terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CETs de nível superior...

(Diário Económico, 26-02-2013)

Comentário: Para quem não conhece os Cursos de Especialização Tecnológica, o melhor mesmo será ler o artigo acima... Para quem conhece, fica desde já a saber que vamos ter um upgrade na formação, que funcionará como chamariz de suporte para a continuidade de muitas instituições de ensino superior não universitário.


3 comentários:

  1. Pela minha experiência: o aluno chumba vários anos e acab num CEF, onde termina "por ser coitadinho, inadaptado e ter problemas familiares"; o aluno inscreve-se num curso profissional e vai fazendo os módulos "por favor" e porque o professor não pode dar mais negativas, vencido pelo cansaço de tanta repetição de testes; o aluno (que ficava por aí e ia trabalhar) agora vai fazer um CEF de dois anos, seguindo a atitude que aprendeu nos últimos anos; bem, falta apenas um ano.... os politécnicos precisam de alunos... não oquerem despedir os seus professores... OK, vamos fazer um exame(zito!) e, mais um ano, temos uma licenciatura! Licenciatura a um aluno que burlou o sistema ao longo dos anos e que nunca se esforçou verdadeiramente! Pelo menos, melhor do que o Relvas, não?
    (Vale mesmo a pena ser sério e estudar neste país...)

    ResponderEliminar
  2. não entendo... por exemplo, a universidade de Aveiro já tem CET's a pagar propinas e com duração de 1,5 anos a 2... que irão mudar? "passar" toda a gente??? acho mal... tem que haver um ensino diferenciador e se os meninos/adultos não sabem então CHUMBAM!!!

    ResponderEliminar
  3. Ministério da des(educação).
    A NOVA SOCIEDADE DO CHUMBO.


    Mas hoje em dia alguém chumba?

    Todo o mundo já nasceu ensinado, todo o mundo aprende rápido, todo o mundo tem um QI elevado, portanto não é preciso chumbarem.

    Por isso é que alguns encarregados de educação andavam errados quando diziam:"Sr. professor chumbe o meu filho, ele não estuda nada."


    Mas agora a sociedade mudou,
    "Sr. professor não chumbe o meu filho, é uma perda de tempo, eu quero que ele seja um Relvas bem sucedido, dê um desconto, ele só tem problema de adaptação", "porque o store não se adapta a ele?".

    Para quê a escola se ninguèm chumba? Devo ser a única pessoa no mundo que não consegue compreender isto.

    No meu tempo é que eram chumbos a sério, chumbavam os inadaptados que se adptavam a cursos profissionais e nós chumbávamos as colegas da turma como prémio, mas agora isto está tudo virado de avesso, ou se calhar sou eu que não me adaptei...às novas modas de "chumbos". Agora quem é demasiado chumbado vai para a JSD, pode ser que lhe surja a oportunidade de chumbar os outros.

    Será por causa disso que vamos tendo mais trabalhadores e políticos cada vez menos competentes e que chumbam cada vez mais o patrão e a segurança social?

    Destroem a escola, destroem o país a longo prazo.

    Vamos chumbar alguns polítcos, acho que ainda se pode fazer isso ou não?

    Miguel Relvas NIF 158792793. Vitor Rabaça Gaspar NIF 120528223.
    Passos Coelho NIF 177142430

    Não se esqueçam de pedir a fatura quando forem ao café da cantina.

    Como já dizia o filósofo, chumba para nao seres chumbado.

    ResponderEliminar