segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mais vale tarde...

No Diário Digital a 26/04/2010: "O Governo reconhece que as provas de recuperação, realizadas pelos alunos que ultrapassam os limites de faltas, são uma "sobrecarga de trabalho" para os professores, "sem que se vislumbre um impacto" na melhoria das aprendizagens e no sucesso escolar.

"[...] o regime da prova de recuperação tem comportado, para os professores, uma sobrecarga de trabalho, sem que se vislumbre um impacto desse esforço na melhoria das aprendizagens e no sucesso escolar dos alunos [...]", lê-se na proposta de lei do Governo de alteração ao Estatuto do Aluno.

Na exposição de motivos, prossegue o Executivo, considera-se que aquele procedimento, introduzido pela anterior ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, constitui "razão de desmotivação", "prejudicando o exercício das funções docentes".

A proposta de lei, a que a Lusa teve acesso, foi aprovada na quinta feira em conselho de ministros e a sua discussão na Assembleia da República estava marcada para quarta feira, mas acabou por ser cancelada devido à greve dos funcionários parlamentares.

As alterações agora propostas ao diploma são justificadas com a necessidade de "aperfeiçoamento", tendo em conta "a experiência entretanto decorrida", segundo a exposição de motivos."

Ver Artigo Completo (Diário Digital)

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Comentário: Espero que o Ministério da Educação tenha aproveitado a "experiência entretanto decorrida" para o novo Estatuto da Carreira Docente e para o novo modelo de avaliação do desempenho. Se (e aqui é um "se", pois não conheço os documentos aprovados no Conselho de Ministros) mantiveram aquilo que constava das últimas propostas digo-vos que ainda não aproveitaram em pleno "a experiência entretanto decorrida", pois mantiveram muito do "processo", mudando apenas uma ou outra designação, acrescentando aqui e tirando acolá e colocando filtros que não existiam em substituição de outros que desapareceram. Saldo final da alteração? É positivo? É negativo? Atrevo-me a pensar que poderá ser qualquer das opções... Depende.
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8 comentários:

  1. Tudo o que ouvi sobre a alteração ao Estatuto do Aluno passava por dar autonomia às escolas para proceder ou não à realização das referidas provas.

    Não me consta mais nenhuma alteração relevante.

    Portanto, não te fies muito em qualquer coisa mais substantiva.

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  2. Pois, parece-me (e aqui tu tens bem mais informação útil que eu) que nada de substancial irá aparecer.

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  3. Vislumbro uma operação de cosmética que mascarará, mais uma vez, a falta de assiduidade injustificada.
    Pelo que li e ouvi, deverá sair algo que permita não ser por faltas que "os meninos" reprovem.
    Das duas umas, ou vamos voltar à figura do "professor privado" dos séculos passados, ou então vai ser descortinado um modo de aprendizagem por telepatia! E claro, teremos sempre os autodidactas!
    Ou eu me engano ou vai ser mais um Estatuto do Aluno que terá como horizonte as tão faladas estatísticas!
    Um abraço.

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  4. Hum, onde é que já ouvi este tipo de discurso? Quem é que eles querem enganar desta vez?
    Isto só tem tendência a piorar...

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  5. PARTICIPAÇÃO DISCIPLINAR MUITO GRAVE:


