quarta-feira, 20 de março de 2013

Reações sindicais...

Depois de uma curta pesquisa, encontrei um artigo (aqui) que sintetiza de algumas forma as reações dos dirigentes dos dois maiores sindicatos de professores. Assim,

FENPROF:

"Mário Nogueira, que não esteve presente na reunião que hoje decorreu nas instalações do MEC, em Lisboa, disse que a posição relativamente a esta proposta terá de ser aprovada pelo secretariado nacional da Fenprof, mas lembrou que, nas negociações para o concurso extraordinário de professores, que decorreu no início do ano, a estrutura sindical já se tinha manifestado contra o alargamento dos QZP".

FNE:

"Também João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), faz depender uma posição desta estrutura da auscultação de todos os sindicatos filiados na federação, o que não será possível até sexta-feira, data da próxima reunião com o ministério. Ainda assim, João Dias da Silva disse à Lusa que entende que esta é uma proposta que “vem acrescentar ainda mais dificuldades às que os professores já sentem todos os dias”. Acrescentando que os sindicatos não tinham na sua posse, à entrada para a reunião de hoje, qualquer informação prévia sobre a proposta, ou qualquer fundamentação que justificasse “o novo desenho” das QZP, Dias da Silva sublinhou que não vê, “à partida, como o redimensionamento pelo redimensionamento possa trazer vantagens para os professores”.

Bem sei que os dirigentes sindicais têm de consultar as "bases", mas desde que me recordo é a primeira vez que leio isso. Por norma, Mário Nogueira tem sempre algo contra a dizer... e de forma imediata. Já João Dias da Silva não surpreende com a cautela nas negociações.

Sem comentários:

Enviar um comentário