segunda-feira, 11 de julho de 2011

Não suspendem o modelo de ADD? Então, removam uma das suas consequências...

O mais provável é que este modelo de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) não sofra qualquer "intervenção" a esta altura... Os motivos já foram explorados por vários bloggers e assumidos em parte por Pedro Passos Coelho e Nuno Crato. Muitos desses motivos são falacciosos, outros mentirosos, no entanto, existe um ou outro que terá algum fundo de verdade e será nesses que o Governo (e também o Presidente da República) se vai agarrar com "unhas e dentes". Penso que poderá constituir uma estratégia inteligente não enveredar por um confronto que dificilmente poderemos ganhar... 

Classificar o actual Governo PSD/CDS como "mentiroso" ou "traidor" (no que concerne à suspensão deste modelo de ADD - que fique claro que não se trata de uma generalização a outros temas. Pelo menos para já.) é basicamente o mesmo que chamar tó a um porco. É bater no ceguinho... Bem que gostaríamos que este modelo fosse suspenso, mas sejamos realistas: a probabilidade de isso acontecer está bem mais próxima do 0 que do 1. E se este Governo ainda não suspendeu, de forma autónoma, o modelo de ADD, dificilmente o fará segundo proposta do PCP na Assembleia da República.

Assim, e na eventualidade de não suspenderem este modelo de ADD o que poderia ser feito por este Governo para apaziguar as hostes sem prejudicar o "bom desenrolar" (segundo afirmam alguns) deste modelo e do final deste ciclo de avaliação?

A sugestão é simples (vai ao encontro aquilo que tenho explorado neste blogue ao longo das últimas semanas), não prejudica em nada o "bom desenrolar" do modelo de ADD uma vez que permite que o mesmo chegue até ao fim... Ainda por cima, se a sugestão for bem concretizada desmonta com relativa facilidade qualquer argumento que possa ser utilizado a favor da continuidade (ainda que por meses) do actual modelo. E a sugestão é:

Eliminar as consequências em termos de acréscimo de graduação para efeitos do concurso nacional de docentes!

Desta forma, não iriam "estragar" a trabalho feito, os colegas contratados não teriam qualquer problema em questões de renovação de contrato e o problema dos relatórios de auto-avaliação que já foram entregues ficava resolvido. Obviamente que quem ainda não entregou teria de o fazer, mas isso não me aflige nada. Não é difícil concluir que é a possibilidade do bónus na graduação que move (a esta altura - lembrem-se que estamos "congelados") a maioria dos colegas... Contratados ou do quadro.

Se a proposta de lei do PCP relativa à suspensão deste modelo de ADD não "passar" (é o expectável), este partido (ou eventualmente o BE) poderiam avançar com outra proposta no sentido daquela que eu abordei acima. É uma questão a ser pensada pelos elementos destes partidos mas também pelos professores em geral.

43 comentários:

  1. Mas é na sugestão que está o problema. Todos os colegas que conheço (e eu tb) e que pediram aulas assistidas fizeram-no para o MB e EXC. Se agora tirarem essa consequência o que andámos a fazer desde maio até agora???? Trabalhei para subir na graduação não é justo que me tirem essa bonificação por causa de outros que não querem trabalhar mais. É INJUSTO!!! SUSPENDAM O MODELO MAS DEIXEM LÁ ESTAR AS CONSEQUÊNCIAS. Como assim isto já está a acabar para quê estarem a mexer. Para o ano é outro ano.

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  2. E quem lhe disse que trabalhou mais do que outros? Só porque teve aulas assistidas já acha que é melhor professor e que deve subir centenas de lugares nos concursos? E aqueles que tiveram aulas assistidas e não vão conseguir muito bom ou excelente por causa das quotas?

    EXCELENTE sugestão, Ricardo. Agora é só alguém com poder (partidos, sindicatos, etc...) pegarem nela, estudarem-na a aplicarem-na.

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  3. A avaliação não deve contar para graduação enquanto existirem quotas. Aqueles que conseguiram o MB e Ex devem ficar satisfeitos com a sua valorização profissional e nada mais.

