quarta-feira, 25 de julho de 2007

FNE: projecto de avaliação dos professores é "insatisfatório".

No Público de 25/07/2007: "A Federação Nacional da Educação (FNE) acusou hoje o ministério da tutela de apresentar um projecto de avaliação de professores "insatisfatório", no final de um encontro com José Manuel Baptista, o representante do secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, sobre o Estatuto da Carreira Docente.

João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, disse que o projecto "não tem em linha de conta" a diversificação de estratégias dos docentes para melhorarem a aprendizagem dos alunos, o que leva a que o professor fique "dependente de variáveis que lhe são exteriores".

"O professor é chamado a definir os objectivos de uma turma que desconhece no início do ano lectivo e que assenta sobre os resultados finais escolares dos alunos", lembrou.

O descontentamento da FNE prende-se com as fichas de avaliação apresentadas esta manhã pelo ministério — que serão conhecidas na totalidade só em Setembro — e que assentarão "em dados meramente estatísticos, tais como os resultados dos alunos, o níveis de assiduidade do professor, entre outros".

Dias da Silva considerou que "este é um modelo essencialmente burocrático que assenta numa multiplicação de fichas que têm que ser preenchidas num curto espaço de tempo por um conjunto de intervenientes no processo de avaliação".

A FNE e o ministério estarão em negociações durante o mês de Setembro, sendo que a federação promete apresentar propostas de alteração."

Ver Artigo Completo (Público)

1 comentário:

  1. Também sou professor contratado. Descobri o teu blog, só para te dar os meus parabéns por espaço tão interessante. Vou passar por aqui muitas vezes.
    Abraço da Alma.

    ResponderEliminar