quinta-feira, 12 de março de 2020

Covid-19 e o encerramento das escolas


Comentário: Ao contrário do que muitos anunciavam ontem, a previsão de que as escolas iriam ser encerradas a partir da próxima semana não era assim tão certa... Ontem a diretora geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa, acabou por anunciar que o "encerramento de escolas será decidido caso a caso".

Hoje teremos um Conselho de Ministros onde é expectável que se valide aquilo que foi ontem anunciado, tendo em conta que o nosso Primeiro Ministro sempre disse que iria seguir as orientações técnicas resultantes da reunião de ontem. Espero estar errado... 

É uma decisão que me custa compreender de um ponto de saúde pública, e que estou certo que será alvo de julgamento num futuro bem próximo. Sempre quero ver se esta situação vai continuar a ser recebida com tanta serenidade, quando começarem a surgir as primeiras notícias de mortes, resultantes do Covid-19. E posso estar bem enganado, mas não faltará muito tempo para que tenhamos notícias menos positivas.

Se estou preocupado? Muito... O adiamento por mais alguns dias / semanas de uma decisão que me parece inevitável, levará a um aumento do número de pessoas infetadas, e isso não pode ser desculpabilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário