sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Nota informativa da DRELVT (avaliação do desempenho).

Chegou hoje às escolas sob a alçada da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) uma nota informativa relativa à avaliação do desempenho do pessoal docente. Segue-se o documento (cedido pelo "Advogado do Diabo") e que confirma muito do que já tem sido abordado neste blogue, ou seja, enquanto não for vertido para "lei" o resultado do acordo assinado no início de Janeiro, mantém-se o regime simplificado estabelecido no Decreto Regulamentar n.º 1-A/2009. Se assim é para a DRELVT também será para as restantes DRE´s.

Este "regime transitório" aplica-se às seguintes 3 tipologias de docentes:

1) Colegas contratados - para efeitos de renovação de contrato, concurso ou ingresso na carreira;
2) Colegas que necessitem de avaliação intercalar para efeitos de progressão - de acordo com a alínea b, do n.º 6, do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 270/2009;
3) Colegas que no anterior ciclo de avaliação obtiveram "Regular" ou "Insuficiente".

Nota: Cliquem na imagem para ampliar.

19 comentários:

  1. Sim, confirmo que chegou também às Escolas cá em baixo. E não vejo em que é que o acordo aliviará esses procedimentos. O que vejo é cada vez mais pessoas a apercberem-se que o acordo beneficiou exclusivamente docentes que exercem no sindicato e professores bachareis. Isto é, vejo um sentimento generalizado de descrença em relação ao acordo. No fundo as pessoas sentem que foram enganadas.

    ResponderEliminar
  2. A DREN também já enviou.

    Anita

    ResponderEliminar
  3. Na minha escola houve uma reunião do sindicato (SPZN). Conclusões da reunião para os contratados (que por acaso eram todos os presentes):
    - Vai mesmo haver concurso em 2011
    - A avalição de Muito Bom ou Excelente para contratados não tem qualquer consequência. Mesmo a do ano lectivo anterior.
    - A Sra. Ministra fez um pedido para que se faça um real levantamento das necessidades permanentes

    Anita

    ResponderEliminar
  4. Na minha escola houve uma reunião do sindicato (SPZN). Conclusões da reunião para os contratados (que por acaso eram todos os presentes):
    - Vai mesmo haver concurso em 2011
    - A avalição de Muito Bom ou Excelente para contratados não tem qualquer consequência. Mesmo a do ano lectivo anterior.
    - A Sra. Ministra fez um pedido para que se faça um real levantamento das necessidades permanentes

    Anita

    ResponderEliminar
  5. Confirmo a informação, pertenço à DREC.

    O meu director já encaminhou para os nossos mails

    boa sorte a todos.

    Ricardo, desculpa ser anónima.

    Marta910

    ResponderEliminar
  6. Anita e Marta910

    Para evitarem o Anónimo disse... no topo, basta da próxima vez clicarem dis Nome/URL (em baixo) e escreverem depois à frente o vosso nick ;)

    ResponderEliminar
  7. * clicarem onde se diz (que gralha irritante)

    ResponderEliminar
  8. Bem, pelos vistos esta nota informativa foi nacional.

    Mesmo sendo de prever o desfecho, considero importante que finalmente apareça algo a esclarecer o que fazer e como fazer em questões de avaliação.

    Obrigado a todos pela confirmação.

    ResponderEliminar
  9. Ricardo

    Quando tiveres um tempinho (não é piada ;), juro) e se tiveres curiosidade, passa os olhos pela proposta que adapta à RAM o 270/2009 (que refiro aqui: http://profslusos.blogspot.com/2010/02/para-descontrair.html) e vê se és capaz de descobrir as diferenças relativamente a retroactividade. Se se confirmar o que corre por aqui, eu logo vos dou a solução da charada... Para já vou fazer como é prática do HzoLio, limitar-me a deixar a pulga atrás da orelha ;).

    ResponderEliminar
  10. Será que para os contratados não haverá consequências na graduação? Eu espero bem que não, mas na verdade isso já consta no DL 51/2009 e esse é o que está em prática para os concursos. Se isso não for alterado por um novo DL não será assim tão fácil...Era bom que fosse...

    ResponderEliminar
  11. Pare EU
    POis ainda não percebi se os contratados vão ser ou não benefíciados na graduação por terem tido MB ou EX. SE o que conta é o que está na lei em vigor, então, os contratados têm mesmo que pedir aulas assistidas para não serem ultrapassados por outros.

    ResponderEliminar
  12. Cilinha, mesmo pedindo aulas assistidas só 25% dos contratados é que têm essas notas por causa das quotas. Ter aulas assistidas não é factor suficiente para subir em flecha na graduação.
    Já para não falar que cada escola escolhe o seu factor de desempate e por isso podemos nunca chegar a entrar na quota.
    Não quero ultrapassar ninguém nem ser ultrapassada, mas acho lamentável que com um sistema de quotas possamos correr o risco de descer em queda livre quando já somos dos primeiros da lista de contratados... lamentável mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Eu, eu sei que os contratados também estão sujeitos a quotas e que pedir aulas assistidas não determina a atribuição das menções de MB e EX. Mas sei também que há sempre chicos espertos que, sabendo que os outros não pedem aulas assistidas, pedem-nas, acabando por serem beneficiados como foram no ano passado.

    ResponderEliminar
  14. Pois, mas no agrupamento onde estava os chico espertos foram o dobro do que a quota permitia... Conclusão, só metade é que entrou e os outros ficaram a perceber que de nada lhes valeu e que afinal quota significa "passagem limitada". Enfim, este assunto até me dá náuseas e agora vai recomeçar tudo outra vez... A começar pelos objectivos...

    ResponderEliminar
  15. "ADD" – De novo em exibição numa sala perto de si!
    - Eh! Calma lá! E o acordo?
    - Acordo? Acordo, só se for o ortográfico!

    ResponderEliminar
  16. Mas alguém acredita em acordos? Só os há quando é para nos "tramar" a vida. Este intervalo de descanso foi só mais uma estratégia com vários objectivos políticos e parece-me que foram completamente atingidos. Mais uma vitória para o governo.

    ResponderEliminar
  17. Mas os contratados podem ou não continuar a optar por não ter aulas assistidas?

    ResponderEliminar
  18. Pois é...quem continua a ser lixado são sempre os CONTRATADOS...

    ResponderEliminar