    > Professora agredida: Leonídia Marinho
    >
    > Grupo Disciplinar: 10º B - Filosofia
    >
    > Agressor:
    >
    >
    >
    > Contextualização:
    >
    >
    >
    > Dia vinte e seis de Março de 2010. Último dia de aulas. Às 14 horas
    > dirigi-me à sala 15 no Pavilhão A para dar a aula de Área de
    > Integração à turma 10º DG do Curso Profissional de Design Gráfico.
    > Propus aos alunos a ida à exposição no Polivalente e à Feira do Livro,
    > actividades a decorrer no âmbito dos dias da ESE. A grande maioria dos
    > elementos da turma concordou, com excepção de três ou quatro elementos
    > que queriam permanecer dentro da sala de aula sozinhos. Deixar que os
    > alunos fiquem sozinhos na sala de aula sem a presença do professor é
    > algo que não está previsto no Regulamento Interno da Escola pelo que,
    > perante a resistência dos alunos que não manifestavam qualquer
    > interesse nas actividades supracitadas decidi que ficaríamos todos na
    > sala com a seguinte tarefa: cada aluno deveria produzir um texto
    > subordinado ao tema "A socialização" o qual me deveria ser entregue no
    > final da aula. Será preciso dizer qual a reacção dos alunos? Apenas
    > poderei afirmar que os alunos desta turma resistem sempre pela
    > negativa a qualquer trabalho porque a escola é, na sua perspectiva, um
    > espaço de divertimento mais do que um espaço de trabalho. Digamos que
    > é uma Escola a fingir onde TUDO É PERMITIDO!
    > É muito fácil não ter problemas com os alunos. Basta concordar com
    > eles e obedecer aos seus caprichos. Esta não é, para mim, uma solução
    > apaziguadora do meu estado de espírito. Antes pelo contrário. A
    > seriedade é uma bússola que sempre me orientou mas tenho que
    > confessar, não raras vezes, sinto imensas dificuldades em estimular o
    > apetite pelo saber a alunos que têm por este um desprezo absoluto. As
    > generalizações são abusivas. Neste caso, não se trata de uma
    > generalização abusiva mas de uma verdade inquestionável. Permitam-me
    > um desabafo: os Cursos Profissionais são o maior embuste da actual
    > Política Educativa. Acabar com estes cursos? Não me parece a solução.
    > Alterem-se as regras.
    >
    >
    >
    > Factos ocorridos na sala de aula:
    >
    >
    >
    > Primeiro Facto: Dei início à aula não sem antes solicitar aos alunos
    > que se acomodassem nos seus lugares. Todos o fizeram exceptuando o
    > aluno ***********, que fez questão de se sentar em cima da mesa com a
    > intenção manifesta de boicotar a aula e de desafiar a autoridade da
    > professora.
    >
    > Dei ordem ao aluno para que se sentasse devidamente e este fez questão
    > de que eu o olhasse com atenção para verificar que ele, ***********,
    > já estava efectivamente sentado e ainda que eu não concordasse com a
    > sua forma peculiar de se sentar no contexto de sala de aula, seria
    > assim que ele continuaria: sentado em cima da mesa. Por três vezes
    > insisti para que o aluno se acomodasse correctamente e por três vezes
    > o aluno resistiu a esta ordem.
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    > Reacção da maioria dos elementos da turma: Risada geral.
    >
    > Reacção do aluno *********: Olhar de agradecimento dirigido aos
    > colegas porque afinal a sua "ousadia" foi reconhecida e aplaudida.
    >
    > Reacção da professora: sensação de impotência e quebra súbita da auto-estima.



    (continua)

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  6. > Senti este primeiro momento de desautorização como uma forma que o
    > aluno, instalado na sua arrogância, encontrou de me tentar humilhar
    > para não se sentir humilhado.
    >
    > Como diria Gandhi, "O que mais me impressiona nos fracos, é que eles
    > precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes..."
    >
    > Saliento que neste primeiro momento da aula a humilhação não me
    > atingiu a alma embora essa fosse manifestamente a intenção do aluno.
    >
    >
    >
    > Segundo Facto: Dei ordem de expulsão da sala de aula ao aluno
    > **********, com falta disciplinar. O aluno recusou sair da sala e
    > manteve-se sentado em cima da mesa com uma postura de "herói" que
    > nenhum professor tem o direito de derrubar sob pena de ter que assumir
    > as consequências físicas que a imposição da sua autoridade poderá
    > acarretar.
    >
    > Nem sempre um professor age ou reage da forma mais correcta quando é
    > confrontado com situações de indisciplina na sala de aula. Deveria eu
    > saber fazê-lo? Talvez! Afinal, a normalização da indisciplina é um
    > facto que ninguém poderá negar. Deveria ter chamado o Director da
    > Escola para expulsar o aluno da sala de aula? Talvez...mas não o fiz.
    > Tenho a certeza de que se tivesse sido essa a minha opção a minha
    > fragilidade ficaria mais exposta e doravante a minha autoridade
    > ficaria arruinada.
    >
    > Dirigi-me ao aluno e conduzi-o eu própria, pelo braço, até à porta
    > para que abandonasse a sala. O aluno afastou-me com violência e fez
    > questão de se despedir de uma forma tremendamente singular: colocou os
    > seus dedos na boca e em jeito de despedida absolutamente desprezível,
    > atirou-me um beijo que fez questão de me acertar na face com a palma
    > da mão. Dito de uma forma muito simples e SEM VERGONHA: Fui vítima de
    > agressão. Pela primeira vez em aproximadamente vinte anos de serviço.
    >
    > Intensidade Física da agressão: Média (sem marcas).
    >
    > Intensidade Psicológica e Moral da agressão: Muito Forte.
    >
    > Reacção dos alunos: Riso Nervoso.
    >
    > Reacção do aluno **********: Ódio visível no olhar.
    >
    > Reacção da professora: Humilhação.
    >
    > Ainda que eu saiba que a humilhação é fruto da arrogância e que os
    > arrogantes nada mais são do que pessoas com complexos de
    > inferioridade que usam a humilhação para não serem humilhados, o que
    > eu senti no momento da agressão foi uma espécie de visita tão incómoda
    > quanto desesperante. Acreditem: a visita da humilhação não é nada
    > agradável e só quem já a sentiu na alma pode compreender a minha
    > linguagem.


    (Continua)

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  7. Terceiro Facto: O aluno preparava-se para fugir da sala depois de me
    > ter agredido e, conforme o Regulamento Interno determina, todos os
    > alunos que são expulsos da sala de aula terão que ser conduzidos até
    > ao GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Para o efeito,
    > chamei, sem êxito, a funcionária do Pavilhão A, que não me conseguiu
    > ouvir por se encontrar no rés-do-chão. Enquanto tal, não larguei o
    > aluno para que ele não fugisse da escola (embora lhe fosse difícil
    > fazê-lo porque os portões da escola estão fechados).
    >
    > Mais uma vez, o aluno agrediu-me, desta vez, com maior violência,
    > sacudindo-me os braços para se libertar e depois de conseguir o seu
    > objectivo, começou a imitar os movimentos típicos de um pugilista para
    > me intimidar. Esta situação ocorreu já fora da sala de aula, no
    > corredor do último piso do Pavilhão A.
    >
    > Reacção dos alunos (que entretanto saíram da sala para assistir à cena
    > lamentável de humilhação de uma professora no exercício das suas
    > funções): Risada geral.
    >
    > Reacção do aluno ********: Entregou-se à funcionária que entretanto se
    > apercebeu da ocorrência.
    >
    > Reacção da Professora: Revolta e Dor contidas que só o olhar de um
    > aluno mais atento ou mais sensível conseguiria descodificar. Porque,
    > acreditem: dei a aula no tempo que me restou com uma máscara de
    > coragem que só caiu quando a aula terminou e sem que nenhum aluno se
    > apercebesse. Entretanto, a funcionária bateu à porta para me informar
    > que o aluno queria entrar na aula para me pedir desculpa pelo seu
    > comportamento "exemplar".
    >
    > Diz-se que um pedido de desculpas engrandece as partes: quem o pede e
    > quem o aceita. Não aceitei este pedido por considerar que, fazendo-o,
    > estaria a pactuar com um sistema em que os professores são
    > constantemente diabolizados, desprestigiados e ameaçados na sua
    > integridade física e moral. Em última análise, a liberdade não se
    > aliena. O aluno escolheu o seu comportamento. O aluno deverá assumir
    > as consequências do comportamento que escolheu e deverá responder por
    > ele. É preciso PUNIR quem deve ser punido. E punir em conformidade com
    > a gravidade de cada situação. A situação relatada é muito grave e
    > deverá ser punida severamente. Sou suspeita por estar a propor uma
    > pena severa? Não! Estou simplesmente a pedir que se faça justiça.
    >
    > Vamos ser sérios. Vamos ser solidários. Vamos lutar por uma Escola Decente.
    >
    > Ps: Este caso já foi participado na Polícia e seguirá para Tribunal.
    >
    > Ermesinde, 30 de Março de 2010
    >
    >
    >
    > A Professora _________________________
    >
    >
    >
    > Temos todos de acabar com esta palhaçada. Repassem, pode ser que
    > chegue ao nosso adorável e competente primeiro!!!

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  8. Filipe, também recebi esse mail e encaminhei para os meus contactos, mas não acredito que isto vá melhorar, pelo contrário, tenho receio de que isto seja muito mais frequente do que os casos que são publicados.

    Cumprimentos

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