sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Para quem não ficou colocado...

Bem... Em primeiro lugar, há que tentar racionalizar aquilo que ocorreu e tentar gerir com calma a situação (pelo menos na medida do possível), pois ainda existem alternativas. E as alternativas são essencialmente duas: a reserva de recrutamento (para colegas contratados e do quadro) e a contratação de escola (que não irei abordar aqui).

Assim, e no que concerne à reserva de recrutamento, devem ser consideradas duas situações (de acordo com o vínculo contratual):

a) Colegas dos quadros: podem ser colocados em horários completos e incompletos, de duração igual ou inferior a um ano escolar, até ao final do correspondente ano letivo.

a.1) Após o término de uma colocação através da reserva de recrutamento, estes colegas regressam à reserva, mantendo-se na mesma até nova colocação (no agrupamento de escolas ou escola não agrupada da última colocação).

b) Colegas contratados: a colocação através deste procedimento termina em 31 de dezembro.

b.1) Após o término de uma colocação através da reserva de recrutamento, estes colegas regressam à reserva de recrutamento.

b.2) Não se esqueçam também de que se ficarem colocados através de "contratação de escola", serão retirados da reserva de recrutamento.

Por norma, as listas de colocação nas reservas de recrutamento processam-se semanalmente, pelo que deveremos começar a ver as listas publicitadas no sítio da DGRHE já na próxima semana.

A aceitação e apresentação no âmbito deste concurso processa-se da seguinte forma: 

i) A aceitação da colocação faz-se por via de aplicação informática até 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis após a publicitação da colocação. 

ii) A apresentação no agrupamento de escolas ou escola não agrupada é efetuada no prazo de 48 horas, correspondentes aos dois primeiros dias úteis após a respetiva colocação.

29 comentários:

  1. Já começou a "limpeza" e a manipulação da verdade:
    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=75697

    ResponderEliminar
  2. No caso de se ficar colocado numa oferta de escola, automaticamente sai-se da bolsa de recrutamento? Como é que isso acontece? Não é o candidato que terá de desistir da bolsa?

    Ana C.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso sabem de erros no concurso?? Era suposto ficar colocada renovando o contrato, reunia todas as condições, o meu Director reconduziu-me e acabei na lista dos não colocados.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo! Não fiquei colocada :( , mas tb não fiquei longe da família... Enfim, um misto de sensações.
    Quero agradecer-lhe pelo apoio, tempo e dedicação que nos tem dispensado. Um OBRIGADA do tamanho do mundo.

    ResponderEliminar
  5. A minha diretora também me reconduziu, porque tinha horário para mim e acabei em outra escola :/ já lá estava há 3 anos. Não ficou ninguém com esse horário, já andei a ver. Não percebo...!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo:
    eu estou na mesma situação, mas o mais grave é que o erro aconteceu exatamente igual no ano anterior. O passo seguinte é proceder ao recurso hierárquico.

    Ass: Margarida

    ResponderEliminar
  7. Aos Colegas que esperavam a recondução que não aconteceu...

    As escolas por mais que vos garantissem que havia lugar para renovação, nunca poderiam garantir que fossem vocês a lá ficarem, isto porque à vossa frente concorrem sempre os DACL. E possivelmente foi isso que aconteceu. O horário que eram para vocês, foi-se... Mas tal só se poderia saber hoje, com a saída das listas.

    Ana C.

    ResponderEliminar
  8. Ana C,
    obrigada pelo esclarecimento, mas no meu caso isso não aconteceu. Não fiquei colocada mas também o lugar não foi ocupado. Além do mais, o meu horário a minha situação é muito específica: sou do 410 mas vou/ia leccionar disciplinas técnicas e por isso um candidato "normal" do 410 não tem requisitos para ocupar o lugar, é preciso ter outra formação distinta.
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. A colega estava a contar com o "tacho" e agora que não foi "entachada" chora... enfim, esta gente tem cá uma lata.

    ResponderEliminar
  10. Posso gabar-me de ter dito uma vez a um director que "vermes da sociedade como você não servem para nada". - Disse-lho na cara e no gabinete dele!
    Isto passou-se em 2001 e foi por ter visto na altura em que estava a apresentar uma candidatura no âmbito das ofertas de escola, que o mesmo se recusou a entregar o recibo da minha candidatura. - Apenas me garantiu que a candidatura iria ser analisada.... Por certo iria para o caixote do lixo.
    Parece que passados doze anos, continuam a guardar horários na gaveta(como o da já tão falada VERA)
    Continuem a votar PSD e PS continuem!

    ResponderEliminar
  11. Boa Noite!Eu gostava de saber como posso desistir do concurso,neste caso da bolsa de recrutamento porque fui renovada na Madeira e não fiquei na seleção de opções que coloquei a nível nacional.
    Como posso desistir da bolsa de recrutamento?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Atenção colegas que a mim também me acnteceu! Era para ter sido renovado e havia horário e não ficou lá ninguém... Nem dacl, nem dar, nem contratação... vamos esperar por segunda para esclarecer, mas devemos fazer recurso com consulta de um sindicato! Se formos alguns teremos mais força na reclamação... Isto é muito estranho...

    ResponderEliminar
  13. Também penso que é útil comunicar a situação aos colegas moderadores dos blogues, pode ser que eles se consigam inteirar melhor do assunto! Vamos mandar um email, a ver o que nos dizem desta situação de não renovação e desaparecimento dos horários, que até foram enviados atempadamente e não aparecem, nem renovados, nem na lista de de mobilidade, nem na lista de contratação inicial... Eles existem que nós sabemos... Vamoa divulgar o assunto!

