quarta-feira, 14 de maio de 2008

Diploma do CDS-PP para maior autonomia das escolas chumbado à esquerda.

No sítio da RTP a 14/05/2008: "O projecto de lei do CDS-PP sobre autonomia das escolas foi hoje rejeitado no Parlamento, num debate em que o Governo acabou por ser também criticado devido à aprovação recente do regime de gestão escolar.
(...)
No debate, o PS e o Governo socialista foram duramente criticados, quer à esquerda quer à direita, pela aprovação, na semana passada em conselho de ministros, do diploma do Governo que estabelece o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos de ensino".

O PSD criticou o Governo por não levar o diploma a uma discussão mais alargada no Parlamento, e anunciou a entrega de um pedido de apreciação parlamentar do decreto-lei, tal como o PCP.

O deputado do PSD Pedro Duarte afirmou que os sociais-democratas estão "do lado da liberdade de escolha para as famílias" contra a "formatação do ensino e o preconceito", criticando a "cultura de facilitismo, anti-chumbo, anti-exigência e anti-avaliação" do Governo.
(...)
Para Ana Drago, a "estratégia de governação do PS" na Educação "está a preparar o terreno" para que no futuro modelos como o proposto pelo CDS sejam concretizados.
(...)
O diploma "cumpre o prometido na gestão mas a autonomia foi deixada pelo caminho", criticou, considerando que "o centralismo" do ministério da Educação e "medidas facilitistas e laxistas é que dão cabo da reputação da escola do Estado".(...)"

Ver Artigo Completo (RTP)

------------------------
Comentário: Como seria de prever, o diploma do CDS, foi rejeitado. Quanto ao novo regime de autonomia, administração e gestão: O PSD não deveria ficar surpreendido com a falta de discussão deste diploma. Até agora, e no que concerne a diplomas provenientes do Ministério da Educação, a discussão tem sido praticamente nula. Não vou elaborar considerações sobre as intervenções dos restantes elementos referidos nesta notícia, no entanto, peço-vos que reflictam na intervenção (implicita) de Ana Drago.
------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário