segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Concursos de professores estão a decorrer com normalidade.

No site da Ministério da Educação a 06/08/2007: "A Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) salienta a normalidade com que estão a decorrer os concursos de docentes, tanto para colocação nas escolas como o relativo ao acesso à categoria de professor titular.

Sobre o calendário do primeiro daqueles concursos, pormenoriza que a definição do calendário de concurso de professores tem em conta dois factores fundamentais.

O primeiro destes é a matrícula dos alunos e a constituição de turmas nas escolas, para que estas possam saber quais as necessidade de recursos humanos para o ano seguinte, e o segundo a necessidade de disponibilizar esta informação aos docentes, logo que possível, para que aqueles que não têm serviço na sua escola possam concorrer tão cedo quanto possível e poderem entrar de férias.

Desta forma, a calendarização do concurso para os dias 1 a 7 de Agosto possibilita assim que os docentes concorram o mais cedo possível, para que possam entrar de férias.

A propósito, a DGRHE esclarece que este procedimento e estas razões foram apresentados às organizações sindicais na reunião realizada em 31 de Julho último, tendo estas, de forma unânime, dito que quanto mais cedo o concurso se realizasse tanto melhor.

Acresce que a DGRHE recebeu solicitações de variadíssimos docentes e escolas para que os concursos se realizassem o mais cedo possível.

Convém, de igual modo frisar que o concurso de docentes deste ano se destina apenas aos docentes que em 2006 não obtiveram uma colocação por três anos.

Isto é, desde Agosto de 2006 que a generalidade dos docentes está colocada por três anos e, portanto, tem a sua situação definida.

Apenas concorrem em 2007 aqueles que, devido à variação do número de matrículas de alunos, não obtiveram uma colocação por três anos e que são, portanto, uma minoria.

Até ao momento o concurso tem decorrido com toda a normalidade, como o prova o número de docentes que já se apresentaram.

Quanto ao concurso de acesso à categoria de professor titular, esclarece-se que o acesso a documentos de análise curricular, do próprio ou de terceiros, tem que ser solicitado por requerimento a dirigir ao júri – como em qualquer concurso.

Foi isto que muitos docentes fizeram.

Para facilitar todo este procedimento, a DGRHE facilitou este acesso através de uma aplicação electrónica.

Os pedidos efectuados, quer por requerimento formal, quer por via electrónica, são analisados e a documentação é, posteriormente, facultada ao candidato.

Por fim, a DGRHE rejeita as tentativas de criação de instabilidade e ansiedade entre os docentes, através do recurso a falsidades e mentiras, como o propalado despedimento de cinco mil professores, confundindo o ano lectivo de 2006/07 com o próximo e a redução de contratados com situações de despedimento."

Ver Artigo Completo (ME)

------------------------
Ao ler este artigo no site do Ministério da Educação até me deu vontade de chorar! A preocupação do ME no nosso bem-estar é enternecedor... Tudo isto num "ambiente" de normalidade e com um "clima" de suspeição relativamente aos sindicatos. Definitivamente... a culpa é do "aquecimento global" na cabeça de certos governantes. Acho que estamos mesmo a necessitar de um "Protocolo de Quioto" para ver se paramos este "El Niño" de mentiras!
-----------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário