segunda-feira, 12 de março de 2012

Milhões de diferença


Comentário: Na altura em que a "Parque Escolar" foi gerada no "útero" da então Ministra da Educação, Maria de Lurdes Reis Rodrigues, já se adivinhava uma qualquer perturbação do espetro do autismo económico. Passados 5 anos a polémica estalou e agora debatem-se os valores de desvio orçamental e os descalabros nas instalações e equipamentos.

Até hoje apenas tive oportunidade de visitar uma escola intervencionada pela "Parque Escolar" e considerei demasiado luxo para um local de trabalho. Não sei se as restantes também serão assim, mas fica a curiosidade. Quanto aos milhões de euros gastos e os eventuais desvios orçamentais, não sei quem terá razão mas a partir de um determinado valor orçamental sei bem que não há castigo.

7 comentários:

  1. Esta Milú, o Sócrates e os restantes coveiros do País deveriam ser julgados em tribunal! Cavaco fez bem em alertar o Povo para os graves incumprimentos da Lei. É pena que fujam e acabem por passar incólumes.

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  2. Cavaco que foi dez anos primeiro ministro não tem nada a ver com o actual estado do país, portanto...

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  3. Observou o sistema de ar forçado? Que no nosso país não se pode abrir janelas...
    Viu os átrios tipo ópera de Paris? Todo o orçamento da eletricidade seria gasto no seu aquecimento...
    Viu os corredores com tnata lâmpada que até encadeam? Na escola da minha filha, desligaram uma lâmpada em duas. Os alunos andam na penumbra Já lhe propis arranjar um capacete de mineiro... também os deve haver femininos... e a quantidade de gabinetes (queixávamo-nos, mas caramba, também não eram preciso duas ou três salas de professores por escola...)
    Foi à grande e a portuguesa...
    E já viu algum centro escolar?
    Outro mimo.
    Até doi ver as barbaridades que foram feitas, mais uma vez.

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  4. ´Chegámos ao ponto que, por mera cegueira e por uma alienação que ainda não se percebeu bem, vemos criticas, num blog de professores, à "excessiva" qualidade da requalificação das escolas. Se não fosse tão triste e lamentável era simplesmente ridiculo. Ao que chegou a alienação de alguns professores...

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  5. Para Ricardo Montes:
    Tem graça que ainda hoje pensei no mesmo. Encontro-me numa escola intervencionada pela Parque Escolar e é notório o excesso de Luxo e gastos associados.

    Para Dias Santos:
    Eu concordo com o Ricardo, porque não estamos a reclamar das melhores condições, o comentário vai direcionado para o excesso elevado ao quadrado, que se verifica, especialmente em gastos que não se justificam. Posso falar especificamente da escola onde estudei e já dei aulas durante 3 anos. Era uma escola com otimas condições, muito bem cuidada, que tinha sujo sujeita a obras recentemente, com laboratórios muito bons... Muito melhor do que muitas outras escolas por onde andei. O que aconteceu a esta escola? Foi totalmente demolida! Quando anunciaram esta intervenção nesta escola eu nem queria acreditar.
    Deixemo-nos cá de conversas, o país está como está, as famílias portuguesas passam por momentos de aflição,... e estas obras acontecem.

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  6. Pois é. e entretanto, há escolas eb 2,3, mesmo ao lado, onde chove nas salas, os quadros eletricos não aguentam computadores, o sistema de esgotos não funciona...só para mencionar alguns dos problemas. E todos os anos perdem alunos para os novos hotéis de luxo :)
    Quanto a capacidade de planificação das autoridades públicas no país estamos conversado.

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  7. Ricardo,
    como concordo consigo!
    trabalho num centro escolar, embora não seja da parque escolar.
    mehoraram as condições porque o edifício é novo, mas a distribuição e organização do espaço estão notoriamente mal feitas.
    não parecem terem tido em conta aspetos como sustentabilidade (é só para os salários!!!), eficiência energética, conforto termico (e espacial...), luminosidade e etc. até a disposição das geringonças eletrónicas tem criado problemas... há um quadro de giz, um quadro interativo e um quadro branco, tudo na mesma parede. como o quadro interativo tem uma largura um pouco superior, os alunos da direita da sala não veem o quadro do lado esquerdo, os alunos do lado esquerdo não veem o da direita. temos de escrever tudo duas vezes. aqui não há lutas partidárias: à direita e à esquerda.
    mentes pensantes, é assim.

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