Recebi de uma sindicalista amiga a seguinte informação, que foi enviada a todos os sócios deste sindicato, mas que julgo ser de extrema importância e que deverá ter a máxima divulgação. Se conhecerem colegas na situação descrita em 2, o melhor mesmo é tentarem avisá-los pois muitos destes colegas estarão relaxados. Mais esclareço que, ao contrário do que consta na informação deste sindicato, a informação 2 não consta da nota informativa (pelo menos eu não consegui encontrar) mas sim do manual de candidatura (página 7)...
1. A avaliação do desempenho requerida para preenchimento dos campos 4.5.1 e 4.5.2 da aplicação informática usada na candidatura a DACL, não é a referente ao biénio 2009/2011, como refere a própria aplicação, mas sim a correspondente ao biénio 2007/2009, feita ainda ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 2/2008.
Isto porque, para a esmagadora maioria dos docentes é impossível estar concluído o seu processo de avaliação relativo ao biénio 2009/2011, uma vez que só para a apresentação do relatório de auto-avaliação, 1.º passo do processo, o prazo só termina, na maior parte dos agrupamentos / das escolas, em 31 de Agosto!
Esta mesma informação já está a ser assumida pelos serviços da DGRHE, quer presencialmente, quer via CAT. Esperemos que o mesmo esclarecimento seja em breve colocado na sua página e enviado para as escolas, conforme, aliás, solicitámos.
2. Há ainda um conjunto de docentes que não julgariam ter que se apresentar a este concurso, mas que, de acordo com uma nota informativa apenas hoje divulgada pela DGRHE, terão que o fazer. Trata-se dos docentes pertencentes a um quadro de escola ou agrupamento, mas que se encontram destacados, por DACL, noutro agrupamento ou escola, e que têm indicação de existir componente lectiva, quer na escola de provimento, quer na escola de destacamento. Estes docentes deverão aceder à aplicação de DACL, onde irão indicar se pretendem manter o destacamento ou se pretendem regressar à escola de provimento.
Fiquei com uma dúvida... no meu caso que sou QZP de Aveiro e colocado no qzp Douro Sul desde 2009 ao abrigo DACL também terei de concorrer, mesmo com turma no agrupamento onde estou destacado?
ResponderEliminarPara mojorising: O aviso em questão apenas se destina a colegas do quadro de escola e agrupamento. Como somos do QZP este alerta não serve para nós. :)
ResponderEliminarAbraço
Obrigado Ricardo, após ter lido com mais atenção e tentado entrar, sem sucesso, na aplicação verifiquei que realmente não é para nós.
ResponderEliminarAbraço!
Dúvidas e mais dúvidas!!
ResponderEliminarSou QZP e tenho serviço distribuído para o próximo ano letivo.
Como tinha várias dúvidas tentei entrar na aplicação da candidatura...DACL e não consigo aceder, recebo uma mensagem que diz que "o seu perfil... não permite executar a operação... desejada"
Perante isto e lendo as mensagens que vão chegando,não concorro, verdade?
Obrigada Ricardo pelo apoio, incondicional, que me dado.
Bom dia!
ResponderEliminarEstou pela primeira vez na situação de QA a concorrer a DACL. As minhas incertezas são: posso escolher 5 escolas de Aveiro e 10 de Viseu, por exemplo? Se não houver lugar a colocação ficaremos em listas nominativas para colocação no concelho da escola de provimento ou colocação?
Agradeço esclarecimento e a existência do blog!
Maria: Eu já tinha dado a informação que consta no ponto um deste post num outro post e na sala de chat, inclusivé tambem disse que ja corrigiram na aplicaçao da candidatura. Boa sorte
ResponderEliminarO quê Ricardo??? Mas isto é uma loucura... se eles nem foram indicados para DACL nem podem aceder à aplicação. Ou podem?!
