quarta-feira, 27 de julho de 2016

Mobilidade interna 2016/2017 para docentes colocados por Mobilidade Interna - 1.ª prioridade - no ano letivo de 2015/2016

Tal como no post anterior relativo à Mobilidade por Doença (aqui), também a Mobilidade Interna (MI) encontra situações diferentes para quem pertence aos QA/QE e para quem pertence a um QZP. Deste modo, e mais uma vez, com base nesta nota informativa convém esclarecer o seguinte:

1. Docentes de carreira do quadro de agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas (QA/QE):

1.1. Os docentes QA/QE que obtiveram colocação por concurso até ao final do primeiro período, em horário anual, mantêm a colocação obtida de modo a garantir a continuidade pedagógica desde que subsista um mínimo de 6 horas de componente letiva (CL), conforme estipula o n.º 4 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor, caso tenham exercido funções nesse AE/ENA; 

Tradução: QA/QE com pelo menos 6h CL na escola de colocação > mantém colocação na escola de colocação


1.2. Os docentes referidos no ponto anterior podem optar por regressar ao AE/ENA de provimento quando neste surja disponibilidade de horário letivo com um mínimo de 6 horas e o docente manifeste, na aplicação da candidatura a mobilidade interna, interesse em regressar, conforme previsto no n.º 5 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor. 

Tradução: QA/QE com pelo menos 6h CL nas escolas de colocação e de provimento > pode optar pelo regresso à escola de provimento


1.2.1 No caso de docentes colocados em 2015/2016, enquadrados pelo n.º 4 do art.º 28.º, aos quais tenha sido atribuída componente letiva tanto no AE/ENA de provimento como no AE/ENA de colocação, a sua colocação para 2016/2017 será na escola de provimento caso declarem optar por querer regressar ao lugar de provimento.


1.2.2. Os docentes colocados em 2015/2016, enquadrados pelo n.º 4 do art.º 28.º, aos quais tenha sido atribuída componente letiva no AE/ENA de provimento e não tenha sido atribuída componente letiva no AE/ENA de colocação, caso declarem optar por querer regressar ao lugar de provimento, como não têm componente letiva no AE/ENA de colocação, podem apresentar-se a concurso na 2ª prioridade (alínea b) do n.º 1 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor). No caso de não obter colocação, o docente fica no AE/ENA de provimento em 2016/2017.

Tradução: QA/QE com pelo menos 6h CL na escola de provimento e sem componente letiva na escola de colocação > se optarem pelo regresso à escola de provimento > podem concorrer à MI em 2.ª prioridade


1.2.3. Os docentes colocados em 2015/2016, enquadrados pelo n.º 4 do art.º 28.º, aos quais não tenha sido atribuída componente letiva no AE/ENA de provimento mas que mantenham a componente letiva no AE/ENA de colocação, independentemente de terem optado por querer regressar ou não ao lugar de provimento, mantém-se na escola de colocação no ano 2016/2017

Tradução: QA/QE sem pelo menos 6h CL na escola de provimento e com componente letiva na escola de colocação > mantêm-se na escola de colocação


1.2.4. Os docentes colocados em 2015/2016, enquadrados pelo n.º 4 do art.º 28.º, aos quais não tenha sido atribuída componente letiva no AE/ENA de provimento, nem no AE/ENA de colocação, devem ser obrigatoriamente candidatos a Mobilidade Interna, na 1ª prioridade, podendo igualmente apresentar candidatura na 2ª prioridade (alínea b) do n.º 1 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor). 

Tradução: QA/QE sem pelo menos 6h CL na escola de provimento e na escola de colocação > obrigatória a ida a concurso de Mobilidade Interna em 1.ª prioridade > opcionalmente ida a concurso à Mobilidade Interna em 2.ª prioridade

Neste caso, o candidato: 
 caso declare querer regressar ao lugar de provimento, manter-se-á a concurso até obter colocação ou será retirado por atribuição de componente letiva/horário pelo AE/ENA de provimento; 
 caso declare não querer regressar ao lugar de provimento, manter-se-á a concurso até obter colocação ou será retirado por atribuição de componente letiva/horário pelo AE/ENA de colocação.



2. Docentes de carreira do quadro de Zona Pedagógica (QZP):

2.1. Os docentes QZP que obtiveram colocação por concurso até ao final do primeiro período, em horário anual, mantêm a colocação obtida de modo a garantir a continuidade pedagógica desde que subsista um mínimo de 6 horas de componente letiva, conforme estipula o n.º 4 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor, caso tenham exercido funções nesse AE/ENA; 

2.2. Os docentes abrangidos pelo ponto anterior que tenham sido indicados na aplicação “Indicação de Componente Letiva (ICL)” como não tendo componente letiva atribuída são obrigatoriamente candidatos a Mobilidade Interna, na 1ª prioridade, podendo posteriormente ser retirados por atribuição de componente letiva/horário, quando da ICL2. 

