sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Renovações de contrato por grupo de recrutamento


Comentário: Com o acréscimo de colegas dos quadros forçados a mobilidade interna, já era de esperar estas percentagens de diminuição de renovação.

24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Acho que as percentagens relativas às diferenças não fazem sentido...desde quando é que quando se passa de 700 para 400 é uma diferença de quase 90%?

    ResponderEliminar
  3. Espanta-me a falta de reação a estes 43 000 professores desempregados, principalmente aqui nos blogs mais frequentados, pois na comunicação social já era de esperar. Se uma empresa despedisse 50 trabalhadores, teríamos reportagens durante uma semana e o ministro da economia em pânico.

    Mas o espantoso mesmo é a falta de reação dos próprios professores contratados.

    Será que estão a pensar que deveriam ter reagido quando estes números se começaram a prever? Sim, porque eles já eram esperados há muito tempo.

    Será que se estão a arranhar por não terem feito aquilo que alguns propuseram, pelo qual foram várias vezes acusados de alarmistas, como por exemplo a greve aos exames por parte dos contratados, uma greve por tempo indeterminado ou a não manifestação de preferências.

    Na altura não acreditavam que isto pudesse acontecer, apesar de todas as medidas tomadas pelo MEC que tinham este desfecho como principal objetivo. Agora já acreditam?

    Mas agora já é tarde. Estes 43 000 já não existem, são apenas um número, já não são professores. Resta-lhes a esmola do subsídio de desemprego durante uns meses e a mágoa de nada terem feito para evitar esta situação. Espero que a maioria não tenha filhos, para não lhes terem de explicar o quão cobardes foram.


    ResponderEliminar
  4. Como é que existem % inferiores a 100%. Ou quem fez as contas não entende nada de matemática, ou existem professores que ainda vão passar a alunos!!!

    ResponderEliminar
  5. Para mim, de lamentar é eu ser o número oitenta e tal e maioria das renovações me terem "passado à frente".Visto terem sido renovados 278 contratos. Dos que fui verificar todos atrás de mim, alguns mais de 100 lugares, outros 200 até 678. Depois não vi mais pois já tinha visto tudo. Também acho vergonhoso eu ter perdido o meu horário do 2º ciclo já há 9 anos para uma colega do 3º ciclo. Enfim

    ResponderEliminar
  6. “Com o acréscimo de colegas dos quadros forçados a mobilidade interna, já era de esperar estas percentagens de diminuição de renovação.”
    Já se esperava uma diminuição do número de renovações, estas percentagens não (que estão todas engatadas). Sem menosprezo pelo trabalho de quem contou todas estas reconduções atrevo-me a corrigir as variações (de 2012 por comparação com 2011) porque fica mal este disparate num blogue de professores.
    Por códigos de grupo de recrutamento, variação em percentagem (arredondamento às unidades):
    100, +2;
    110, -33;
    200, -55;
    210, -47;
    220, -49;
    230, -65;
    240, -100;
    250, -82;
    260, -39;
    300, -66;
    310, 0;
    320, -49;
    330, -75;
    340, 0;
    350, -17;
    400, -47;
    410, -70;
    420, -39;
    430, -64;
    500, -48;
    510, -46;
    520, -54;
    530, -98;
    540, +21;
    550, -31;
    560, -30;
    600, -83;
    610, -83;
    620, -26;
    910, +16;
    920, +25;
    930, -----

    ResponderEliminar
  7. JM, é tudo muito bonito, e também sou a favor dessas coisas todas. Mas daí a não manifestar preferências, ui, nunca na vida. Ah e tal sou muito durona, não manifesto preferências e no fim quem se lixa sou eu, que salto do concurso. manifestações de milhares deram em quê? espreme-se, espreme-se e não sai nada, e íamos nós arriscar não manifestar preferências? Eu, nunca na vida, mais vale prevenir...

    ResponderEliminar
  8. O Sr. JM deve-se achar tão sabedor quanto um adepto a chamar nomes da bancada...

    ResponderEliminar
  9. JM, vai chamar cobarde ao caraças!

    ResponderEliminar
  10. Apenas posso demonstrar a minha revolta e só me manifesto com quem está ma minha situação ou com os meus. Vou para a rua gritar?? Quem me ouve? Sou apenas mais uma que não tem voz!
    Sindicato? É de rir! Anda ao sabor dos ventos de feição.
    Diretores? Fazem o que lhes mandam.
    Escolas? Adaptam-se às novas realidades. e a vida vai continuar.
    As colocações de ontem calaram muitas vozes.

    ResponderEliminar
  11. A pior coisa que aconteceu foram as renovações de contrato, sobretudo quando houve tantas alterações ao longo destes 4 anos...alguns tiveram sorte, outros azar...o que torna estes concursos em meros sorteios!!! quando não existiam renovações havia mais estabilidade, podiamos fazer estimativas de uns anos para os outros...agora com todo este trabalho que é feito e bem feito neste blog e que todos devemos agradecer, mesmo assim acabamos por não conseguir fazer previsões para o futuro...todos os anos mudam as regras sempre para pior... sem renovações e as colocações pelas lista eram mais justo.............Eu voto acabar com as renovações quem concorda?

    ResponderEliminar
  12. Mas será que no MEC não há Inspecção?
    Onde andam os Inspectores? toca a trabalhar e a acabar com os horários guardados na gaveta!

    ResponderEliminar
  13. Numa situação em que a escola seleciona dois professores para renovação de contrato e uma das vagas acaba por ser preenchida por mobilidade interna, como é feito o desempate entre os contratados? É pela lista ou foi a escola que definiu a prioridade?

    ResponderEliminar
  14. Diminuíram as renovações? Deviam era acabar todas... Já fizeram as contas de quantos contratados mais graduados estão no desemprego ou ficaram com horários vergonhosamente minúsculos para outros continuarem a trabalhar e a avançar na graduação???

    ResponderEliminar
  15. JM, chama sempre cobarde....principalmente aos "anónimos". Ok?

    ResponderEliminar
  16. Pois as renovações são uma grande injustiça! Concordo que deviam acabar, mas como não acabaram não se entende como neste concurso algumas escolas pediram renovações que depois a plataforma nāo confirmou, ou seja, os candidatos não foram reconduzidos e os horários acabaram por não ser ocupados por ninguém! Há vários casos assim e ninguém fala disso...

    ResponderEliminar
  17. As reconduções tem que acabar!!!
    Já o disse quando começaram e volto a dizê-lo...
    Não podemos deixar a nossa vida profissional ao cuidado da sorte!

    ResponderEliminar
  18. De acordo, mas por agora e como não acabaram, pelo menos que não sejam ainda mais injustas, recnduzindo os contratados com menos tempo de serviço e despachando os com mais tempo, certo?

    ResponderEliminar
  19. As percentagens estão mal calculadas!!??
    Se passamos de 100 renovações para 50, por exemplo, a redução é de 50% e não de 200% como o método de cálculo usado no quadro daria,(como 100 é o dobro de 50..rsrs).
    Aliás, nem pode haver reduções maiores que 100%, que é a totalidade pré-existente!!!

    ResponderEliminar
  20. JM, o seu comentário é simplesmente lamentável. Deduzo que seja professor dos quadros e que neste momento ficou com horário zero, ou seja a mesma situação precária em que os contratados vivem há anos a fio. Enquanto os dos quadros estiveram bem e intocáveis o que é que você e muitos como você fizeram pelos contratados que se viam obrigados a correr o país de ponta a ponta para terem um horáriozito incompleto para poderem sobreviver?! Você sabe, tal como eu e muitos mais, que se limitaram a lançar palavras de compaixão! Você sabe, tal como eu e muitos, que os sindicatos foram criados pelos professores dos quadros e por isso mesmo são os professores dos quadros que têm maior capacidade de os mobilizar tal como o fizeram na contestação aos modelos de avaliação docente do socrates. O seu comentário não só é lamentável pelos insultos aos tais cerca de 50 000 contratados, mas principalmente pela sacudidela de responsabilidades que já referi atrás. Retrate-se! João Almeida

    ResponderEliminar
  21. Quem decide a renovação? A Direção ou a graduação? Eu estava numa escola onde só havia lugar para um ficou o meu colega por decisão da direção e está a 200 lugares a baixo de mim...NÃO PODE ACONTECER. Segunda vou para a Centro de Emprego e ele 200 lugares a baixo vai trabalhar.

    ResponderEliminar
  22. o ano passado aconteceu o mesmo;
    alguns foram para o desemprego e os outros tiveram trabalho e subiram um ano completo no tempo serviço.
    passou a moda.

    ResponderEliminar
  23. Sim, porque escrever aqui como "Anónimo" ou como "luis reis" a diferença é abismal.
    É interessante ver que todos sabem ser juízes da casa dos outros.

    ResponderEliminar