segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Se tivesse de arriscar uma data...

... para a publicitação das listas de colocação diria hoje. E quando me refiro às listas de colocação, refiro-me obviamente não só às relativas à mobilidade interna e contratação inicial / reserva de recrutamento. Não consigo conceber que estas listas sejam publicitadas em dias diferentes, pois os atrasos já são demasiados.

No entanto, e pelos motivos que já apresentei neste post (relativos aos prazos de aceitação e apresentação) existe ainda a possibilidade de esta publicitação poder ocorrer até 3.ª feira, sem que o MEC perca a compostura da "normalidade".

Se jogarmos com as datas de início possível para este ano letivo (ou seja, 11 a 15 de setembro) e os limites de aceitação e apresentação (no caso de aceitação no concurso de contratação inicial e mobilidade interna o prazo é de 48 horas - dois dias úteis - seguintes à publicitação da lista de colocação e na apresentação, 72 horas após a respetiva colocação) as listas poderão ser publicitadas até 3.ª feira (9 de setembro), pois partindo do prazo limite de 72 horas para apresentação a mesma poderá ser feita até 6.ª feira próxima (ou seja, 12 de setembro), o que permitirá ao MEC continuar a afirmar a tal "normalidade". Seria uma "normalidade" mais complicada de explicar, mas existirá sempre o argumento de que a maioria das escolas e agrupamentos de escolas, apenas irá iniciar nesse dias as suas atividades letivas.

Obviamente que ainda podemos ponderar a publicitação das listas de colocação na 4.ª feira (10 de setembro), no entanto, tal data implicaria que os colegas que se apresentem na data limite (próxima 2.ª feira - 15 de setembro), comecem imediatamente a dar aulas. Nesse caso, seria mais complicado para o MEC alegar "normalidade", mas com Nuno Crato tudo é possível.

Resta-nos esperar e... desesperar. Bem sei que costumo defender que "quanto mais tarde, melhor" para o caso de publicitação de listas, no entanto, admito que até para mim, este atraso ultrapassou as minhas piores expectativas.

8 comentários:

  1. É mesmo para nos enlouquecer :(

    ResponderEliminar
  2. Palpita-me que não será antes de 4f devido aos prazos das rescisões

    ResponderEliminar
  3. Terça é dia 9.
    Convém alterar só para não criar confusão :-)

    ResponderEliminar
  4. As 72 h não são 'úteis', pois não? Saia na 4f, 5f ou 6f a apresentação será sempre, o mais tardar, dia 15, 2f. Certo?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia a todos. E já agora para quando uma previsão de ofertas de escola para Técnicos Especializados?

    ResponderEliminar
  6. Para contribuir para “a coesão territorial e para a fixação de jovens qualificados no interior do país”, o Governo criou 1.000 vagas para bolsas de 1.500 euros para a mobilidade de estudantes do ensino superior público continental.

    Destas, atribuiu ao Instituto Politécnico de Santarém 75 vagas, e ao Instituto Politécnico de Tomar 80 vagas, ou seja, no Distrito de Santarém, contíguo ao de Lisboa, o Governo atribuiu 155 vagas.

    Uma das questões que se coloca, é se a cidade de Santarém, capital do distrito, que dista cerca de 60 km da cidade de Lisboa, integra parte do território continental desabitado e abandonado que esta medida aparenta visar? Ou, ao invés, não será este, mais um caso que só as teias da política explicam? Como é o caso da existência de 2 Institutos Politécnicos num mesmo distrito, caso único no país, e ainda por cima, a poucos km da sua capital.

    Por outro lado, será que o úbere Ribatejo, que num mesmo distrito – o de Santarém – averba 15,5 % destas 1.000 vagas, integra o Portugal profundo, desabitado e ao abandono?

    http://www.ionline.pt/artigos/portugal/bolsas-1500-euros-mil-alunos-queiram-tirar-cursos-no-interior

    ResponderEliminar
  7. Colegas! As candidaturas já estão validadas?

    ResponderEliminar