quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Novidades no sítio da DGAE

São duas as novidades hoje publicitadas no sítio virtual da DGAE: a primeira relativa à notificação da reclamação e a segunda relativa à indicação de ausência de componente letiva / renovação de contratos (por parte das escolas).


No que concerne à indicação de ausência de componente letiva, recordo o ponto 19 de uma circular publicitada no passado mês de julho (link SPZN):

"Os docentes identificados como não tendo componente letiva devem ser informados, por escrito, pelo Diretor ou Presidente da CAP, de que deverão ser opositores ao concurso da mobilidade interna, a decorrer em data a anunciar, nos termos do n.º 6 do artigo 28.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 83-A/2014, de 23 de maio. A não apresentação do docente a concurso é da responsabilidade conjunta do órgão de gestão e do docente".

Uma vez que o prazo para IACL/Renovação de contratos termina às 9h do dia 18 de agosto, será expectável que após essa data surjam novidades relativas à mobilidade interna (nomeadamente no que concerne à manifestação de preferências). Como nesta fase também deverão manifestar preferências os colegas que agora ingressem nos quadros por concurso extraordinário, penso que as listas deverão estar também a surgir.

21 comentários:

  1. Como candidata contratada gostaria de saber se é preciso fazer algum contato com a direção do Agrupamento, visto eu já ter assinalado a preferência pela renovação do contrato, na aplicação do concurso.
    Obrigado!

    Cirila Cardoso
    Docente da Educação Especial

    ResponderEliminar
  2. uma senhora diz sempre obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Renovação de contrato?! Então eu tenho de ir a DACL e os contratados podem renovar um contrato? Podem ficar ao pé da minha residência e eu tenho de ir para onde calhar? Ficar longe da minha casa e da minha família? Não me valeu de nada andar "por Seca e Meca" 16 anos e ser do quadro há 12?! Belo país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A renovação de contrato só se efetiva se não houver DACL a concorrer.

      Eliminar
  4. Cirila

    A colega assinalou a intenção de querer renovar a colocação, AGORA a direção tem a opção de concordar com essa sua vontade através da plataforma da DGAE. Paralelamente devem as partes reduzir a escrito essa intenção; uma troca de email´s poderá ser o suficiente.

    Mas tem de estar preenchidos o exigido no Art 42 do 84A-2014; nomeadamente ter sido colocada em setembro.

    Vasco

    ResponderEliminar
  5. A quem me pudesse esclarecer...
    Já liguei para o sindicato e não sabem. Eu vou concorrer a DACL. Vai sair uma lista da graduação para a mobilidade interna? Os candidatos colocados neste concurso extraordinário vão manifestar as preferências já na lista da mobilidade interna? Mas em 2ª prioridade certo?

    ResponderEliminar

  6. Este ano estou com horário zero e vou concorrer na 1ª prioridade mas também gostaria de concorrer na segunda prioridade para um agrupamento que me desse um pouco mais de estabilidade. Alguém me sabe dizer como proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, ao ir a DACL concorre sempre em primeira prioridade para qualquer lugar. Tem é de ser no atual grupo de recrutamento.
      Boa sorte
      José

      Eliminar
  7. Os candidatos ou concorrem na 1@ ou na 2@. Ainda que pudesse concorrer simultaneamente na 2@ nao teria qq vantagem já que os candidatos da 2@ apenas têm disponíveis as vagas não ocupadas pelos da 1@ prioridade.

    ResponderEliminar
  8. Plopes: os contratados so renovam se nao houver profs do quadro interessados nessa vaga, não se preocupe.

    ResponderEliminar
  9. Sou qzp, o meu destacamento médico foi indeferido pq assinalei não em relação ao concelho. interpretei q se tratava da esc onde estava colocada pois n tenho outra. Posso reclamar? E para onde?

    ResponderEliminar
  10. Os contratados só renovam se o horário se mantiver disponivel, se houver algum DACL interessado o contratado fica de fora. Já me aconteceu ao fim de 2 anos com um horário. No 3º ano fiquei de fora porque o lugar foi para um colega DACL.

    ResponderEliminar
  11. Sérgio: Basta que seja de quadro, nem é preciso ser Dacl. Isto quer dizer que quer seja um prof de quadro com ausencia de CL, quer um prof de quadro com CL mas a pedir (o que se designa vulgarmente por) aproximação à residência "roubará" eliminará logo a possibilidade de renovação do prof contratado.

    ResponderEliminar
  12. Provavelmente já aqui perguntaram isto mas... aí vai na mesma.
    Fui a Dacl no no lectivo passado e obtive horario num escola. Este ano continuo com horario na escola onde fui colocada, mas sei que há horas para mim na minha escola de origem. Há algum procedimento legal que eu deva fazer? Ou fico onde estou auomaticamente?

    ResponderEliminar
  13. ok mas ficando em horário zero como devo proceder para não ser repescada pelo agrupamento?

    ResponderEliminar
  14. Então que devo fazer para não ser repescada pelo meu agrupamento, visto ter que concorrer em 1ª prioridade???

    ResponderEliminar
  15. Então que faço estando em horário zero e não querendo ser repescada pelo meu agrupamento

    ResponderEliminar
  16. Colegas, as dúvidas que aqui foram colocadas encontram resposta em posts anteriores colocados neste blogue. Para tal, basta utilizarem a caixa de pesquisa deste blogue, colocarem as palavras chave e estou certo que encontrarão o esclarecimento.

    ResponderEliminar
  17. maria, já vi no blogue e não tirei a minha dúvida. Tinha a ideia que no ano anterior houve quem concorresse às duas prioridades
    pois para o ano se for repescada no meu agrupamento corro o risco de ficar em horário zero

    ResponderEliminar
  18. Desculpe colega mas não condigo encontrar a resposta no blogue.

    ResponderEliminar