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  4. Ricardo
    Isso é o que nós queremos, mas foi prometido por algum dos partidos que está no governo, ou faz parte das ideias do Nuno Crato?
    Sabes, porque também já o fizeste, que há muito que ando a alertar para os problemas da suspensão da ADD. Uma das questões que çevantametne é exactamtne esta questão. Nem no projecto que foi chumbado pelo TC há referência a esta questão.

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  5. Até que enfim que aqui comenta um "Lukas"!
    Estava a ver que não.
    jk

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  6. É o mínimo que se pode desejar!Pelo menos que as consequências deste absurdo modelo não se façam sentir!

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  7. Fogo, chega de classificar os que não entram na quota de incompetentes e calaceiros. Há uma quota meus senhores e quando ficarem fora dela (mesmo sendo o supra sumo da profissão) vão perceber o que isso quer dizer. Até lá vão-se vangloriando com isso.
    Eu trabalhei muito desde Setembro até hoje e sempre foi assim. Para um bom docente não são duas aulas assistidas que dão muito trabalho, mas sim aquilo que todos deveríamos fazer, trabalhar a pensar nos nossos alunos e não em nós.
    Ricardo, mais uma vez, concordo em "género e número" contigo.

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  8. Subscrevo inteiramente a opinião do Ricardo.

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  9. Para Lukas: pela assertividade do teu discurso é fácil de concluir que já terás sido avaliado com uma qualquer avaliação de "topo" e que agora estás com receio de perder a bonificação de 1 ou 2 valores na graduação. Estarei correcto?

    Adiante...

    É importante que compreendas que nem todos têm iguais oportunidades de acederem a essas classificações, não por serem menos competentes, não por serem menos profissionais mas pura e simplesmente porque não terão acesso devido às tais quotas ou então a outros factores mais perniciosos. E isso é uma das injustiças geradas por este modelo que têm de ser eliminadas. Imagina que depois de todo o trabalho que tiveste, te diziam: o colega até é excelente mas não existe quota para si, como tal, terá de se contentar com um Bom.

    E nem vale a pena "esticar" mais esta minha resposta, pois creio ter sido claro.

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  10. Para Advogado do Diabo: Não foi prometido... Sabes bem que não. Mas será que não poderá ocorrer algo nesse sentido? Penso que sim. Basta os partidos proporem.

    E se os argumentos para não terminarem agora com este modelo de ADD poderão ser, no máximo (e estou a ser bonzinho), razoáveis, para não eliminarem as consequências o que é que vão inventar?

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  11. Para Eu: Continuamos com o eterno problema de olhar para o próprio umbigo. Esse é o grande problema da nossa classe.

    Obviamente que não são duas aulas observadas (e com aviso prévio) que tornam um professor melhor ou que deveriam permitir classificá-lo como Muito Bom ou Excelente. Mas é o sistema de avaliação actual. Injusto, pouco claro, permeável a influências, gerador de conflitos e acima de tudo, burocrático.

    Se não o querem suspender, pelo menos eliminem uma das mais terríveis consequências.

    Abraço.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. "A sugestão é simples (vai de encontro aquilo que tenho explorado neste blogue ao longo das últimas semanas..."
    "A sugestão é simples (vai ao encontro daquilo que tenho explorado neste blogue ao longo das últimas semanas..."

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  14. Tem de haver consequências na avaliação, sob pena de esta não servir para nada (como antigamente). Só na nossa profissão é que a idade é um posto.

    Cristina

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  15. Seria absurdo, essa é a única consequência da ADD para contratados. Então avaliavam as pessoas e depois diziam: desculpe, mas não conta para nada, foi só uma brincadeira... não faz sentido.