ResponderEliminarE depois as pessoas chateiam-.se porque eu as mando ler as coisas (manual de instruções, avisos, notas, etc)
ResponderEliminarE ainda há outros (tenho uma colega assim QZP) que têm que concorrer obrigatóriamente (vem da mobilidade) e não consegue aceder à aplicação. O agrup diz q não sabe pq, a DGRHE diz q a culpa é do agrup, para enviar email q vão ver o q podem fazer :(
E entretanto o tempo passa...
"atenção - do que li isso só se aplica
ResponderEliminara candidatos de DCE.
Pelo que a informação dada no blog dos prof lusos está incompleta.
Pelo menos é a minha interpretação."
Ricardo, li no educare a propósito deste post.
Olá Ricardo, estive a falar com uma colega no chat, e ela comentou comigo que me poderias ajudar. Tenho um colega meu do grupo 260, que é QZP, no agrupamento onde estivemos a leccionar existiam 2 turmas, com uma media de 8 horas e o director irá recorrer a contratados para leccionar estas horas, mas ouvi dizer que havendo pelo menos uma turma que o professor QZP, poderia ficar nessa escola e não ir a DACL, disseram-me que existe uma circular a explicar este assunto, sabes de algo que em possas ajudar?
ResponderEliminarAna
Olá
ResponderEliminarEstou pela 1ª vez a concorrer a DACL. Alguém me pode esclarecer sobre o nº mínimo de escolas que posso concorrer? Se não houver horario nas escolas a que concorro o que me acontece?
Obrigada
Para Ana
ResponderEliminar2. Os docentes colocados em Destacamento por Ausência da Componente Lectiva e Destacamento por Aproximação à Residência foram colocados em regime de plurianualidade, devendo permanecer na escola de destacamento, desde que subsista componente lectiva. Por componente lectiva, entende-se,no âmbito da manutenção da colocação plurianual, a atribuição de, pelo
menos, a leccionação de uma turma.
in DGRHE - ESCOLAS
APLICAÇÃO INFORMÁTICA DA INDICAÇÃO DA COMPONENTE LECTIVA
NOTA INFORMATIVA
Eu acho que está tudo errado
ResponderEliminarSou DAR sem horário e concorro a Dacl mas Não consigo aceder à aplicação e ninguém atende o telefone na dgrhe nem respondem ao email que enviei. O que devo fazer?
ResponderEliminarOlá Sindicato, muito obrigado pela ajuda, mas sabes qual era o numero da nota informativa, ou onde a poderei ler na integra?
ResponderEliminarOlá. Sou QA e vou concorrer a Dacl, caso não fique em nenhuma das opções colocadas, o que me acontece? Regresso ao meu agrupamento? Alguém sabe?
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarSou QZP e uma vez que não tenho componente lectiva na minha escola actual, vou concorrer a DACL. Alguém me sabe dizer se no ponto 5.1.6 posso manifestar preferências por escolas de outro QZP que não o meu? Caso fique colocado numa dessas escolas (de outro QZP) será que passo a pertencer a esse outro QZP?
Agradeço ajuda.
Para Ana
ResponderEliminarVá a DGRHE, seleccione ESCOLAS.
Em DOCUMENTAÇÂO encontra a Nota Informativa de 15 de Julho.
Caos na colocação de professores
ResponderEliminarhttp://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=25535
"O concurso para os docentes com horário zero termina na sexta-feira, mas a Federação Nacional de Professores (Fenprof) garante que há quem ainda nem sequer tenha conseguido entrar na aplicação informática para concorrer. E alerta para novos atrasos.
ResponderEliminar«É o caos», resume Luís Lobo, dirigente da Fenprof, que denuncia as dúvidas, problemas e falhas informáticas que estão a bloquear o concurso para destacamento de professores com ausência de componente lectiva."
excerto do artigo acima mencionado
Para Sóninha
ResponderEliminarContacte a ESCOLA DE DESTACAMENTO e solicite a verificação da sua situação. Esta Escola é responsável pela abertura da aplicação.
Ver pag.1 em
http://www.dgrhe.min-edu.pt/web/14654/142
"Os docentes de carreira na situação de Destacamento por Aproximação à Residência (DAR) aos quais não seja atribuída componente lectiva para o próximo ano escolar, podem optar por apresentar-se a DACL pela escola onde estão colocados em DAR ou regressar à escola de origem se nesta existir componente lectiva."
Para Jorge,
ResponderEliminarPode concorrer a escolas de outro QZP, mas tem que concorrer a escolas do seu QZP actual também, obrigatoriamente!
Ficando numa escola de outro QZP não passa a pertencer a esse QZP porque este concurso é apenas para suprir as necessidades transitórias intercalares ao concurso interno que houve em 2009/2010 - esta é a minha situação. Pertenço ao QZP de Castelo Branco e como não entrei em QE/QA em 2009 fui a DACL e fiquei numa escola do QZP do Porto. Estou a concorrer novamente a DACL porque fui informada de que não tenho componente lectiva na escola onde tenho estado no QZP do Porto.
Espero ter ajudado :-)
Para Cláudia Lago,
ResponderEliminarAjudou e muito, obrigado.
Boa sorte!
Para Sindicato,
ResponderEliminarObrigado pela ajuda...
Para Cláudia Lago + Jorge:
ResponderEliminarNa verdade, não tem que designar nenhuma escola do QZP de origem, pois o Aviso de Abertura diz que o QZP em DACL é sempre opositor a concurso no QZP de origem. Logo, subentende-se que pode lá ir parar.
Eu, sinceramente, sendo de um QZP que não me interessa, concorri apenas para AE/ENA onde me interessa ficar. Não pus nem o meu QZP de origem, nem os do anexo do aviso de abertura.
Acho que devem pensar bem na situação do vosso grupo de recrutamento e decidir de acordo.
Sputland,
ResponderEliminarMas se não especificar/ordenar escolas do meu QZP de origem, caso lá vá parar posso ficar no local mais longínquo...E o QZP de Castelo Branco tém uma área maior que a distrital.
Obrigada pela sugestão de qualquer forma.
Jorge,
De nada. Boa sorte também. :-)
Para Sputland,
ResponderEliminarComo a Cláudia disse, também irei, evidentemente, especificar as escolas do meu QZP. Caso não o faça poderei "cair" em escolas a 60 Km, quando tenho algumas "ao lado" de casa.
Boa sorte para todos.
Para Maria: O melhor mesmo é confirmar a situação de concurso com a sua escola. À partida se a mensagem que lhe dá quando tenta aceder à aplicação será porque não necessita de concorrer, mas o melhor mesmo é confirmar.
ResponderEliminarPara Lena Rex: Existem situações em que podem aceder mesmo tendo componente lectiva. É um opcional que não se aplica a todos...
ResponderEliminarPara Ana: O colega "Sindicato" já lhe deu a resposta. Existindo colegas do quadro na escola, os horários não podem ser atribuídos a contratados.
ResponderEliminarQuantos às restantes questões, não irei responder, pois as mesmas já foram respondidas por outros colegas. A esses, o meu obrigado.
ResponderEliminarOlá Ricardo, desde já quero dar-te os parabéns por este blog excepcional, onde podemos trocar as nossas ideias é um sitio sempre bastante enriquecedor. Como dizias o colega sindicato foi expecional e ajudou-me, eu já entreguei a nota ao meu colega, mas ele já teve de concorrer em DACL, uma vez que foi informado que não teria horário para este ano, quando na realidade existe pelo menos 2 turmas e querem dar esse horario em contrato escola. É triste, agora o meu colega pode ir para bastante longe, quando está proximo da sua residencia e quando o lugar seria dele. Diz-me Ricardo nesta situação tu uma pessoa tão experiente o que farias, ou como irias reclamar, porque ele está disposto a reclamar como é evidente.
ResponderEliminarPara Ana: Agradeço as palavras simpáticas que me fazes. Relativamente à situação que referes, primeiro terá de ser confirmada aquando da tal oferta de escola ou lista de colocação de contratados no final de Agosto. Confirmando-se essa situação, eu comunicaria a mesma à inspecção geral da educação. Após averiguação dos inspectores, e na eventualidade de se confirmar a "marosca" poderia passar para outra fase.
