    Pelo menos é a minha interpretação."
    Ricardo, li no educare a propósito deste post.

    ResponderEliminar
  10. Olá Ricardo, estive a falar com uma colega no chat, e ela comentou comigo que me poderias ajudar. Tenho um colega meu do grupo 260, que é QZP, no agrupamento onde estivemos a leccionar existiam 2 turmas, com uma media de 8 horas e o director irá recorrer a contratados para leccionar estas horas, mas ouvi dizer que havendo pelo menos uma turma que o professor QZP, poderia ficar nessa escola e não ir a DACL, disseram-me que existe uma circular a explicar este assunto, sabes de algo que em possas ajudar?

    Ana

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Estou pela 1ª vez a concorrer a DACL. Alguém me pode esclarecer sobre o nº mínimo de escolas que posso concorrer? Se não houver horario nas escolas a que concorro o que me acontece?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Para Ana
    2. Os docentes colocados em Destacamento por Ausência da Componente Lectiva e Destacamento por Aproximação à Residência foram colocados em regime de plurianualidade, devendo permanecer na escola de destacamento, desde que subsista componente lectiva. Por componente lectiva, entende-se,no âmbito da manutenção da colocação plurianual, a atribuição de, pelo
    menos, a leccionação de uma turma.

    in DGRHE - ESCOLAS

    APLICAÇÃO INFORMÁTICA DA INDICAÇÃO DA COMPONENTE LECTIVA
    NOTA INFORMATIVA

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que está tudo errado

    ResponderEliminar
  14. Sou DAR sem horário e concorro a Dacl mas Não consigo aceder à aplicação e ninguém atende o telefone na dgrhe nem respondem ao email que enviei. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  15. Olá Sindicato, muito obrigado pela ajuda, mas sabes qual era o numero da nota informativa, ou onde a poderei ler na integra?

    ResponderEliminar
  16. Olá. Sou QA e vou concorrer a Dacl, caso não fique em nenhuma das opções colocadas, o que me acontece? Regresso ao meu agrupamento? Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde.
    Sou QZP e uma vez que não tenho componente lectiva na minha escola actual, vou concorrer a DACL. Alguém me sabe dizer se no ponto 5.1.6 posso manifestar preferências por escolas de outro QZP que não o meu? Caso fique colocado numa dessas escolas (de outro QZP) será que passo a pertencer a esse outro QZP?
    Agradeço ajuda.

    ResponderEliminar
  18. Para Ana

    Vá a DGRHE, seleccione ESCOLAS.
    Em DOCUMENTAÇÂO encontra a Nota Informativa de 15 de Julho.

    ResponderEliminar
  19. Caos na colocação de professores
    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=25535

    ResponderEliminar
  20. "O concurso para os docentes com horário zero termina na sexta-feira, mas a Federação Nacional de Professores (Fenprof) garante que há quem ainda nem sequer tenha conseguido entrar na aplicação informática para concorrer. E alerta para novos atrasos.
    «É o caos», resume Luís Lobo, dirigente da Fenprof, que denuncia as dúvidas, problemas e falhas informáticas que estão a bloquear o concurso para destacamento de professores com ausência de componente lectiva."
    excerto do artigo acima mencionado

    ResponderEliminar
  21. Para Sóninha

    Contacte a ESCOLA DE DESTACAMENTO e solicite a verificação da sua situação. Esta Escola é responsável pela abertura da aplicação.

    Ver pag.1 em
    http://www.dgrhe.min-edu.pt/web/14654/142

    "Os docentes de carreira na situação de Destacamento por Aproximação à Residência (DAR) aos quais não seja atribuída componente lectiva para o próximo ano escolar, podem optar por apresentar-se a DACL pela escola onde estão colocados em DAR ou regressar à escola de origem se nesta existir componente lectiva."

    ResponderEliminar
  22. Para Jorge,

    Pode concorrer a escolas de outro QZP, mas tem que concorrer a escolas do seu QZP actual também, obrigatoriamente!