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  16. aí está mais um exemplo do que o modelo de avaliação trouxe à escola, mais precisamente à classe já de si de relações melindrosas entre pares...os que têm aulas assistidas, 2 e mts vezes apenas 45 min, preparadas ao milimetro, alunos avisados para não respirarem, alunos escolhidos para responderem...sim, não venham cá com coisas... e as outras cento e tal aulas? hum?!
    eu tive aulas assistidas, mas vou agora achar-me melhor que outros colegas e ser egoista? não trabalhei mais para essas aulas do que para as outras não escolhi prepositadamente a turma, se até tive cartraios a agredirem a minha avaliadora e plena aula...
    para mim as aulas assistidas serviram como serviu o estágio: " tens que melhorar aqui e ali, continua a fazer isto e aquilo que está bem...uma opinião de quem supostamente tem um percurso mais experiente que o meu! infelizmente só se trabalha para o mt bom e exc. Quantos de nós não fomos marcados por algum professor que consideramos o máximo de sabedoria e empenho, e esses professores faziam isso por um mt bom??
    e depois há o problema das quotas, isso sim, torna a avaliação muito mais injusta...p exemplo, na minha escola foram 25 contratados para 9 mt bons...onde está uma avaliação justa?

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  17. Sou contratado e este ano pedi aulas assistidas porque infelizmente estava farto de me ver descer centenas de lugares nas listas.
    Este ano terei de certeza o muito bom, tal como teria o ano anterior se solicitasse aulas assistidas (palhaçada). Não terei o excelente porque "não cumpro os requisitos para o excelente" (gostaria de ver todos esses excelentes que por aí andam, com artigos publicados e trabalhos inovadores dignos de figurarem numa base de dados para utilização comum,etc...). Deviam comprovar a seriedade destes colegas e escolas.
    Quanto à anulação da bonificação nas listas de graduação, concordo plenamente, no entanto, deveriam retirar-se as bonificações que foram dadas o ano lectivo anterior, porque existem colegas que este ano ainda não usufruíram da bonificação, vão usufruir agora em Setembro e existem aqueles que só usufruem para o próximo ano lectivo. Num instante se refaziam as listas e ficaria tudo igual.

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  18. O Lukas é que sabe o que é que andou a fazer desde Maio até agora - eu, pessoalmente, trabalhei por uma questão de brio profissional e não pela cenoura do MB e EXC. Se o que está a dizer é que o seu empenho seria menor se não achasse que podia subir na graduação (mesmo que de forma injusta relativamente a outros colegas, mesmo que de forma arbitrária, mesmo que através de floreados que em nada contribuiram para a efectiva aprendizagem dos seus alunos), então tenho a dizer-lhe que me rirei imenso de si e afins quando for preto no branco que as consequências desta avaliação não serão nenhumas no seu futuro profissional. Quanto à sua sugestão de suspender o modelo mas deixar as consequências...isso só revela um capacidade intelectual bastante...insuficiente...

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  19. Professores oportunistas.
    É o que não faltam.
    Lutam uns para outros.
    Outros dizem que lutam e aproveitam-se.

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  20. Qual avaliação? A que é feita por colegas sem formação para isso? Avaliação justa?
    Perguntas de um Relator.

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  21. immortal, e outros que não os Lukas, o(S) avaliado e anónima(s)-Cristinas:
    esqueçam. a sério, esqueçam.
    vocês têm aquela coisa de pensarem no global, pensarem no todo; têm pensamento crítico.
    não vão conseguir manter essa postura muito mais tempo. Não vão conseguir. serão, mais tarde ou mais cedo, triturados pelas laboriosas e esforçadas formigas vermelhas, com todo o seu instinto predador.

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  22. No ano passado tive MB e por falta de cotas a minha nota quantitativa baixou para Bom. Um dos maiores problemas (não é o único) são as cotas!
    MP

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  23. Anónimo- Relator
    Esta gente não quer saber disso. Não lhes interessa nada. É como se tivessem voltado à escola. Sentem-se alunos aplicados. Querem lá saber do "professor"-"relator".É uma inversão de papéis total. Esta merda é tão imbecil que é infantilizante.

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  24. Eu fui sempre fui avaliado e este ano fiz o "caminho das estrelas" ou seja, ter aulas asssistidas e estou completamente de acordo com o Ricardo.


