terça-feira, 10 de março de 2009

O «atraso» no Concurso de Docentes 2009.

O stress é grande, bem sei. Gostava de vos poder dar respostas, mas a verdade é que desconheço os motivos deste atraso nos concursos. Daquilo que pude concluir em visitas a outros blogues e fóruns de professores, as hipóteses justificativas deste atraso são quatro:

(a) Utilização, por parte do Ministério da Educação, de um «crivo» de malha excessivamente reduzida, para o apuramento de vagas.
(b) Resolução do imbróglio das vagas recorde anunciadas pelo secretário de estado;
(c) Recolha e tratamento das reacções relativas à «fuga» das vagas provisórias da DREN;
(d) Procedimentos relativos ao concurso para as escolas TEIP.

Não sei se será alguma das hipóteses acima referidas, no entanto, eu tenho a minha própria opinião sobre este tema. Uma opinião bem ligeira e que não deve ser levada a sério. Bem… Para ser sincero, não deve ser levada a sério de todo. Eh eh eh…

Acho que o verdadeiro motivo deste atraso, aponta num sentido bem mais profundo e merecedor de toda a nossa atenção. Por aquilo que pude apurar (mais uma daquelas «fugas» oportunas), existem fortes divergências entre os 3 principais elementos do Ministério da Educação. Divergências graves, e todas elas relativas à bolsa (de recrutamento):

- A M. L. Rodrigues insiste num tecido de padrão Burberry, para que a opinião pública (e alguns professores) fique mais satisfeita. Também falou numa bolsa «Cavalinho», mas reconheceu que teria de se alterar a designação;
- J. Pedreira quer que se utilizem cristais Swarovski, para que quando a luz incida não se consigam ver os docentes que estão lá dentro;
- V. Lemos, aconselha sarapilheira encaracolada por ser mais forte e aguentar com mais professores.

Já tentaram fazer um memorando de entendimento entre eles, mas apenas concordam num aspecto: O nó da bolsa tem de ser feito bem na base.

Nota: A segunda parte deste post, claramente ficcionada, deveria constar no meu outro blogue, no entanto, a falta de tempo leva-me a colocar insanidades aqui mesmo. Não levem a mal…

3 comentários:

  1. Eu subscrevo a sua tese, Ricardo. ehehehehe
    rita

    ResponderEliminar
  2. FANTÁSTICO! Imaginação é o que não te falta. Continua assim que vais no bom caminho. AH AH AH AH AH

    ResponderEliminar