sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Algumas passagens relevantes da entrevista a Nuno Crato - parte 2

Ficámos também a saber que o acréscimo de 28 para 30, como número máximo de alunos por turma, merece a classificação de "apenas" e sendo referido como algo normal. Em Espanha aumentou para 36... O céu é o limite.

Nuno Crato também não tem tempo para ler blogues por considerar que não são importantes e não teme contestação... 


 


6 comentários:

  1. Interessante!? Nem o Ricardo, nem o Guinote comentaram o facto da chamada de capa do Sol e o título da entrevista constituírem frases que em parte alguma da entrevista são proferidas por Nuno Crato.
    Aliás, Crato continua a afirmar que os professores do quadro são necessários (deste modo, a mobilidade especial não se coloca - o que ninguém valoriza), a acrescentar as contratações transitórias (muitas de horários incompletos).
    Agora, vincular de forma extraordinária professores quando temos milhares com horário zero e outros tantos que só o não são porque têm seis horas lectivas é que me parece estranho...

    ResponderEliminar
  2. Na Áutria, os alunos já têm bases desde a pré-primária, têm os pais com mais possibilidades económicas (paz em casa), mais estabilidade emocional (no seio familiar não se fala em desemprego ou raramente), os pais têm tempo para dedicar aos filhos, investem na educação dos filhos (porque sabem que o futuro deles prima no saber), são pais presentes tanto no desenvolvimento emocional como cultural dos filhos, têm o hábito de estarem presentes e não só frequentarem com regularidade a escolala dos filhos, participarem nas atividades desenvolvidas para a comunidade escolar,... Porque tem disponibilidade para o fazer. Quanto a Portugal, pais desempregados, desmotivados que refltem nos filhos os seus fracassos, pais alcolicos, nalguns casos drogados, ... como podem acompanhar os seus educandos quando os próprios não têm prespetivas futuras? Portanto, se Portugal é rico neste aspeto, porquê fazelo miseravel. Ao menos que Portugal tenha algo para poder mostrar como os ricos Que tem excelêntes Profissionais de Educação. Por sermos "pobres" não quer dizer que os estudantes têm que ser "ESTUPIDOS" ou incultos, apostar na educação e apostar no progresso de Portugal. Mas cada um vê aquilo que quer ver!!!

    ResponderEliminar
  3. Perante uma classe com a “espinha quebrada” (a começar pelos contratados que estão a ser os primeiros em grande escala a apanhar uma “paulada”), prevejo que vai acontecer neste ano letivo o seguinte:
    1º- O “clube dos resignados” (não lutam e/ou metem atestados médicos);
    2º- O medo instalado entre os professores do quadro tentando salvar-se cada um por si (facilmente o “verniz vai estalar”);
    3º-Agressividade em alguns sectores da docência (basta perceber a que nível chegamos para haver uma petição para mais nenhum professor entrar no quadro).
    Penso que uma grande parte dos professores só poderão “saltam para a rua” e fazer tremer o MEC se houver a noção que 35% da classe (efetivos) corre risco de ficar com horário zero nos próximos 5 anos e do poder de compra ficar igual ao ano de 1996! (entre 2011 e 2014 os salários reais vão perder 14% do seu valor).

    ResponderEliminar
  4. Bom comentário Alberto Miranda!!
    o problema dos políticos portugueses é continuarem a achar que são de uma carne diferente e que vivem à margem de todas as preocupações e de todas as situações que se vivem no nosso país. Denotam, portanto, uma profunda arrogância. Que satisfação terão eles em ver o país a morrer? Serão verdadeiramente portugueses? estaremos a ser governados por ETs? Não há brio em ser português nestes senhores?

    ResponderEliminar
  5. " Serão verdadeiramente portugueses? "

    Nunca lhe passou pela cabeça de estarmos a sr governados pela judaico-maçonaria e o interesse deles ser apenas a sua terra, israel? È que há imensos sionistas pelo mundo inteiro (fariseus) e ocupam normalmente altos cargos não por competividdae mas por compadrio , uma espécie de rede de interesse comum, mafia, da qual muitos politicos e outras pessoas da nossa sociedade também fazem parte, uns mesmo por ignorância, outros apenas para obter um tacho, mas o verdadeiro interesse está lá escondido e desde que trabalhem todos em prol da causa, basta.

    E quanto a isto, niguem consegue fazer nada , o virus ja se instalou e nao tem cura. Só uma ditadura que controle isto.

    ResponderEliminar
  6. ELES VÃO CHUPAR O POVO PORTUGUÊS ATÉ À MEDULA.O POVO É FRACO DE CABEÇA E ELES APROVEITAM-SE.

    ResponderEliminar