    Ficando numa escola de outro QZP não passa a pertencer a esse QZP porque este concurso é apenas para suprir as necessidades transitórias intercalares ao concurso interno que houve em 2009/2010 - esta é a minha situação. Pertenço ao QZP de Castelo Branco e como não entrei em QE/QA em 2009 fui a DACL e fiquei numa escola do QZP do Porto. Estou a concorrer novamente a DACL porque fui informada de que não tenho componente lectiva na escola onde tenho estado no QZP do Porto.

    Espero ter ajudado :-)

    ResponderEliminar
  23. Para Cláudia Lago,

    Ajudou e muito, obrigado.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  24. Para Sindicato,

    Obrigado pela ajuda...

    ResponderEliminar
  25. Para Cláudia Lago + Jorge:
    Na verdade, não tem que designar nenhuma escola do QZP de origem, pois o Aviso de Abertura diz que o QZP em DACL é sempre opositor a concurso no QZP de origem. Logo, subentende-se que pode lá ir parar.
    Eu, sinceramente, sendo de um QZP que não me interessa, concorri apenas para AE/ENA onde me interessa ficar. Não pus nem o meu QZP de origem, nem os do anexo do aviso de abertura.
    Acho que devem pensar bem na situação do vosso grupo de recrutamento e decidir de acordo.

    ResponderEliminar
  26. Sputland,

    Mas se não especificar/ordenar escolas do meu QZP de origem, caso lá vá parar posso ficar no local mais longínquo...E o QZP de Castelo Branco tém uma área maior que a distrital.

    Obrigada pela sugestão de qualquer forma.

    Jorge,

    De nada. Boa sorte também. :-)

    ResponderEliminar
  27. Para Sputland,

    Como a Cláudia disse, também irei, evidentemente, especificar as escolas do meu QZP. Caso não o faça poderei "cair" em escolas a 60 Km, quando tenho algumas "ao lado" de casa.

    Boa sorte para todos.

    ResponderEliminar
  28. Para Maria: O melhor mesmo é confirmar a situação de concurso com a sua escola. À partida se a mensagem que lhe dá quando tenta aceder à aplicação será porque não necessita de concorrer, mas o melhor mesmo é confirmar.

    ResponderEliminar
  29. Para Lena Rex: Existem situações em que podem aceder mesmo tendo componente lectiva. É um opcional que não se aplica a todos...

    ResponderEliminar
  30. Para Ana: O colega "Sindicato" já lhe deu a resposta. Existindo colegas do quadro na escola, os horários não podem ser atribuídos a contratados.

    ResponderEliminar
  31. Quantos às restantes questões, não irei responder, pois as mesmas já foram respondidas por outros colegas. A esses, o meu obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Olá Ricardo, desde já quero dar-te os parabéns por este blog excepcional, onde podemos trocar as nossas ideias é um sitio sempre bastante enriquecedor. Como dizias o colega sindicato foi expecional e ajudou-me, eu já entreguei a nota ao meu colega, mas ele já teve de concorrer em DACL, uma vez que foi informado que não teria horário para este ano, quando na realidade existe pelo menos 2 turmas e querem dar esse horario em contrato escola. É triste, agora o meu colega pode ir para bastante longe, quando está proximo da sua residencia e quando o lugar seria dele. Diz-me Ricardo nesta situação tu uma pessoa tão experiente o que farias, ou como irias reclamar, porque ele está disposto a reclamar como é evidente.

    ResponderEliminar
  33. Para Ana: Agradeço as palavras simpáticas que me fazes. Relativamente à situação que referes, primeiro terá de ser confirmada aquando da tal oferta de escola ou lista de colocação de contratados no final de Agosto. Confirmando-se essa situação, eu comunicaria a mesma à inspecção geral da educação. Após averiguação dos inspectores, e na eventualidade de se confirmar a "marosca" poderia passar para outra fase.

    Se achasse que já não teria nada a perder, seguiria para tribunal.

    Mas isso sou eu... e eu não sou boa pessoa o suficiente para deixar passar qualquer "entalanço" de forma impune. Até agora, só o fiz uma vez e ainda me ando a remoer com a situação.