    ResponderEliminar
  14. Ah e tal, se calhar não queriam bem renovar convosco, não seria????
    Porque é estranho não ter ficado nenhum DACL nesses lugares....

    ResponderEliminar
  15. Caros colegas do grupo 100 que estejam interessados em ir trabalhar para Angola contactem zabelmatos@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Aparte da mobilidade interna existe uma outra mobilidade que não vejo ninguém criticar nem manifestar-se contra. Os colegas que sempre leccionaram no Privado vêm agora preencher as vagas dos que sempre leccionaram no Público. Isto é uma grande injustiça. Se concorressem em 2ª prioridade não tinham quaisquer chances, mas como fazem um ano nas AECS com 2 ou 3h acabam por poder passar para a 1ª prioridade. Estiveram sempre onde quiseram, agora como as coisas estão a apertar toca a ir para o público. Já os que sempre andaram longe de casa à espera de um dia se aproximarem, voltam a fazer Km na estrada ou ficam mesmo de fora! É altura de alguém começar a rever esta situação...

    ResponderEliminar
  17. Para os colegas que tinham condições de renovação e o horário ainda não saiu:

    Sei de uma situação igual do ano passado, o horário saiu só na 2ª BR como temporário e foi atribuído a uma pessoa muito mal posicionada nas listas. Nesse caso a culpa também não foi da direção porque também queriam renovar. A reclamação deste caso arrastou-se o ano inteiro porque a reclamação foi feita por alguém que lá teria ficado na BR se ele tivesse sido considerado anual. A única pessoa que teria conseguido algum resultado,caso reclamasse, teria sido a pessoa que tinha condições para renovar (se tivesse feito recurso hierárquico), mas como essa pessoa não reclamou porque conseguiu outra colocação no dia 31 de agosto, ficou tudo na mesma até ao final do ano.
    Por isso, façam recurso.

    Aproveito para deixar o meu testemunho da minha situação deste ano: apesar de ter de vir para casa todos os dias, por questões familiares de saúde, concorri a 3 qzp da zona centro, a horários completos e incompletos, anuais e temporários. Dou aulas desde 1998 e continuo em casa. Somos muitos no mesmo barco:(
    Força para todos!

    ResponderEliminar
  18. Obrigado colega pela sugestão de recurso que espero que quem esteja nesta situação faça mesmo recurao hierárquico, uma vez que isto não devia ter acontecido... Muita sorte para as próximas colocações! Eu também ainda estou por casa... Bj

    ResponderEliminar
  19. a frente da minha candidatura a escola artistica antonio de arroio aparece candidato seleccionado em dois horários quer dizer que em seleccionaram para 2 horários de 22 h ,isso é possível??
    de noticias boas uma pessoa ate desconfia :)

    ResponderEliminar
  20. sim, penso que isso é posível. Se ficar num liberta o outro para outro colega! Boa sorte.

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde, a mim aconteceu-me o mesmo. 2 horários para renovação e nenhum foi ocupado por ninguém!!! Simplesmente desapareceram... Alguém me pode informar como proceder a esse recurso? Obrigado

    ResponderEliminar
  22. "A colega estava a contar com o "tacho" e agora que não foi "entachada" chora... enfim, esta gente tem cá uma lata"

    Presume-se que seja professor ou professora. Não é? Uma coisa é : cobardolas.Tacho?É isso que pensa de quem procura trabalho?OLHE VÁ-SE F.....R!!

    ResponderEliminar
  23. Temos que estar atentos ao recurso hierárquico, que deve ser iniciado na 2a feira! Atenção àqueles que falam em 'tacho'! Ser ultrapassado por colegas atrás de nós nas listas é um 'tacho'!? Quem disse que éramos a favor da renovação? Eu nunca fui! Este sistema só cria (ainda mais) injustiças!

    ResponderEliminar
  24. Mas devemos sempre reclamar, não se esqueçam disso! Injustiças já chegam as que não são alvo de reclamação!

    ResponderEliminar
  25. São muitos anos a preencher aplicações, este ano fui parar à lista de retirados. Pelos vistos são cerca de 3700 professores contratados retirados.

    ResponderEliminar
  26. Estes concurso està mas é cheio de erros...

    ResponderEliminar
  27. Bom dia! Tenho esta dúvida: Os docentes do quadro que aguardam na reserva de recrutamento, serão colocados nas suas preferências anteriormente manifestadas ou em qualquer agrupamento / quadro, etc...? Sou contratada e concorri a todo o país mesmo, fico mais descansada se pelo menos os colegas do quadro não ficarem em preferências que não manifestaram... É triste, mas assim sempre temos uma pequena esperança de colocação... falo por mim, já que não saltei uma única escola, nem intervalo de horário e faço isto há anos e desta vez, como já muitas outras não tive lugar... :( Se chegar ao meu número, pois estarão lá à espera as escolas todas, bem... exceto as Teip e afins... contratos de escola... etc, etc...mais uma triste realidade. Obrigada desde já!!! Aguardo resposta à pergunta. Tenha um bom dia, bem como todos os meus colegas que vivem nesta altura uma grande tristeza... ... ... Muita Força!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Para a colega anterior:
    Os colegas da mobilidade interna só poderão ser colocados mediante a manifestação das suas preferências no concurso. Pode ficar mais feliz!

    ResponderEliminar
  29. É apenas uma dúvida: esta semana não deveriam ter sido publicadas listas de colocação??????

    Sou novata nestas andanças (apesar de já ter 9 anos de serviço) e está a ser muito difícil entender todos estes processos, prazos, denominações, TUDO...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar