quinta-feira, 19 de julho de 2012

A vigília por Vila Real...

Depois do pequeno (mas já esperado) choque de ver uma praça do município a 1/10 de capacidade (e provavelmente até estarei a exagerar), tive a oportunidade de ir conversando com algumas caras conhecidas (outras nem por isso, mas entretanto vieram as apresentações)... Ao fim de uma boa hora consegui constatar que a maioria dos que se encontravam na vigília não eram professores contratados e os dos quadros com que tive oportunidade de ir falando também não se encontravam sem componente letiva. 

Ouvi também alguns colegas a queixarem-se de que souberam da vigília à última da hora. Ok, pensei eu. Mas vieram... Outros que souberam com algum tempo de antecedência (e também em cima da hora), e que para além disso se encontram em situação de não terem componente letiva ou que são atualmente contratados, nem sequer apareceram.

Conclusão: Iniciativa positiva pelo convívio que me permitiu (revi algumas caras que já não via há uns bons anos), mas negativa pela constatação in loco da baixa adesão. 

5 comentários:

  1. Sim, tens razão em quase tudo, porque eu sou contratado tive de me deslocar e estive lá.
    Mas realmente, estou a ficar farto de lutar sempre quase sozinho, ou com os do costume. É pena.

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou contratado e vou sempre a todas. Acho lamentável que nas greves e nas manifestações os contratados primem sempre pela ausência, com o argumento imbecil de que nada vale a pena e de que ninguém quer saber deles. Talvez se começarem por ter a iniciativa de lutar pelas próprias causas acabem por conseguir alguma coisa. Caso contrário quando acordarem, já não vão ter pelo que lutar.

    ResponderEliminar
  3. Constatei o mesmo na vigília onde estive.
    Não sou contratada, nem vou a DACL

    ResponderEliminar
  4. Manifestações de bandeira e cartazes na mão?... vigílias?...Já dei para esse peditório...Sou contratado e dou da opinião de radicalizar a situação...Ou se mexe com o povo ou não vale a pena...o MEC ainda goza com isto...Temos de tocar na ferida para doer...Aí voltam a contar comigo...Agora isto é uma brincadeira de crianças...O que vi ontem na praça do município de Vila Real foi ridículo...Beber uns copos na esplanada e conversar com os colegas!!!!!Mas que grande impacto teve na sociedade!!!! REVOLUÇÃO JÁ...

    ResponderEliminar
  5. Não tenhamos ilusões, estas manifestações valem o que valem, ou seja, não valem nada.
    O que era preciso fazer não foi feito e por culpa dos professores em geral (dos quadros e contratados) e dos sindicatos que os representam.
    O que deveria ter sido feito era marcação de greve para a altura dos exames e os professores aderirem em massa como aconteceu na greve dos médicos.
    Ai sim o Ministério da Educação e Ciência ia tremer.
    Tudo o resto serve apenas para entreter o povo, infelizmente.
    De referir que estive na manifestação do dia 12 de Julho em Lisboa e tive presente na vigília que tinha meia dúzia de gatos em frente à assembleia da república.
    HB

    ResponderEliminar