    ResponderEliminar
  34. Para Ricardo,

    Obrigado pelas tuas palavras, existem poucas pessoas como tu, e muito obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade...

    ResponderEliminar
  35. Para Ricardo e Ana

    Tendo em conta o Ponto 8 e 11 da Nota Informativa, o colega em causa deveria contactar JÁ o Director no sentido de ser retirado do concurso de DACL visto saber da existência de, pelo menos, 1 turma à data da indicação.

    Caso verifique que poderá não ser atendido, deverá entregar na Escola uma exposição em que refira este facto e transcreva integralmente os pontos acima referidos ficando com cópia, AUTENTICADA PELA ESCOLA, da exposição .

    Esta intervenção poderá resolver de imediato o problema evitando males maiores. Caso isto não aconteça, o documento será essencial como comprovativo para futura reclamação.

    NOTA INFORMATIVA

    "8.Se, até ao final do prazo para a recolha dos horários para as necessidades transitórias, o Director Executivo chegar à conclusão que tem componente lectiva para o docente, poderá aceder a esta aplicação para alterar a informação previamente introduzida (de “NÃO” para “SIM”). Para este efeito, a DGRHE voltará a disponibilizar esta aplicação aquando da recolha dos horários. Ao proceder a essa rectificação, o Director Executivo estará a informar a DGRHE de que o docente deverá ser retirado do concurso de DACL. Nesse segundo momento de disponibilização da aplicação, será possível registar a componente lectiva dos docentes contratados."
    "11. Alertam-se os Directores Executivos para a correcta execução dos procedimentos constantes da presente Nota Informativa, sob pena de apuramento de eventuais responsabilidades."

    ResponderEliminar
  36. Olá Sindicato, obrigado pela tua ajuda, vou-te colocar esta questao, mas penso que já me estas a esclarecer, mas mesmo assim exponho, face ao prazo para a recolha dos horários para as necessidades transitórias(face ao que diz no texto da nota informativa como tá escrito abaixo)?Isto é se ele depois do dia 26 poderia ter alterado a aplicação, incluindo o facto de os concursos terem sido adiados para o período de 1/08 a 5/08.

    Seria possivel? Obrigado

    ResponderEliminar
  37. Para Ana

    Exactamente. As Escolas vão aceder novamente (algumas delas ainda o estão a fazer) à aplicação e poderão retirar os docentes que indicaram para DACL ao mesmo tempo que indicam os horários para contratados.
    No entanto o seu colega, se não obtiver resposta ou mesmo que o Director aceda ao pretendido, deve concorrer a DACL (para poder ser retirado posteriormente).
    É importante fazer a reclamação.

    ResponderEliminar
  38. Para Sindicato,

    Obrigado mais uma vez pela ajuda e disponibilidade! Mas não existe uma data especifica para ser retirado de DACL? Até meados do corrente mês o poderá fazer não acha? Ele já concorreu a DACL, irá falar com o Director, abordando essencialmente aqueles dois pontos que mencionou na nota informativa, poderá depois haver as "retaliações", tudo é possivel, atribuirem-lhe um horário com funçoes totalmente diferentes do grupo dele, somente para chatearem, mas contra isso nada se poderá fazer...

    ResponderEliminar
  39. Para Ana

    O que a nota informativa diz é que "posteriormente" a DGRHE "voltará a disponibilizar esta aplicação aquando da recolha dos horários". Não diz quando, mas terá de ser brevemente.
    Quanto às "retaliações" não deve preocupar-se. O seu colega vai ESCLARECER o Director relativamente à legislação (Aviso de Abertura e Notas Informativas)- não o vai obrigar a fazer nada de ilícito. O seu colega é 1 profissional competente que conhece as normas concursais e que, "de boa fé", está a alertar o seu superior hierárquico para algo que lhe "escapou".
    Cumpre, portanto, o dever de informar e reivindica um direito que lhe assiste.

