terça-feira, 5 de junho de 2018

Eis as reações dos partidos à intransigência governamental


Comentário: Estamos perante uma fase decisiva para a devolução daquilo que nos foi furtado em termos de tempo de serviço. Muitos poderiam afirmar que as reações dos partidos à intransigência do Governo era algo expectável, mas a mim surpreenderam-me em toda a linha... BE, PCP, CDS e PSD demonstraram apoio à revolta dos professores e esta é uma situação que devemos capitalizar de forma inteligente.

Fica o resumo (retirado da notícia acima) das reações dos partidos, para mais fácil compreensão:

- BE: "O Bloco de Esquerda (BE) quer ouvir com urgência o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no Parlamento para esclarecer a decisão sobre a contagem do tempo de serviço dos professores, que o partido considera reprovável e inaceitável";

- PCP: "Condenamos esta reacção do Governo e o caminho tem que ser o da contabilização. O PCP está a tomar uma medida concreta: 15 de Junho, um debate sobre a organização do início do próximo ano lectivo, as carreiras e os concursos dos professores";

- CDS: "Depois ter aprovado no Orçamento do Estado uma abertura para determinar o tempo e a forma como ia ser calculado o descongelamento, depois de o PS aprovar um projecto de resolução dos Verdes a dizer que todo o tempo seria contado (...), o ministro que disse que defenderia radicalmente os professores é o mesmo ministro que retira a proposta em cima da mesa";

- PSD: "Este governo, depois de criar expectativas relativamente à contagem de tempo e reposições, discrimina os professores em relação aos restantes funcionários públicos. O descongelamento das carreiras não é igual para todos. O tempo para os professores conta de forma diferente", criticam os sociais-democratas".

Escusado será dizer que agora, e mais do que nunca, é importante que a Iniciativa Legislativa de Cidadãos para a recuperação de todo o tempo de serviço (AQUI), atinja as 20 000 assinaturas, uma vez que com tanta declaração partidária no sentido da defesa da contagem de todo tempo do serviço "congelado", não me parece congruente que chumbem a proposta que dela consta.

1 comentário:

  1. Pergunto...
    Para que serve este Ministro da Educação senão diz uma palavra? (Nem a favor, nem contra. Enfim...)
    Porque é que este Ministro da Educação aparece mais ao lado do Desporto do da Educação? (Ontem (05-06-2018) viu-se ao lado do Primeiro Ministro para se despedir da seleção, mas ele não é Ministro de Desporto, pois não, ou é?)
    Sendo ele MINISTRO DA EDUCAÇÃO, porque não aparece ele ao lado dos professores (e não de jogadores)? (No atual contexto, ficava-lhe bem "cumprimentar" os professores e não os jogadores, embora os jogadores também mereçam, mas "Cada macaco no seu galho.")

    ResponderEliminar