domingo, 30 de agosto de 2009

E para quem quer mais do mesmo...

Para quem quer mais do mesmo, deixo de seguida o programa eleitoral do PS, relativo aos professores (página 50). Se estiverem dispostos a ler todas as propostas do PS, relativas à Educação (inseridas do capitulo "Conhecimento e Cultura"), é só avançar até à página 47. Avancem, mas se possível acompanhados com umas pastilhas "Rennie"... A azia é garantida!

Não irei fazer grandes comentários àquilo que abaixo coloco, caso contrário teria de utilizar (de forma intensiva e ostensiva) o sarcasmo e a ironia para desmontar de forma individual cada uma das alíneas abaixo referidas... Boa leitura.

"Valorizar o trabalho e a profissão docente:

a) Acompanhar e avaliar a aplicação do Estatuto da Carreira Docente, no quadro de processos negociais com as organizações representativas dos professores e educadores, valorizando princípios essenciais como a avaliação de desempenho, a valorização do mérito e a atribuição de maiores responsabilidades aos docentes mais qualificados;
b) Acompanhar e monitorizar a aplicação, pelas escolas, do segundo ciclo de avaliação do desempenho profissional de docentes e, no quadro de negociações com as organizações representativas, garantir o futuro de uma avaliação efectiva, que produza consequências, premeie os melhores desempenhos, se realize nas escolas e incida sobre as diferentes dimensões do trabalho dos professores;
c) Promover programas específicos para a formação dos directores das escolas e dos professores com funções de avaliação;
d) Prosseguir o reforço da autoridade dos professores na escola e na sala de aula, e o reforço das competências e do poder de decisão dos directores na imposição da disciplina, na gestão e resolução de conflitos e na garantia de ambientes de segurança, respeito e trabalho nos estabelecimentos de ensino;
e) Desenvolver os programas de formação inicial e contínua para a docência, com incidência especial nas competências utilizadas em sala de aula, designadamente na capacitação científica e didáctica e integrando a formação contínua em programas expressamente dirigidos à melhoria das aprendizagens, nomeadamente em português, matemática, ciências experimentais, inglês e TIC;
f) Promover o reforço das escolas em recursos profissionais que permitam a criação de equipas multidisciplinares adequadas ao apoio à actividade docente e à integração dos alunos e das famílias, nomeadamente no domínio da orientação vocacional, do apoio e trabalho social, na mediação; promover, ainda, o reforço de quadros especializados na gestão e manutenção dos equipamentos técnicos."


Não resisto a escrever isto: Se o PS pretende "prosseguir o reforço da autoridade dos professores na escola e na sala de aula" da forma como o tem feito até agora, preparem bem esse «corpinho», pois as notícias de agressões a professores não serão semanais, mas sim diárias!

5 comentários:

  1. Ricardo adoro este blogue. sou um Dacl colocado na minha primeira opção.Graças a si consegui superar toda a contra informaçao dos sindicatos relativamente a este concurso... E foi imensa como sabe.
    Concordo inteiramente com o conteúdo deste poste.
    Felicidades na nova escola.Tudo de bom.
    Ritinha

    ResponderEliminar
  2. Ricardo adoro este blogue. sou um Dacl colocado na minha primeira opção.Graças a si consegui superar toda a contra informaçao dos sindicatos relativamente a este concurso... E foi imensa como sabe.
    Concordo inteiramente com o conteúdo deste poste.
    Felicidades na nova escola.Tudo de bom.
    Ritinha

    ResponderEliminar
  3. Acho esta imagem bastante elucidativa. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  4. Os sindicatos são mesmo uns "malandros"!!! Com tanta contra informação sobre este concurso, ainda bem que existe um blogue capaz de orientar e ajudar os professores.
    Relativamente ao programa eleitoral do PS para a Educação adorei o título do capítulo "Conhecimento e Cultura" e como não me apetece ter azia fiquei apenas pelo título.
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. "Programa eleitoral do PS"

    Associado à imagem só pode ser mesmo um forte laxante de lavagem intestinal.

    ResponderEliminar