sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Desemprego docente agravado...

Quem já vem acompanhando este blogue desde a sua génese, sabe perfeitamente que não sou muito dado à compilação de dados estatísticos (embora lhe reconheça a extrema utilidade), mas utilizo-os sempre que possível. Aquilo que abaixo apresento foi furtado do sítio virtual da FENPROF, e pelos elevados números entretanto determinados julgo que será relevante que os colegas tenham consciência do que está a acontecer.

Assim,

"Os dados desta segunda bolsa de recrutamentos confirmam a brutal redução de docentes contratados nas escolas. Mais, não só se confirma essa redução, como, de cada vez, ela se acentua. Dados comparados entre 2012 e 2011, registam as seguintes reduções:

- Em 31 de agosto – redução de 40,5%;
- Na BR 1 (13 de setembro) – redução de 50%;
- Na BR 2 (20 de setembro) – redução de 58,2%;

Comparando ainda 2011 com 2012, agora só no que respeita à BR 2 (conhecida em 20 de setembro de 2012) temos:
- Horários anuais: 356 em 2011; 379 em 2012 (recorda-se que foi nesta BR 2 que surgiram os problemas, em 2011, de transferência de um número indeterminado de horários anuais para temporários, dando origem a diversos processos);
- Horários temporários: 2682 em 2011; 891 em 2012.

TOTAL DE COLOCAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO NA BR 2, EM 2011: 3.038

TOTAL DE COLOCAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO NA BR 2, EM 2012: 1270 – Redução de 1.768 colocações (58,2%)!

Se tivermos em conta os 3 momentos de colocação de docentes para contratação, em 2012 (sem contar com as designadas “ofertas de escolas”), a redução global já atinge os 7.675 docentes!
- Colocações em 31 de Agosto : redução de 5.171 colocações para contratação
- Colocações na BR 1: redução de 736 colocações para contratação
- Colocações na BR 2: redução de 1.768 colocações para contratação

O ano transato houve 14 colocações de contratados: a de 31 de Agosto e mais 13 “Bolsas de Recrutamento”! Vamos em 2 BR…"

Definitivamente, estamos perante um problema sério para todos os professores que deverá merecer a atenção de TODOS os sindicatos.

22 comentários:

  1. este governo pensa só neles (politicos)...os profs que se lixem;

    os filhos deles frequentam os colégios ,os pobres podem ser todos analfabetos....

    assim destroiem a escola pública.

    ResponderEliminar
  2. Como hao-de haver horários para as reservas de recrutamento se os diretores estao a po-las em ofertas escola para os amigos???!!!Como se justificam tantos horários completos e anuais em O.F.desde a primeira semana de Setembro.Por favor,alguém me explica......

    ResponderEliminar
  3. Ana: na minha escola têm estado 3 docentes de junta médica (ano letivo anterior) encontrando-e neste momento a aguardar nova junta médica. Outras duas docentes estão de licença de maternidade. Acresce outra de licença de amamentação. Até aqui já contabilizo 6 horários a pedir (a não ser que haja nesses grupos professores QA sem componente letiva) e todos eles são temporários.
    Anuais também existem dois e resultam da aposentação de outros dois docentes.
    Espero ter ajudado,

    ResponderEliminar
  4. Ana, os pedidos que têm surgido em oferta são de escolas TEIP e com autonomia, e que por isso não entram na bolsa! No entanto, na minha modesta opinião, todos estes horário deveriam sair na bolsa, pois seria muito mais justo!

    ResponderEliminar
  5. Não percebo qual é a novidade. Enfim, para os mais distraídos poderá ser novidade, mas quem se interessa por estar actualizado sabe muito bem que esta redução no número de professores necessários ao sistema não é nenhuma novidade.
    Crato foi muito explícito sobre esta questão. A função do ME não é contratar professores para diminuir o desemprego, mas sim contratar os estritamente necessários ao regular funcionamento do sistema educacional. As palavras poderão ser duras, mas em tempos de crise é a realidade...

    ResponderEliminar
  6. Para Pedro,
    vai-me desculpar mas o seu comentário é de quem demonstra uma grande ignorância em relação ao ensino. Isto não é só uma questão de emprego docente. É uma questão de formação das nossas crianças. Com o aumento de alunos por turma, a revisão curricular e a redução de recursos humanos a qualidade do ensino vai cair a pique. Daqui a 2 décadas vão ser estes os homens e mulheres que têm que levar este país para a frente e não sei como o vão fazer. Em relação aos professores, acha bem despedir professores com 10 e mais anos de serviço? Se fosse despedido de um dia para o outro gostava de o ver falar assim. Olhe só para o seu umbigo que um dia pode ser que engula essas palavras. Palhaçada!

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo(?),
    Quando se refere ao "aumento de alunos por turma, a revisão curricular e a redução de recursos humanos" há, na minha opinião, que contextualizar estas medidas. Há 15 meses atrás estávamos à beira da bancarrota, pelo que os cortes são necessários. Penso que os cortes a que se refere não têm de ser sinónimo de decréscimo da qualidade do nosso sistema de educação, mas sim de rentabilização dos recursos existentes. Lembre-se que média de alunos por turma é de 20 alunos e que os professores a contratar devem ser os exclusivamente necessários ao sistema (quem é professor sabe do enorme desperdício que havia, em muitos casos, ao nível dos recursos humamos (chegava a haver docentes com pouco mais de duas turmas, já para nem falar dos professores do 1º ciclo com pouco mais de dez alunos). Dou-lhe o meu exemplo: tenho seis turmas e 122 alunos (média de 20 alunos).
    Em relação à segunda questão "acha bem despedir professores com 10 e mais anos de serviço", não há despedimento. Isso existiria se os colegas do quadro sem componente lectivo fossem despedidos. Em relação aos contratados, estamos num tempo de mudanças, pelo que apenas os necessários ao sistema devem ser, no próximo concurso geral, contratados e vinculados.
    O debate deve ser sério. E com nomes e não anonimatos...

    ResponderEliminar
  8. É devido a esta notória união entre os professores do quadro e os professores contratados que estamos como estamos. Nunca fomos e, pelos vistos, nunca seremos uma classe unida.

    ResponderEliminar
  9. Pedro, colegas como tu são o nojo da nossa classe. Vai para um sítio que eu cá sei. Se nos encontraremos haveriamos de resolver isto como homens.

    ResponderEliminar
  10. Triste classe a nossa...

    ResponderEliminar
  11. Professores do quadro? Quais? Os que andaram uma vida a trabalhar pouco, receber muito e faltar dia sim dia não? Ah. Esses deviam era estar a apoiar esta malta nova que já sofreu muito mais e tem muito menos a ganhar. Os professores têm o descrédito que têm na opinião pública, não pelos pobres contratados, mas sim pelos acomodados efetivos. Pena tenho que pague o justo pelo pecador.

    ResponderEliminar
  12. Pedro, desculpe o comentário de há pouco. Foi a reação desesperada de um pai que está desempregado e com medo do futuro. Desculpe

    ResponderEliminar
  13. Não gosto de responder a comentários de baixo nível, nem a ironias, mas cá vai.
    Para ser professor do quadro tive que estar durante alguns anos deslocado a centenas de quilómetros de casa. A minha esposa ainda faz todos os dias 150 Kms para vir a casa estar com o marido e os filhos. Muitos docentes do quadro também passaram por muito para vincularem e muitos continuam longe de casa...
    Há colegas que não estão no quadro porque, em devido tempo, não concorreram a todo o país como eu e muitos colegas nossos fizeram.
    Quanto aos contratados com dez ou mais anos que concorrem todos os anos a todo o país e que não ficaram colocados só lhes posso desejar boa sorte. Acredito que se tiveram sempre horário completo, a maioria deles continuará a ter horário e poderá, daqui a poucos anos, vincular.
    O debate deve ser sério e sereno...

    ResponderEliminar
  14. My god! O blog está infestado com laranjinhas de serviço!
    Colegas, não vale a pena ligar a discursos da treta que apenas repetem argumentos já gastos!

    ResponderEliminar
  15. CORRUPÇÃO EM PORTUGAL.

    O governo português continua a incentivar a corrupção, afinal ele é o principal interessado.

    Professoras que dão aulas em privados, sempre com horarios completos, sempre apoados pelo amigo da amiga.

    Fim de alguns anos vão tirar o lugar e usurpar os direito de quem andou no ensino público a esfolar-se muitos anos.

    Se já há corrupção nas escolas públicas, agora imagine-se com esta confusão.

    Para não falar na cereja em cima do bolo que é , irem dar aulas um ano ou dois para ter a reforma do publico, porque alguem lá lhes arranjou algum tempo.

    País sem futuro.

    ResponderEliminar
  16. "A função do ME não é contratar professores para diminuir o desemprego, mas sim contratar "

    PALERMA, A FUNÇÃO DO ME É EDUCAR OS ALUNOS E PARA ISSO TME QUE LHES DAR CONDIÇÕES.

    EM VEZ DE ANDAR A ENGANAR OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DIGA LOGO A VERDADE.

    Nós queriamos é fechar as escolas mas como dava muitos nas vistas vamos enganando o povão parvo.Vamos cortando pouco a pouco, até à agonia final.

    Assim vamos poupar no ensino, 30 alunos numa turma, corta nos contratados e pessoal do quadro,
    corta tambemn no funcionários !!!!!
    mesmo que alunos fiquem sem aulas não faz mal , e por aí a fora.

    Ontem estava um encarregado de educação, pois já tinha ído duas vezes a uma secretaria e o pessoal não o atendia, justificação, somos só duas pessoas para isto tudo !

    VE LÁ SE CORTAM NA PARQUE ESCOLAR QUE ESTÁ FARTO DE DESVIAR MILHOES de euros!!!!