    ResponderEliminar
  40. Para Sindicato e Ricardo,

    Desculpem mais uma vez,

    O meu colega foi à escola falar com o director, e alertou-o para a existência da nota informativa. Ele disse-lhe que mesmo sendo um QZP, não estava abrangido pela plurianualidade, o que voçês entendem por plurianualidade? Então invocou que o mandou a concurso a DACL e que não tem horario para ele pelo ponto 2, da nota informativa...2. Os docentes colocados em Destacamento por Ausência da Componente Lectiva e Destacamento por Aproximação à Residência foram colocados em regime de plurianualidade, devendo permanecer na escola de destacamento, desde que subsista componente lectiva. Por componente lectiva, entende-se, no âmbito da manutenção da colocação plurianual, a atribuição de, pelo
    menos, a leccionação de uma turma.

    2.1. Os docentes de carreira de Quadro de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada colocados em DACL com componente lectiva na escola de provimento e na escola de destacamento podem optar por manter a presente colocação ou regressar à escola de origem;

    2.2. Os docentes de carreira de Quadro de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada colocados em DACL sem componente lectiva na escola de destacamento e com componente lectiva na escola de provimento, regressam à escola de provimento não podendo apresentar-se a DACL.


    Acham que isto tem algum fundamento?

    ResponderEliminar
  41. Para Sindicato e Ricardo,

    Já tentei enviar um post e não foi publicado....
    Caros colegas preciso mais uma vez da vossa ajuda...O meu colega foi falar com o Director, invocando a nota informativa e ele disse-lhe que não lhe podia dar horário, porque não estava colocado em plurianualidade, invocando o ponto 2, que no meu ver se contradiz. Será que me podem ajudar se realmente poderá o director ter ou não razao?

    Fico aguardar...

    ResponderEliminar
  42. Olá, boa tarde!

    Um colega de QE foi enviado para DACL, enquanto o Diretor manteve no Grupo disciplinar, com horário, profs de QZP e Destacados. Estes nem foram notificados para concorrer.

    Isto é possível, ou legal?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  43. Olá Ricardo, mais uma vez Parabéns pelo excelente serviço que prestas a todos nós. Como julgava não ter que concorrer, agora fiquei um pouco assustada!! Sou QZP colocada numa escola há 2 anos em DACL e na qual me garantiram a manutenção de componente lectiva. Tenho que ir na mesma à aplicação ou é só para QA/QE?? E porquê essa distinção?? Já agora, continuamos sem conseguir, tal como no ano passado, confirmar se o Director nos indicou mesmo na aplicação?? temos que confiar apenas, certo?? Mais uma vez obrigada pelo VERDADEIRO COLEGA que és!!!

    ResponderEliminar
  44. Para Ana

    O seu colega foi colocado nesta situação?

    Aviso n.º 9514-A/2011, 21 de Abril

    Concurso anual com vista ao suprimento das necessidades transitórias de pessoal docente para o ano escolar de 2011 -2012

    II — Plurianualidade das colocações

    "1 — As colocações obtidas nos concursos realizados para os anos
    escolares de 2009 -2010 e de 2010 -2011 obedecem à plurianualidade estipulada no artigo 8.º do Decreto -Lei n.º 20/2006, na redacção dada pelo Decreto -Lei n.º 51/2009."
    ...
    "7 — A plurianualidade das colocações obtidas em 2009 -2010, através dos concursos interno e externo e destacamentos, e em 2010/2011 por destacamentos, mantém -se desde que verificadas as seguintes condições:
    a) No agrupamento de escolas ou escola não agrupada de colocação subsista componente lectiva;..."

    Se é este o caso, mantem-se o que lhe disse anteriormente.

    ResponderEliminar
  45. Bom Dia Sindicato,

    Obrigado, mais uma vez pela sua disponibilidade. Sim ele foi colocado nessa situação. Eu gostaria de lhe enviar a exposição que se fez, e como esta dentro do assunto, gostaria que a visse, caso não seja um abuso, simplesmente para dar a sua opinião. Caso possa enviar um email, para juticha@gmail.com, para lhe poder enviar a exposição. Muito Obrigado

    ResponderEliminar