ResponderEliminarSe achasse que já não teria nada a perder, seguiria para tribunal.
Mas isso sou eu... e eu não sou boa pessoa o suficiente para deixar passar qualquer "entalanço" de forma impune. Até agora, só o fiz uma vez e ainda me ando a remoer com a situação.
Para Ricardo,
ResponderEliminarObrigado pelas tuas palavras, existem poucas pessoas como tu, e muito obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade...
Para Ricardo e Ana
ResponderEliminarTendo em conta o Ponto 8 e 11 da Nota Informativa, o colega em causa deveria contactar JÁ o Director no sentido de ser retirado do concurso de DACL visto saber da existência de, pelo menos, 1 turma à data da indicação.
Caso verifique que poderá não ser atendido, deverá entregar na Escola uma exposição em que refira este facto e transcreva integralmente os pontos acima referidos ficando com cópia, AUTENTICADA PELA ESCOLA, da exposição .
Esta intervenção poderá resolver de imediato o problema evitando males maiores. Caso isto não aconteça, o documento será essencial como comprovativo para futura reclamação.
NOTA INFORMATIVA
"8.Se, até ao final do prazo para a recolha dos horários para as necessidades transitórias, o Director Executivo chegar à conclusão que tem componente lectiva para o docente, poderá aceder a esta aplicação para alterar a informação previamente introduzida (de “NÃO” para “SIM”). Para este efeito, a DGRHE voltará a disponibilizar esta aplicação aquando da recolha dos horários. Ao proceder a essa rectificação, o Director Executivo estará a informar a DGRHE de que o docente deverá ser retirado do concurso de DACL. Nesse segundo momento de disponibilização da aplicação, será possível registar a componente lectiva dos docentes contratados."
"11. Alertam-se os Directores Executivos para a correcta execução dos procedimentos constantes da presente Nota Informativa, sob pena de apuramento de eventuais responsabilidades."
Olá Sindicato, obrigado pela tua ajuda, vou-te colocar esta questao, mas penso que já me estas a esclarecer, mas mesmo assim exponho, face ao prazo para a recolha dos horários para as necessidades transitórias(face ao que diz no texto da nota informativa como tá escrito abaixo)?Isto é se ele depois do dia 26 poderia ter alterado a aplicação, incluindo o facto de os concursos terem sido adiados para o período de 1/08 a 5/08.
ResponderEliminarSeria possivel? Obrigado
Para Ana
ResponderEliminarExactamente. As Escolas vão aceder novamente (algumas delas ainda o estão a fazer) à aplicação e poderão retirar os docentes que indicaram para DACL ao mesmo tempo que indicam os horários para contratados.
No entanto o seu colega, se não obtiver resposta ou mesmo que o Director aceda ao pretendido, deve concorrer a DACL (para poder ser retirado posteriormente).
É importante fazer a reclamação.
Para Sindicato,
ResponderEliminarObrigado mais uma vez pela ajuda e disponibilidade! Mas não existe uma data especifica para ser retirado de DACL? Até meados do corrente mês o poderá fazer não acha? Ele já concorreu a DACL, irá falar com o Director, abordando essencialmente aqueles dois pontos que mencionou na nota informativa, poderá depois haver as "retaliações", tudo é possivel, atribuirem-lhe um horário com funçoes totalmente diferentes do grupo dele, somente para chatearem, mas contra isso nada se poderá fazer...
Para Ana
ResponderEliminarO que a nota informativa diz é que "posteriormente" a DGRHE "voltará a disponibilizar esta aplicação aquando da recolha dos horários". Não diz quando, mas terá de ser brevemente.
Quanto às "retaliações" não deve preocupar-se. O seu colega vai ESCLARECER o Director relativamente à legislação (Aviso de Abertura e Notas Informativas)- não o vai obrigar a fazer nada de ilícito. O seu colega é 1 profissional competente que conhece as normas concursais e que, "de boa fé", está a alertar o seu superior hierárquico para algo que lhe "escapou".
Cumpre, portanto, o dever de informar e reivindica um direito que lhe assiste.
