segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A eterna polémica...


Comentário: Em boa verdade poderemos estar perante uma violação do princípio de igualdade, no entanto, é necessário ter em atenção que os critérios que definem a obtenção de colocação numa vaga em escolas públicas e em escolas privadas com contrato de associação não são os mesmos. 

Se formos para um concurso de colocação por graduação sem olhar à forma como a mesma foi obtida (como defende a FNE...), não nos podemos esquecer que quem conseguiu nestes últimos tempos colocação no privado com contrato de associação, sairá beneficiado em detrimento daqueles que não o conseguiram (e aos que conseguiram no público mas de forma parcial), porque não tinham amigos ou família com alguma influência. E sim... Eu sei que poderão existir professores a lecionar no privado por mérito próprio, mas infelizmente não é isso que quem lá está admite que tenha acontecido. Conheço imensos colegas do privado e tenho outros tantos amigos que conhecem quem conseguiu dar aulas no privado, e só conheço uma situação de emprego por mérito próprio. Mas como é óbvio, o meu universo de conhecimentos é reduzido e abrange pouco mais do que a zona norte do nosso país.

Importa ainda não esquecer que as situações de acréscimo "manhoso" de anos de serviço (e de graduação, obviamente) não é algo que se restrinja apenas ao ensino privado... Recordo que as colocações obtidas nas escolas públicas através de critérios "manhosos" (nomeadamente nas Bolsas de Contratação de Escola), também geraram ultrapassagens e a base das mesmas não andou muito longe daquilo que aparentemente é concretizado em termos de seleção nas escolas privadas. Volto a afirmar que não podemos fechar apenas os olhos ao que vem de "fora".

1 comentário:

  1. Nunca haverá qualquer violação do principio de igualdade, simplesmente porque nunca foram sujeitos ao mesmo concursos, nem as mesmas condições de acesso, independentemente de todo o resto.
    Mesmos direitos, só para quem teve os mesmo deveres.
    Duvido é que esse mesmo principio tenha existido aquando da "colocação" na escola privada, mesmo entre os que "puderam" concorrer.

    ResponderEliminar