terça-feira, 9 de setembro de 2014

Palavra de Crato

Crato garante que serão "zero" os professores na mobilidade especial 

Comentário: De acordo com Nuno Crato, "em Fevereiro de 2015, quando entrar em vigor para a Educação, nenhum professor dos quadros vai passar à mobilidade especial". Ainda de acordo com a mesma notícia:

"Objectivo que Nuno Crato garante que "será atingido até ao final deste mês, após as primeiras reservas de recrutamento". Com os resultados dos concursos "amanhã [hoje] verão que os 2.185 professores com ausência de componente lectiva, no ano passado por esta altura, serão reduzidos a menos de metade" reforçou o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida. Redução que, acrescentou, "ainda não tem em conta os horários que vão ficar livres pelos professores que vão rescindir" e que vão ser preenchidos "em primeira prioridade" pelos docentes com horário zero".

Traduzindo: Ainda vamos ter mais confusão nestes concursos! Se as listas de colocação forem realmente publicitadas hoje, e como o prazo para aceitar a rescisão termina amanhã é certo que vão ocorrer mexidas nas colocações. Não consigo conceber como é possível afirmarem que estamos perante "normalidade", quando é absolutamente óbvio que de normalidade nada existe nestes concursos.

3 comentários:

  1. Para contribuir para “a coesão territorial e para a fixação de jovens qualificados no interior do país”, o Governo criou 1.000 vagas, no ensino superior público continental, para bolsas de 1.500 euros para a mobilidade de estudantes.
    Destas, atribuiu ao Instituto Politécnico de Santarém 75 vagas, e ao Instituto Politécnico de Tomar 80 vagas, ou seja, no Distrito de Santarém, contíguo ao de Lisboa, o Governo atribuiu 155 vagas.
    Uma das questões que se coloca, é se a cidade de Santarém, capital do distrito, que dista cerca de 60 km da cidade de Lisboa, integra parte do território continental desabitado e abandonado que esta medida aparenta visar?
    Ou, se ao invés, não será este mais um dos casos que só as teias da política explicam.
    Como é o caso da existência de 2 Institutos Politécnicos num mesmo distrito, caso único no país, e ainda por cima, a poucos km de Lisboa.
    Por outro lado, será que o úbere Ribatejo, que num mesmo distrito – o de Santarém – averba 15,5 % destas 1.000 vagas, integra o Portugal profundo, desabitado e ao abandono?
    Da mesma perplexidade enferma a atribuição ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo de 100 destas vagas.
    Mas será que o Minho, mais concretamente Viana do Castelo, integra o Portugal profundo, desabitado e ao abandono?
    É que, se no alto critério deste Governo, o Minho integra o Portugal profundo, desabitado e ao abandono, então olvidou-se da sua universidade – a Universidade do Minho – pela qual certamente os alunos terão muito maior apetência, atenta a preferência dos alunos, e das suas famílias, pelo ensino universitário em detrimento do ensino politécnico, como resulta à saciedade dos resultados a 1.ª fase de colocações no ensino superior.
    Das 1.000 bolsas criadas, o Governo de supetão atribuiu 25,5 % destas vagas com um critério que no mínimo é duvidoso. A menos que considere, que o interior do país é tudo o que não for em Lisboa, critério este que esbarra com o óbice de apenas ter atribuído as vagas para as bolsas a algumas das instituições de ensino superior público que se situam fora de Lisboa, algumas à porta desta capital.
    Diz o povo, “que os amigos são para as ocasiões”, espero que não seja o caso, o país está exausto de clientelismo.
    A questão deve ser aprofundada, e o Governo deve explicações ao país.
    Porque foram apenas estas 12 instituições de ensino superior público, de fora de Lisboa, (3 Universidades e 9 Institutos Politécnicos), contempladas com estas 1.000 vagas e as demais não o foram?
    Uma vez que o território nacional é composto por Portugal continental e pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira. De cabal explicação também carece porque é que o Governo apenas atribuiu vagas para estas bolsas em Portugal continental?
    Numa análise superficial até se pode entender que esta medida, porque não teve influência nas candidaturas da 1.ª fase, é lançada em momento inusitado. Porém, num juízo mais cuidado, até se pode entender que este é o momento é ideal para, através de “dumping”, recrutar para as 12 instituições selecionadas mais 1.000 alunos, com vaga noutras instituições, explorando à saciedade a debilidade económica de inúmeras famílias portuguesas para as quais 1.500 euros é uma soma importante.
    Quiçá, seja até por isto, que as instituições de ensino superior público dos arquipélagos dos Açores e da Madeira não foram comtemplados. Uma vez que, em cada um destes arquipélagos só há uma instituição de ensino superior, ao Governo não é possível tornar mais atractivo economicamente a inscrição numa em detrimento de outras.
    Quiçá estas bolsas mais não sejam do que o recrutamento de 1.000 alunos, que tinham vaga noutras instituições, para 12 instituições de ensino superior público eleitas, aproveitando a insuficiência económica de inúmeras famílias portuguesas para as quais 1.500 euros é uma soma importante.
    Em suma, tirar a umas alunos para os dar a outras à custa de dinheiros públicos. Mais concretamente, 1.500 000 euros.

    ResponderEliminar
  2. Grande façanha!
    Se eu lançar uma granada para dentro das trincheiras inimigas vão ver como eles desaparecem num ápice.
    Da mesma forma, não vejo q exista algum professor sem componente letiva que não tenha concurrido ao país inteiro, ou q não se tenha sujeitado ao pior dos serviços q lhe terá sido oferecido.

    ResponderEliminar
  3. Para o MEC está tudo normal, para a comunicação social também e para o Zé Povinho idem. Conclusão: os professores é que são loucos e ingratos.
    Odeio-os :/

    ResponderEliminar