
Comentário: O Paulo Guinote conseguiu exprimir de uma forma que julgo bastante lúcida (e com a qual concordo em absoluto) toda a envolvente da polémica relacionada com este concurso de mobilidade (e também de contratação). Aconselho vivamente a sua leitura... e se possível, uma reflexão séria.
É mais certo ver um péssimo ministro acabar como comendador ou administrador de um grande grupo empresarial do que encontrá-lo num tribunal a responder pelos seus actos lesivos para o interesse nacional.
ResponderEliminarFui ler:
ResponderEliminar"Que isso seja feito com a anuência de alguém que sempre afirmou respeitar o papel dos professores (Nuno Crato) ou encenou uma atitude de diálogo e sensibilidade social (Passos Coelho), criticando activamente Maria de Lurdes Rodrigues e José Sócrates por não terem tais características só torna as coisas mais inaceitáveis."
Desagrada-me o "com a anuência".
Mais uma vez, andamos com "panos quentes violentos".
Se Nuno Crato é ministro da Educação e Ciência, parte de um governo com um programa eleitoral que aceitou implementar, então não se trata de uma qualquer "anuência", como se não concordasse em pleno e o fizesse com algum desagrado.
Factos são factos e não vale brincar com palavras e conceitos: trata-se de um ministro que concorda com todas as linhas do governo.
Caso contrário, se se sentisse "enganado" , só lhe restaria uma solução: Obviamente, demitir-se-ia.
Ou não?
No recém-criado Agrupamento de Mirandela são mais de 70 os professores a DACL
ResponderEliminarlm
Tanto “Umbigo Grande”… tantos e tantas a “ver se se orientam”…
ResponderEliminarAfinal, fizeram algo para não ter também chegado a vossa hora?...
Bem, vejamos uma lista de perguntas às quais devem responder sinceramente, podem responder com sinceridade pois ficam só nas vossas consciências… pois bem aqui vão elas:
- Informaram os vossos alunos, nos últimos 16 anos, desde a ”maravilhosa” Autonomia das Escolas” de que se pretendia destruir o Sistema de Ensino Público descrebilizando-o?
- Informaram do mesmo os Encarregados de Educação e explicaram-lhes que a Escola deve ser exigente e ter condições?
- Sabiam que ao votarem nos partidos do sistema neo-liberal (PSD-PS-CDS), não dando hipótese a outro tipo de governação, estavam a colaborar na destruição do Ensino Público em particular e de Portugal em geral?
- Algumas vezes pensaram que a moeda de troca de não efectivar os colegas contratados, em troca da criação de mais e mais novos um escalões remuneratórios, não seria mais do que “uma cenoura à frente do…”?
- Alguma vez pensaram que chegaria um dia em que o sistema neo-liberal vos pagaria com a sua moeda habitual, a da injustiça?
- Sabiam que no próximo Ano Lectivo de 2012/2013 seriam criadas condições para serem despedidos 40% dos Professores dos Quadro e 90% dos Professores eternamente contratados?
- Sabiam que no Ano Lectivo de 2013/2014 serão despedidos 70% Professores dos Quadro, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013, bem como 95% dos Professores eternamente contratados, dos que poucos que ainda ficaram de 2012/2013?
- Sabiam que na realidade só se pretende que hajam 10 professores nos Quadros de cada Giga-Agrupamento de Escolas, para chefiarem os Departamentos, sendo que as próprias Direcções das Escolas será efectuada por “colarinhos brancos” que não tenham qualquer formação no Ensino, sendo posteriormente os Professores contratados por empresas paralelas, de lavagem de dinheiro, a 2 ou 3 Euros à Hora Lectiva?
- Se fosse hoje não olhariam só para o vosso umbigo?...