    É O CORTAS.PARA OS AMIGOS POLITICO E MAÇÓNICOS HÁ SEMPRE MILHOES.

    A educação em Portugal assim como outros setores de atividade, foi transformada numa máquina de negócio, onde se corta para o pouvo e se desvia milhoes.

    Assim como nos CTT, e por ai a fora. Lixou-se os funcionários dos CTT chatearam-se e puseram o administrador no tribunal por gestão danosa e destrutiva, para quem não percebe, furos e desvios de milhoes.

    ResponderEliminar
  17. Professores, onde??


    Já não existe porfessores, existe docentes, e têm a tarefa de ser repetidores, e ai deles que inventem ou mudem alguma coisa, levam logo na avaliação.

    O ministério da educação andaram a recolher trabalhos de alunos nas escolas, devem ter ficado com medo do povo ser muito esperto, vai na volta mudam as metas.

    Portanto, o que vem ai é fácil de advinhar, ou as metas sao muito elevadas para eles andarem todos loucos e não aprenderem nada, ou as metas são muito aquem e andamos a brincar.

    ResponderEliminar
  18. Para Pedro.
    Esse jogo de palavras para o despedimento ou dispensa é conversa de político. Embora uma conversa bem anémica. O problema está em colocar pessoas no desemprego. Mas faz alguma diferença ser do quadro ou contratado? São pessoas com famílias com as mesmas necessidades que você. Não trate este assunto como se fosse uma coisa menor só porque não afetou o seu lar.

    ResponderEliminar
  19. Este filha da puta do pedro, é todo partidarista.

    Este corno deve andar a mamar lá no psd, aqui estamos pelo pais, mete os partidos no cu ó anormal.

    Toma lá este comentário de baixo nível, está ao nível da merda que tu és.-

    OBS: com este calão já deves perceber alguma coisa, ou não?

    E aproveita e mete o teu blog laranja também na peida, atrasado.


    Há 15 meses atrás estávamos à beira da bancarrota, pelo que os cortes são necessários.ENTÃO CORTA NOS RICOS E QUEM ANDAM A CHULAR O POVO, PORQUE NÃO CORTAM, EM FRANÇA ACABOU OS CARROS DE LUXO PARA POLITICOS E OUTRAS MORDOMIAS, PORQUE É QUE NÃO CORTAM Ó TOIRO?

    Para ser professor do quadro tive que estar durante alguns anos deslocado a centenas de quilómetros de casa. EU VI LOGO QUE ERAS MAIS UM CHULO.E OS QUE ANDARAM LA FORA 20 ANOS, E AGORA NEM EMPREGO TÊM??IMBECIL, SÓ TU É QUE ÉS BOM PALERMA.

    não concorreram a todo o país como eu e muitos colegas nossos fizeram. CALA-TE IMBECIL, AS PESSOAS TAMBEM TÊM VIDA PROPRIA, TEM QUE ANDAR LA FORA 50 ANOS?? IDIOTA.NME TODOS TIVERAM ESSA SORTE.

    com dez ou mais anos que concorrem todos os anos a todo o país e que não ficaram colocados só lhes posso desejar boa sorte.AGORA É BOA SORTE? DEVES TER ALGUM PROBLEMA MENTAL E É GRAVE.

    Acredito que se tiveram sempre horário completo, a maioria deles continuará a ter horário e poderá, daqui a poucos anos, vincular.PORQUE É QUYE NÃO TE CLAS PALHAÇO? O GOVERNO QUER CORTAR NOS PROFESSORES, SABE O QUYE ISSO É? MANDAR PARA A RUA , NÃO HÁ CÁ ESPERANÇA PARA NINGUEM, SÓ MEIA DÚZIA ERÃO SORTE, SE TIVEREM.

    VAI TRABLHAR, NAO TEM NADA QUE FAZER AI?

    ResponderEliminar
  20. Este Pedro já andou pelo blog do P. Guinote e levou lá uma corrida... o gajo é todo da cor do governo, isto para não dizer que até poderá ser o NRato em pessoa. Não lhe dêm conversa! Os argumentos dele... enfim...

    ResponderEliminar
  21. Ai Pedro, já estive 2 anos nos Açores e dou aulas há 13 anos e nem assim consegui vincular.
    Pensas que a vida é fácil???
    Dever ter um primo Coelho ou Crato, não. Nasceste em berço de ouro, malandro.
    Se fosses levar no cú......

    ResponderEliminar
  22. AI PEDRINHO - tu efetivas-te mas foi em bom tempo e possivelmente com "papelada" por baixo da mesa como muitos outros. Hoje estarias a bater com a cabeça por não teres futuro e a olhar para um filho com lágrimas no olhos e nem uma palavra mais profunda te poderia iluminar.E sabes a razão de tudo isto? Incompetente que nos roubaram duas vezes.... uma pelo trabalho que não fizeram - governar- outra pelo que desviaram para os amigos. DEves estar à espreita dessa oportunidade, deves. deves....
    José

    ResponderEliminar