sexta-feira, 24 de maio de 2019

O simulador do faseamento e as informações que são necessárias para o compreender

O simulador das progressões que a equipa do Blog DeAr Lindo elaborou (AQUI) é uma ferramenta relevante, mas que deve estar suportada na compreensão de tudo aquilo que lhe está subjacente, como por exemplo: 

a) a data em que ingressaram no atual escalão;
b) saber que entre 01/01/2008 e 31/12/2010 a carreira esteve descongelada (não se esqueçam - se progrediram neste intervalo de tempo - de contabilizar o tempo remanescente desde a entrada no escalão até 31 de dezembro de 2010);
c) a data em que a nossa carreira descongelou (1 de janeiro de 2018);
d) a duração do vosso escalão atual (4 anos para todos os escalões, à exceção do 5.º que são 2 anos);
e) a necessidade de terem aulas observadas (no caso do acesso aos 3.º e 5.º escalões) e o tempo para as formalidades que lhe estão subjacentes;
f) a eventualidade de o escalão seguinte (no caso do acesso aos 5.º e 7.º escalões) implicar vagas (e como tal, a forma de "escapar" às mesmas, obtendo "Muito Bom" ou "Excelente");
g) a data em que a totalidade dos 2 anos, 9 meses e 18 dias serão devolvidos (concretizada no escalão para o qual vocês progridam a partir de 1 de janeiro de 2019);
h) as datas em que será repartido o faseamento e respetivo número de dias (no caso, 340 dias a 1/6/2019, 339 dias a 1/6/2020 e 339 dias a 1/6/2021). 

Tendo presentes estas informações (entre outras) e recorrendo ao simulador em causa (AQUI), poderão conseguir perceber, o que de facto, será melhor para cada um de vocês. E mesmo assim, julgo não estar a exagerar, quando afirmo que não tomem para já a decisão, tendo em conta que temos mais de um mês para entregar o requerimento pela opção do faseamento. Temos tempo... A conclusão de um ano letivo já é suficientemente complicada e cansativa, para que nos estejamos a preocupar com algo que não é imediato.

O meu conselho: procurem recolher as informações relativas à vossa situação particular (e para isso, podem questionar na secretaria das vossas escolas), façam a simulação e aguardem por eventuais esclarecimentos adicionais. Entretanto, tenho a certeza que irão tomar uma decisão e agir em conformidade.

Deixo-vos ainda com o meu caso específico, para perceberem que para mim é vantajoso o faseamento, tendo em consideração que me encontro no 3.º escalão (desde 17/05/2010 e graças a um mestrado, senão ainda estaria no 2.º escalão) e que sem o faseamento seria posicionado no 4.º escalão a 14/05/2021. Optando pelo faseamento e com a primeira tranche do mesmo serei posicionado no 4.º escalão a 01/06/2020. Se repararem, para o 5.º escalão é indiferente... No meu caso, não tenho qualquer dúvida sobre a decisão a tomar, mesmo tendo em conta alguma divergência (de 2 ou 3 dias) entre as contas que fiz manualmente e este simulador.




6 comentários:

  1. O faseamento também me é vantajoso. Contudo, como vou para o 3º escalão necessito de aulas observadas. Como não se contava com o faseamento só recentemente as solicitei. Assim, estou na expetativa de vir alguma informação para estes casos. Se for possível ajudarem-me agradeço.
    Raquel

    ResponderEliminar
  2. O meu problema é semelhante ao do colega unknown. Como estava tudo, só progredia para o 3o escalão em Janeiro de 2022,pelo que não podia pedir aulas assistidas este ano letivo (as aulas assistidas têm de ser num dos 2 anos anteriores à progressão). Mas agora com o faseamento, progrido em Junho de 2020,logo teria de ter este ano aulas assistidas. Se não pedir o faseamento progrido um ano mais tarde, possivelmente posso pedir aulas assistidas, mas as diferenças são enormes e sou mt prejudicado.
    O que fazer????

    ResponderEliminar
  3. O que são os "dias excedentes"??
    Obrigada pelo vosso excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana. Imagine que tem 1500 dias de tempo, e para progressão precisa apenas de 1460. Os sobrantes, contam para a progressão seguinte.

      Ricardo. Mais uma vez, um post de excelência! Claro! Infelizmente ninguém se preocupa em reunir os dados que lhe dizem respeito. Eu acrescento, guardem os recibos de vencimentos todos ou declaração/extrato anual de remunarações. Verificar todos os anos as faltas registadas. Depois não estranhem quando forem para a aposentação os mapas não baterem certo e entretanto os serviços não existem, documentação sabe-se lá onde para, porque já estaremos nas autarquias... etc etc.

      Eliminar
  4. Olá. Fui reposicionada este ano. Posso utilizar o simulador? No meu caso passaria para o 3°escalão em Maio de 2020 e já tive as aulas assistidas. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Passei para o 8º em 2020 Janeiro com a ajuda do 1.º faseado. Quando torno a subir de escalão, faltando o 2 e 3.º faseamento? Obrigado

    ResponderEliminar