quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pelos lados da FNE (vinculação extraordinária)

Registo com bastante agrado quando existe algum tipo de relação positiva entre sindicatos e associações de professores. O caso de aparente sucesso entre a FNE e a Associação de Professores Contratados é uma dessas situações...

Assim, e de acordo com o que foi noticiado no sítio virtual da FNE, este sindicato e a associação supracitada reuniram ontem "tendo sido verificada uma ampla convergência de pontos de vista".

Quais terão sido esses pontos de vista? Fiquei curioso...

Tantos segredos! Isto vai ser bonito... Bem... Pensando melhor, não há segredo nenhum. Apenas a previsível e inevitável assinatura de um qualquer acordo, com a justificação de que se não fosse a FNE não ocorreria vinculação extraordinária... E com mais qualquer coisita para atenuar um eventual descontentamento de muitos colegas contratados (que não tenham sido abrangidos pelo regime de exceção)  e a dessindicalização de outros tantos colegas dos quadros (que poderão sentir que de alguma forma foram "traídos").

10 comentários:

  1. Pois.
    Uma palhaçada e uma jogada propagandistica de mau gosto.

    Pela ética , pelo respeito à lei e direitos básicos dos cidadãos e pelo respeito aos docentes, que andaram muitos anos com a casa às costas, era vincular sem uma única palavra.TODOS.

    ResponderEliminar
  2. Estes srs, ganham o deles e andam a brincar com a vida das pessoas e do pais.

    ResponderEliminar
  3. Já para não falar dos colegas que ficarão abrangidos pela vinculação extraordinária, mas que preferiam ir a um concurso nacional (com real abertura de vagas) e não ficar. Do que correr o risco de ficar vinculado ao quadro nacional.

    ResponderEliminar
  4. Pois é Olga! Aí é que está o cerne da questão e não há ninguem minimamente iluminado que percebe que esta é a alínea que vai colocar os professores contratados numa fragilidade tremenda! Pois, eu cá sou gente, tenho família sempre vivi uma vida de insegurança e alguma ansiedade por causa do meu filhote pequeno e após quase 15 anos de contratos única e exclusivamente com o ministério da educação corro o risco de a troco da tão desejada pseudo-estabilidade fique ainda mais instável e fragilizada! POUPEM_ME! a mim e a quase todos os professores contratados! Concorrer a um quadro nacional? Apetece-me dizer: É pior a emenda que o soneto! Isto sim, é 1 presente verdadeiramente camuflado e envenenado!

    ResponderEliminar
  5. Este concurso NÂO É PARA AS FAMILIAS. É para os solteiros e pessoas sem filhos pois quem tem familia constituida e despesas não se vai sujeitar a concorrer a nivel nacional. Como vai pagar as despesas a dobrar? Casa, luz, água, gaz, telefone, etc...Não se esqueçam do que vem aí no proximo orçamento. Quem vai conseguir sobreviver? Vamos pagar para trabalhar ao fim de tantos anos de serviço? E a estabilidade familiar? E os nossos filhos? Este concurso é muito enganador, atenção depois não à volta a dar.

    ResponderEliminar
  6. E o gasóleo ao preço que está?

    ResponderEliminar
  7. E o gasóleo ao preço que está?

    ResponderEliminar
  8. e os que trabalharam algum tempo num colegio com contrato de associação e paralelismo pedagogico? eu tenho 19 anos de serviço- 10 no particular e os ultimos 9 no publico sp com horario anual e completo. Estou de fora do concurso e sou ultrapassada por outros com menos graduação???

    ResponderEliminar
  9. Para Cristina M.

    Ficar perto de casa às custas dos sacrifícios de outros professores melhores graduados também eu. Eu se soubesse que podia entrar pela porta do cavalo=vinculação extraordinária nunca teria ido efectivar a 600km de casa com todos os gastos que isso acarreta, 50000€ em dez anos só em rendas. Ainda bem que sou mortal se fosse imortal é que estava preocupado.

    ResponderEliminar
  10. Se for para concorrer a nível nacional prefiro ficar contratada e concorrer a escolas só da minha área.
    Já não tenho 25 ou 30 anos, tenho família,filhos a precisar de mim e felizmente um pequeno negócio familiar ao qual me tenho de agarrar se alguma coisa correr mal.

    ResponderEliminar