2.3. Os docentes QZP, não abrangidos pelo n.º 4 do art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor, são obrigatoriamente candidatos a Mobilidade Interna, na 1ª prioridade (alínea a) do n.º 1 art.º 28.º do DL n.º 132/2012, na redação em vigor). 


---------------------------------- 

Nota: embora já tenha colocado o esclarecimento que se segue em posts anteriores, como sei que muitos de vocês vêm cá ter pelo Facebook ou por pesquisa no Google e não porque acompanhem diariamente o que escrevo no blogue, opto por repetir.

Tal como em anos anteriores, subsistem dúvidas relativamente à escola de colocação versus escola de provimento, como tal, fica um pequeno esclarecimento: 

Escola de colocação é a escola onde se encontram atualmente a lecionar (por 1.ª prioridade na Mobilidade Interna - antigo "destacamento por ausência de componente letiva" ou por 2.ª prioridade - antiga "aproximação à residência") e escola de provimento é a escola a cujo quadro pertencem.

14 comentários:

  1. Boa tarde

    Um QA com componente letiva pode concorrer à mobilidade interna?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer induzir em erro, sim, no entanto se tiverem as 6horas lectivas, concorre em 2a prioridade.

      Eliminar
  2. Bom dia. Sou professora do QA tendo ficado colocada o ano passado em MI. Pretendo regressar à escola de provimento. Tenho CL completa nas duas escolas. Posso fazê-lo? Se sim, o que terei que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando aceder ao seu concurso na plataforma SIGRHE poderá manifestar a intenção de regressar à sua escola de provimento.

      Eliminar
  3. Boa Tarde! Fiquei QZP o ano passado, fui informada que não teria 6 horas letivas para o próximo ano letivo, pelo que terei que concorrer agora. Poderei concorrer em 1ªprioridade, certo? E como é que se sabe as vagas de cada agrupamento? Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabe a não ser que conheça lá alguém. Está a concorrer às cegas!!!!

      Eliminar
    2. Só pode concorrer em primeira prioridade... E quanto às vagas, o colega "anónimo" já lhe respondeu.

      Eliminar
  4. Bom dia, sou QZP de carreira e fui informada pela minha escola de colocação, ontem, que não teria pelo menos as tais 6 horas pelo que vou concorrer. Agora a questão é a seguinte: posso concorrer a escolas de um QZP que não seja o meu, certo? mas APENAS UM OUTRO ou posso concorrer para OUTROS?
    Outra questão que se prende com esta é depois na ordenação das minhas prioridades vão colocar-me primeiro em escolas do meu QZP ou respeitar a minha ordem de prioridades mesmo que a primeira, ou eventualmente a segunda e terceira (etc) escolas preferidas sejam escolas de outros QZP que não o meu?
    Antecipadamente grata por um esclarecimento
    Filipa NUnes Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode concorrer a escolas de outros QZP, desde que algures no seu concurso (pode ser no final) coloque as do seu... Quanto à segunda questão, irão obedecer à sua manifestação de prioridade, independentemente do QZP.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    Sou QZP e fui informada de que tenho horário na escola onde estou, contudo, se for à plataforma do concurso, posso mudar a minha situação e concorrer como não tendo horário.Como esta situação não está de acordo com a legislação que diz que o professor tendo pelo menos 6 horas não concorre, gostaria de saber se posso ou não concorrer? Se o devo fazer? E caso concorra e não fique colocada vou garantir o horário que a escola, neste momento, diz que eu tenho ou perco o direito a esse horário?
    Há poucos anos, um professor na minha situação nem sequer podia aceder à plataforma, agora a situação é dúbia, pois até pode alterar a sua situação!!!! Vamos de mal a pior!!!!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite! Sou professora de QZP-05. Em 2015/16, na Mobilidade Interna, fui colocada numa escola do QZP-01.
    A minha questão é a seguinte:
    Na aplicação, no ponto 2.2.3 devo assinalar o QZP de origem (05) ou o QZP (01), ao qual pertence a escola onde fui colocada e onde iniciei funções a 1 de setembro?

    ResponderEliminar
  7. BOA NOITE.
    Após várias tentativas no que concerne ao preenchimento do concurso esta é sempre a mensagem que aparece e não me deixa avançar para as preferências.
    Qual será o erro...?
    Obrigado.
    AVISO
    O acesso ao separador das preferências só é disponilizado após finalizar etapas anteriores.
    Para o efeito deve aceder ao separador "Candidatura" e clicar no botão "Graduações".

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Sou QZP, grupo 240. Tenho que concorrer em MI na 1ª prioridade por falta de 6 horas letivas. Pretendia mudar de grupo e concorrer apenas para esse novo grupo, deixando o grupo 240. É isso possível?

    ResponderEliminar