    ACABEM COM ISTO DE UMA VEZ!!

    Para os outros "badamerda"...

    ...Desculpem se vós fiz cair os asteriscos. ********

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  25. concordo plenamente com o immortal.
    Aulas preparadas ao milímetro. Ví alunos serem injustamente maltratados porque se comportaram iguais a sí próprios perante uma aula falsa, despropositada e mal preparada. As coisas não correram como a professora quis e excepcionalmente tinha planeado e os alunos são os culpados.
    Concordo que haja uma avaliação. Temos de "separar o trigo do joio". É profissionalmente inadmissível ver um colega contratado a ganhar 1000€ e a trabalhar a sério (por obrigação ou por brio profissional) e ver colegas (muitos) a ganhar o dobro, a comprometer o trabalho dos mais novos e a esquivar-se do trabalho que é seu por obrigação.
    A avaliação só não é justa porque ninguém se quer comprometer. Deveria passar pelos órgãos de gestão e não pelos pares. Mas deveria ser realizada de forma séria e comprometedora. Não é difícil para um órgão de gestão saber quem trabalha e quem não trabalha.
    Como não tem sido possível, não demora muito e temos uma entidade externa a avaliar os professores. Depois vê-se.

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  26. < É profissionalmente inadmissível ver um colega contratado a ganhar 1000€ e a trabalhar a sério (por obrigação ou por brio profissional) e ver colegas (muitos) a ganhar o dobro, a comprometer o trabalho dos mais novos e a esquivar-se do trabalho que é seu por obrigação.>

    mas é que é mesmo...e preocupam-se em dispensar os contratados para não pagarem mais um mês....

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  27. A diferença entre agora e antes, é que agora os ****** sairam da toca! Talvez por pouco tempo! "Timing" errado! Lembro que o mentor de tal ADD emigrou! Façam como ele!
    Um abraço.

    P.S. Brevemente nos cinemas: "À procura do * perdido"

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  28. Concordo inteiramente que se retirem as consequências... Recordo aos perseguidores do MB e do Excelente que a subida na graduação só se verifica um ano, no ano seguinte voltam ao mm. Aos que comentaram que se adivinham contratados, apenas recordo que com as reconduções se verificam injustiças maiores e que, se se lembram que 2 aulas dirão qual o melhor, quem terá recondução, facilmente perceberão o quão injusto é este modelo (com cotas).
    Quem se preocupa com o para quê da avaliação, aqui vai uma sugestão: Criem-se metas (algumas já as temos...) para todos. A começar pela assiduidade dos docentes, pelos resultados obtidos... E a recompensa será: maiores verbas para essa escola... Que tal? Queria ver qual era a direcção que deixava os colegas "aposentarem-se " antes do tempo.
    Abraço

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  29. http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/07/tres-argumentos-contra-o-efeito-da-add.html

    Um abraço.

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  30. Para Bosão de Higgs: Correcção feita... Obrigado.

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  31. Para Cristina: Obviamente que tem de haver consequência num modelo de avaliação. Como a colega sabe perfeitamente, existem outras consequências para além da que eu referi. Apenas sugeri a remoção de uma.

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  32. Para avaliado: Está errado... Existem outras consequências para os colegas contratados. Para além de avaliado, convém estar informado. :)

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  33. Para immortal: Plenamente de acordo. Uma análise lúcida. Parabéns.

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  34. Para Ana Costa: Infelizmente o Muito Bom e o Excelente acabam por ser (para alguns) os únicos "estimulantes" para uma actuação profissional que deveria ser normal.

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  35. Eu acho que deviam ser removidas TODAS as consequências.

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  36. Por causa dos Lukinhas e dos Lambe-botas é q nós chegámos onde chegámos! Bando de hipócritas, já não os consigo aguentar!

    Obrigada, Ricardo, por lembrares este assundo dos contratados no teu blog. Eu falo assim e sou considerada por muitos colegas excelente no meu trabalho, mas já não posso com esta corja!