Para Sindicato e Ricardo,
ResponderEliminarDesculpem mais uma vez,
O meu colega foi à escola falar com o director, e alertou-o para a existência da nota informativa. Ele disse-lhe que mesmo sendo um QZP, não estava abrangido pela plurianualidade, o que voçês entendem por plurianualidade? Então invocou que o mandou a concurso a DACL e que não tem horario para ele pelo ponto 2, da nota informativa...2. Os docentes colocados em Destacamento por Ausência da Componente Lectiva e Destacamento por Aproximação à Residência foram colocados em regime de plurianualidade, devendo permanecer na escola de destacamento, desde que subsista componente lectiva. Por componente lectiva, entende-se, no âmbito da manutenção da colocação plurianual, a atribuição de, pelo
menos, a leccionação de uma turma.
2.1. Os docentes de carreira de Quadro de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada colocados em DACL com componente lectiva na escola de provimento e na escola de destacamento podem optar por manter a presente colocação ou regressar à escola de origem;
2.2. Os docentes de carreira de Quadro de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada colocados em DACL sem componente lectiva na escola de destacamento e com componente lectiva na escola de provimento, regressam à escola de provimento não podendo apresentar-se a DACL.
Acham que isto tem algum fundamento?
Para Sindicato e Ricardo,
ResponderEliminarJá tentei enviar um post e não foi publicado....
Caros colegas preciso mais uma vez da vossa ajuda...O meu colega foi falar com o Director, invocando a nota informativa e ele disse-lhe que não lhe podia dar horário, porque não estava colocado em plurianualidade, invocando o ponto 2, que no meu ver se contradiz. Será que me podem ajudar se realmente poderá o director ter ou não razao?
Fico aguardar...
Olá, boa tarde!
ResponderEliminarUm colega de QE foi enviado para DACL, enquanto o Diretor manteve no Grupo disciplinar, com horário, profs de QZP e Destacados. Estes nem foram notificados para concorrer.
Isto é possível, ou legal?
Obrigada
Olá Ricardo, mais uma vez Parabéns pelo excelente serviço que prestas a todos nós. Como julgava não ter que concorrer, agora fiquei um pouco assustada!! Sou QZP colocada numa escola há 2 anos em DACL e na qual me garantiram a manutenção de componente lectiva. Tenho que ir na mesma à aplicação ou é só para QA/QE?? E porquê essa distinção?? Já agora, continuamos sem conseguir, tal como no ano passado, confirmar se o Director nos indicou mesmo na aplicação?? temos que confiar apenas, certo?? Mais uma vez obrigada pelo VERDADEIRO COLEGA que és!!!
ResponderEliminarPara Ana
ResponderEliminarO seu colega foi colocado nesta situação?
Aviso n.º 9514-A/2011, 21 de Abril
Concurso anual com vista ao suprimento das necessidades transitórias de pessoal docente para o ano escolar de 2011 -2012
II — Plurianualidade das colocações
"1 — As colocações obtidas nos concursos realizados para os anos
escolares de 2009 -2010 e de 2010 -2011 obedecem à plurianualidade estipulada no artigo 8.º do Decreto -Lei n.º 20/2006, na redacção dada pelo Decreto -Lei n.º 51/2009."
...
"7 — A plurianualidade das colocações obtidas em 2009 -2010, através dos concursos interno e externo e destacamentos, e em 2010/2011 por destacamentos, mantém -se desde que verificadas as seguintes condições:
a) No agrupamento de escolas ou escola não agrupada de colocação subsista componente lectiva;..."
Se é este o caso, mantem-se o que lhe disse anteriormente.
Bom Dia Sindicato,
ResponderEliminarObrigado, mais uma vez pela sua disponibilidade. Sim ele foi colocado nessa situação. Eu gostaria de lhe enviar a exposição que se fez, e como esta dentro do assunto, gostaria que a visse, caso não seja um abuso, simplesmente para dar a sua opinião. Caso possa enviar um email, para juticha@gmail.com, para lhe poder enviar a exposição. Muito Obrigado