quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"Professores nas ilhas dizem-se discriminados"

(Jornal de Notícias, 23-01-2013)

Comentário: Como todos sabem nunca fui apologista deste concurso de vinculação extraordinário... Estava fadado à injustiça e à discriminação. O objetivo não era o de realmente terminar com a instabilidade de milhares de docentes (isso é absolutamente claro pelo número de vagas que foi colocado a concurso), mas sim o de cobrir as "pontas" legais do excesso de "renovações" contratuais. Por motivos óbvios, os sindicatos das ilhas vão-se mexer e... bem. A FNE entretanto lá vai tentando corrigir aquilo a que deu início, mas já não irá a tempo de resolver a situação a curto ou médio prazo.

Enfim... Isto teria sido resolvido de outra forma, se os sindicatos tivessem lutado mais pelo apuramento das reais necessidades de professores a nível nacional (e sua inclusão num concurso ordinário) e menos pela satisfação das necessidades do MEC.

13 comentários:

  1. O mesmo acontece com os professores do EPE - ensino de português no estrangeiro, anteriormente tutelado pelo MEC( até 2010) e agora pelo MNE.
    Quem tem 10 ou mais anos de serviço e lecionou os últimos anos no EPE, também não pode concorrer!
    É ridículo, injusto,vergonhoso...

    ResponderEliminar
  2. Ricardo Montes não podia estar mais de acordo consigo.

    ResponderEliminar
  3. A tropa é que está a dar:
    http://www.jornaldenegocios.pt/economia/funcoes_do_estado/detalhe/chefes_das_tropas_querem_promover_5600_militares.html

    ResponderEliminar
  4. Pois é. As injustiças continuam. No meu grupo há poucas vagas, tal como nos outros, no entanto há quase uma vaga feita à medida para cada candidato dos primeiros lugares. E os que estão vinculados longe há carradas de anos? Os os que foram dar aulas para o estrangeiro e para as ilhas?
    Para que ninguém se ponha a adivinhar, eu informo já que sou contratada e que me encontro nos primeiros lugares da lista. Mas... sou sempre a favor da justiça.

    ResponderEliminar
  5. "Professores nas ilhas dizem-se discriminados"

    Ai são?????? e os contratados há anos no continente NÃO SÃO???????

    Há gente que só sabe olhar para o seu umbigo. É uma tristeza.

    ResponderEliminar
  6. é óbivo que são discriminados porque qq professor do continente pode concorrer para as regiões autónomas, interno ou externo, e o contrário já não acontece. logo, são discriminados, não há argumentos contra isto. ninguém impede ninguém de concorrer para as ilhas, mas impedem de concorrer das ilhas para o continente. tão simples qt isto. ahh e isto passa-se no mesmo país

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é pena os do continente não concorrerem na mesma prioridade dos professores das ilhas

      Eliminar
  7. Só é pena os do continente não concorrerem na mesma prioridade dos professores das ilhas

    ResponderEliminar
  8. A discriminação é feita quando os docentes a leccionar nas ilhas concorrem no concurso externo na primeira prioridade no continente e nas ilhas, por outro lado os que leccionam no continente concorrem na 1ª prioridade no concurso do continente e na 2ª prioridade no concurso das ilhas. Onde está a justiça e a igualdade?

    ResponderEliminar
  9. A FNE portou-se muito mal.
    Que grande injustiça este pseudo-concurso! Então vão vincular meia dúzia de professores de cada grupo? E os que dão aulas há tantos anos, mais de 15, 16,17? Que vergonha, e a FNE tem culpas, pois assinou o que o MEC quis e tudo fez para entrar no jogo.
    Todos iguais!

    ResponderEliminar
  10. @ Flex Volto a dizer. nada o impede de concorrer para as ilhas. Se fica noutra prioridade o problema é seu mas pode concorrer. E sabe por que razão existe a prioridade regional? Você não faz ideias dos milhares de professores que concorriam para as ilhas e depois não se apresentavam nas escolas pois não? Ou pq tinham medo do desconhecido, ou do mar, ou de anadar de avião, ou de não saber se tinham onde fazer compras? Pois, e só ganha prioridade regional nos açores se lá lecionar 3 anos. E não é obrigado a nada

    ResponderEliminar
  11. Boa noite.
    Tenho tempo de serviço efetivo e tempo de serviço nas AEC.
    Posso concorrer à Vinculação Extraordinária com todo esse tempo de serviço (que é superior a 365 dias)? Ou só posso concorrer com o tempo de serviço efetivo?

    Bjs

    ResponderEliminar