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  37. Esta histeria à volta da ADD este ano, ao contrário de me fazer mobilizar todas as energias e raça e garra, e seja lá o que for, e já no seguimento do ano passado, só me desmobilizou, só me angustiou, só me desmotivou, só me enegreceu.
    Sou caso único?

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  38. Penso que os melhores professores não pediram aulas assistidas. Os bons professores querem trabalhar e não brincar ao faz de conta que é esta fantochada. Não há paciência.

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  39. Concordo e até acho que será para breve... ainda antes da votação dos projectos do PCP e BE creio que o governo e o novo ME irão tomar uma posição pública sobre esta matéria justificando a não suspensão (provavelmente a abstenção será a indicação de voto) pelo facto de o ano lectivo estar praticamente terminado, levantando um pouco o véu sobre o próximo modelo e declarando nulos os efeitos desta ADD (embora não suspendendo) o que na prática se resume precisamente aos concursos para contratação.

    Ou seja, não é recuo nem fuga para a frente, mas sim um chegar para o lado… não se suspende a coisa não chateando aqueles que pretendem encaixilhar o diploma de EXCELENTE para pôr junto à lareira e mostrar às visitas, anulam-se os efeitos imediatos e voltam-se as atenções para o que há-de vir… como a prioridade e o interesse não é muito, com jeitinho o assunto só será retomado lá para Janeiro… porque não suspendendo a avaliação reporta até 31 de Dezembro

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  40. Acho que quem passou por um estágio pedagógico, bastante trabalhoso e exigente, noites em branco, sem vida pessoal e familiar, com orientadores com o rei na barriga, a quererem ser "terríficos" só por ser (uma boa forma de ter algum poder...)e depois olhou para o lado e viu colegas de outros grupos, levezinhos e felizes, em amena cavaqueira com os seus orientadores... Sentiu-se injustiçado, nos procedimentos, nos ensinamentos, nas NOTAS!
    Uns orientadores davam notas X, porque nunca tinham dado mais que isso. Outros davam Y (+ alta), porque o mercado de trabalho estava complicado, vamos lá ajudá-los.
    Com esta ADD, muitos vêem-se a viver o mesmo outra vez. É muito semelhante.
    É muito duro olhar para as listas e ver os colegas nascidos depois da década de 80, acima de mim, com notas de curso para cima de 15. Os meus colegas de 15, esses eram mesmo muito bons!

    Sou contratada, não pedi aulas observadas, entreguei o relatório (quando ainda não havia tantos posts em blogues com indicações)e quero é trabalhar.
    Quero lá saber se ganho só 1000€. Quero é trabalhar. Dar aulas, que paixão, que vício entranhado!
    Quero dar aulas, quero sustentar os meus filhos.
    Esta ADD é insuportável simplesmente por se assemelhar ao início da nossa profissão.
    Como profissionais que somos, merecíamos processos mais sérios.

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  41. Lukas:
    que triste testemunho para abrir os comentários a tão nobre post!
    A lista de graduação não é uma lista de valores de mercado...

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  42. Sabem o que eu acho engraçado? É ver pessoas tão irritadas com a perspectiva de não lhes ser contada a avaliação no âmbito da vergonha que é este modelo e pensar se elas aceitariam que uma bonificação deste género fosse dada aos colegas que fizeram mestrados em universidades públicas antes de Bolonha... Isso é que eu gostar de ver estes "defensores" do esforço e do trabalho manifestarem-se se isso acontecesse. Para concluir, acho este modelo uma vergonha e, a não ser suspenso, pelo menos que
    o sejam os seus efeitos no concurso.

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  43. para avaliado (da 1:40)
    e está mesmo a ser uma brincadeira e não só para contratados, só agora é que percebeste?
    senão repara: pelas indicações da dgrhe/dren, quem passa ao 5º escalão a "obrigatoriedade de observação de aulas incide no ciclo imediatamente anterior à progressão" .para mim é 2011-2013.
    Já as tive agora em 2010-2011.
    é só brincadeira...

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