quarta-feira, 12 de abril de 2017

Esclarecimentos relativos à manifestação de preferências para o concurso interno (professores QZP)

Tal como já havia referido, não entrei na plataforma SIGRHE nem o irei fazer durante a presente semana, no entanto, não sou imune às dúvidas que vou lendo nos poucos momentos em que acedo à internet (no caso, depois de jantar e durante aproximadamente 1 hora).

Assim, e no que concerne às quatro possibilidades na manifestação de preferências para os colegas do Quadro de Zona Pedagógica que pretendem concorrer ao concurso interno (e não... a mobilidade interna não é nesta fase, portanto relaxem quanto a isso), o esclarecimento encontra-se no próprio manual (página 31).


Traduzindo: 

(a) A opção "Quadro Zona Pedagógica para provimento QZP" é a opção que devem selecionar se quiserem mudar de QZP, isto é, se pertencem atualmente ao QZP 1 e pretendem mudar para o QZP 2, é esta a opção que devem selecionar;

(b) A opção "Quadro Zona Pedagógica para provimento AE/ENA" é a opção que devem selecionar se pretenderem  concorrer aos Quadros de Agrupamento de Escolas (AE) ou Escola não Agrupada (ENA) de um determinado QZP, mas não querem estar com o "trabalho" de as organizar por preferências, deixando que o software o faça de acordo com o estipulado na lei;

(c) A opção "Concelho" é a opção que devem selecionar se querem concorrer aos AE/ENA de um determinado concelho, optando por deixar que o software as organize de acordo com o estipulado na lei;

(d) A opção "Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada" é a opção que devem ser escolhida quando pretenderem concorrer a códigos específicos de AE/ENA, de acordo com uma ordem que vocês estipularam.

28 comentários:

  1. Boa noite,tenho uma dúvida, eu sou QZP da Madeira e pretendo mudar para o continente. Será que posso por a opção de quadros de escolas e de concelhos ou só posso colocar a opção Qzp? Já não concorro para o continente há 8 anos. Quero concorrer apenas para o Qzp 1 mas gostava de ordenar os concelhos. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, sou qzp e gostaria de saber se posso só concorrer a algumas escolas para vincular (QA) ou ao concorrer estou obrigatoriamente (independentemente da opção que faça) a concorrer a todas as escolas do meu qzp? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode concorrer só a algumas escolas.

      Eliminar
    2. Obrigada. E sabe onde posso ver essa informação? É que na legislação o ponto 3 do artigo 9 foi revogado (daí a minha dúvida). Obrigada

      Eliminar
    3. Não foi só o 3 que foi revogado... o ponto 5 também tem agora um conteúdo diferente.
      Por acaso já sabe se é possível concorrer apenas a alguns Agrupamentos ou teremos de concorrer a todo o QZP?

      Eliminar
    4. Anónimo abril 13, 2017 11:13 da manhã

      Pode concorrer só a algumas escolas.

      Eliminar
  3. Boa noite.
    Enganei-me a colocar o tempo de serviço.
    Esse é um campo que vai estar disponível no aperfeiçoamento?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá para corrigir visto este item ir ser considerado invalido pelo agrupamento que validar a candidatura.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Sou QZP mas pretendo concorrer a QA. O que coloco no campo 4.1 ? Transferência de quadro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu coloquei transferência de quadro.

      Eliminar
    2. Obrigada! Já consegui falar com a DGAE e de facto, é transferencia de quadro. Boa sorte!

      Eliminar
    3. É transferência de quadro.

      Eliminar
  5. Olá colegas,
    Entrei na palataforma dos concursos e logo me surgiu uma dúvida:
    Sou QZP e tenho o meu processo na escola X (escola onde obtive colocação a nivel nacional há 3 anos atrás), mas estou destacada por MPD na escola y.
    Qual é a minha escola de provimento, aquela onde está o meu processo ou aquela onde realmente estou, presentemente, a exercer funções?
    Obrigada,...se alguém me puder esclarecer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escola de colocação de um Qzp-q é o meu caso- é aquela onde estivemos pela última vez colocadas por concurso antes da mobilidade por doença. Informação dada no Cat da Dgae e no sindicato.


      Eliminar
    2. Estou na mesma situação e também liguei para o CAT e responderam de igual forma.

      Eliminar
    3. Muito obrigada!!
      Estes concursos, em eduquês, com variaçoes anuais
      deixam-me doida.
      Boa sorte para todos!

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, sou docente no ensino superior, poderei concorrer?, é a primeira vez e estou um pouco perdida... bem haja

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, Ricardo sou QA mas a 300 km de casa, e já no último concurso surgiu me esta dúvida: Acha que valerá correr o risco de concorrer para efetivar em QZP? Obrigada. E mais uma vez obrigada pelo vossa ajuda.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde, Ricardo.
    Sou QZP e estive estes 2 últimos anos colocado, com horário completo, através da Mobilidade Interna. Posso, neste Concurso Interno, concorrer apenas aos Agrupamentos de Escolas que me interessarem?
    Obrigado!!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde!
    Sou QA. Na manifestação de preferências, qual o número mínimo e/ou máximo de códigos de agrupamento que posso indicar? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  11. No período de reclamações/desistências os candidatos do concurso interno podem desistir de algumas preferências manifestadas: códigos de escolas/agrupamentos, concelhos ou qzps?

    ResponderEliminar
  12. Gostaria da confirmação sobre se um qzp é obrigado a concorrer a todo o seu qzp na mobilidade interna. Parece me que é o que se depreende do n.2 do art. 29 do Dec lei e do n.4 do art.9.Esta duvida suscita se me porque me parece que no ultimo comcurso isso não aconteceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No último concurso interno (2015) os docentes de qzp não estavam a concurso às escolas do seu QZP. Na concurso de mobilidade interna desse ano (2015), os docentes de qzp estavam a concurso a todas escolas do seu qzp, colocassem ou não os códigos das escolas do seu qzp no boletim. Neste concurso (mobilidade interna) com tem a vindo a ser habitual, os docentes de qzp podem colocar em primeiro lugar escolas fora do seu qzp.

      Eliminar
  13. Ou seja:terão de concorrer a todo o seu qzp, mas colocando outras preferências antes dessa obrigatoriedade?

    ResponderEliminar
  14. Ricardo preciso da tua ajuda. Em 2015 entrei pela norma travão, e quando fiquei colocado na MI fiz permuta com um colega. A minha questão é a seguinte, nesta candidatura que escola coloco ? A que estou agora ou a resultante das listas de colocação de há dois anos?

    ResponderEliminar
  15. na mobilidade interna antecipada existe máximos e mínimos para concorrer a QA/QE? É NECESSÁRIO COLOCAR UM MÍNIMO DE UM QA de outro QZP?

    oBRIGADO

    ResponderEliminar