terça-feira, 17 de julho de 2012

Iniciativa "Vigília pela educação"


Comentário: Como todos devem saber, amanhã terá início uma iniciativa (organizado e divulgada, segundo consta, pelas redes sociais da "moda") baseada em vigílias (das 19h de dia 18 às 12h de dia 19) a concretizar nas diversas capitais de distrito. 

Aqui em Vila Real, a vigília já se encontra devidamente comunicada à Câmara Municipal (por uma colega que teve essa iniciativa e que entretanto me fez chegar a informação) e decorrerá na praça do município (em frente à Câmara Municipal). Se puderem, apareçam...

27 comentários:

  1. Vila Real já começa a ser divulgado... Vemo-nos por lá.
    http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=13817

    ResponderEliminar
  2. Off-Topic:
    Tenho estas 2 dúvidas e amanhã vou contactar o meu Sindicato. Alguém consegue avançar com respostas?
    1.º Na aplicação informática, secção MOBILIDADE, ponto 4.2 ( Docente de carreira do quadro de agrupamento de escolas
    ou escola não agrupada que pretende exercer transitoriamente funções
    docentes noutro agrupamento de escolas ou escola não agrupada. ) - eu coloquei NÃO mas agora estou com dúvidas acerca do que isto quer mesmo dizer. A expressão "exercer transitoriamente funções" significa o quê, concretamente??!
    Sou QE e tenho horário zero na escola de provimento e não tenho o mínimo de 6 horas letivas na escola onde estou destacada. Estou com dúvidas sobre o que significa este ponto 4.2?

    2º Sou QA/QE - posso concorrer a uma TEIP? Há algum impedimento?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Gotinha,
    Penso que colocou bem o NÃO, já que concorre por não ter componente lectiva (nem na escola de provimento nem onde está destacada).
    Pode concorrer a uma TEIP (essa informação está no site do MEC), deve confirmar.

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que vai sendo tempo de mudarmos o nosso discurso, o desemprego afeta ou ameaça milhares de pessoas em todas as profissões os políticos (e não só os "de carreira")e a opinião pública entende que os professores querem é manter o seu emprego a todo o custo e por todos os meios - exceto, naturalmente, o recurso à violência, que não leva a lado nenhum.
    Devia insistir-se mais nos aspetos negativos destas atrapalhadas decisões governamentais (pois a situação que vivemos na educação não é indissociável dos estrangulamentos ditados por outros ministérios)para o ideal funcionamento das escolas e sucesso escolar dos alunos. Lembrar, por exemplo, que estas confusões comprometem o normal arranque do ano letivo, que se vive um clima de desânimo e de revolta nas escolas, que muitos diretores tiveram de indicar para DACL professores altamente qualificados, que docentes que ficarão certamente com horário zero nas suas escolas serão obrigados a lecionar em coadjuvação ou nos apoios inventados à pressa para lhes dar ocupação e que os profs das TIC serão obrigados a realizar a manutenção do material informático nas escolas ou que os profs de eletrotecnia serãp obrigados a reparar as avarias elétricas, os de mecânica as canalizações, etc. Apontar as consequências de tudo isto para a qualidade do ensino e correspondente sucesso escolar. Em vez de pugnar apenas (embora justamente) pelo direito ao emprego e exigir o cumprimento dos compromissos assumidos pelo ME ao longo de décadas, sempre após duras lutas dos professores. Mas espera-se muito pouco de um governo que aceita a licenciatura deficitária de Relvas como um caso normal e, pior ainda, legal.

    Sérgio Reis

    ResponderEliminar
  6. Há alguém que esteja a concorrer como ex-DCE? Em Maio manifestei a minha vontade de permanecer em DCE e agora tenho imensas dúvidas na manifestação de preferências e estou com receio de submeter a candidatura. Alguém me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  7. Estão a esquecer os contratados! Há contratados que já trabalham à muitos anos, mas não tiveram a sorte de efetivar! os contratados também têm familia para sustentar!

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente não estou a ver grandes hipóteses para a maior parte dos contratados. Se não forem criadas mais turmas, cursos, projetos... não estou mesmo a ver. Como a coisa está organizada parece-me ser essa a única hipóteses, e olhem que fazem muita falta esses cursos profissionais, pca, ou como lhe quiserem chamar. Conheço várias escolas com muitos alunos totalmente desmotivados, e que se existisse um curso profissional ou qualquer coisa do género, talvez demonstrassem mais empenho. Mas ainda há muitas resistências à criação destas alternativas. Sei de agrupamentos que só avançam com estes projetos quando são "obrigados". Devia ser obrigatório todas as escolas terem um sistema de percursos alternativos... logo desde o 2º ciclo. Assim talvez se possam criar mais postos de trabalho para alguns contratados.

    ResponderEliminar
  9. ALVO- criar condições para despedir professores de quadro - depois, muito depois, empregar contratados a preço da chuva, qd chove muito, claro. Este ano não, mas nos próximos 2 anos os "velhadas" ou se reformam ou vão para a "rua". Para quê pagar um "fortuna" a quem faz "menos" se pode pagar uma "miséria" a quem faz "mais"? Pensem nisso, mas pouco, senão ficam loucos.

    ResponderEliminar
  10. Pq não se reclama no ECD turmas com o máximo de 22 alunos?

    Pq é que esta não é a principal reivindicação de TODOS?

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde

    Será que alguém me pode tirar a seguinte dúvida:
    Sou QA e vou concorrer a DACL e DAR. Caso a minha escola declarar na 2ªICL que tem horário para mim e me retirar da 1ªprioridade, a minha candidatura a DAR continua a ser válida?

    É que estou com dúvidas se ao responder que sim à questão "Existindo disponibilidade de horário letivo com um mínimo de 6 h na sua escola de origem manifesta interesse em regressar?" seja retirada do concurso todo e eu quero tentar aproximar-me.

    ResponderEliminar
  12. Tem toda a razão Sérgio Reis, é esse o único caminho capaz de algum resultado efectivo. E estamos apenas a dizer a verdade.

    ResponderEliminar
  13. LOUCURA!!! LOUCURA!!! CENTENAS DE DOCENTES ESTÃO A SER IMPEDIDOS DE CONCORRER Á MOBILIDADE INTERNA DADO QUE A APLICAÇÃO DA DGAE NÃO OS RECONHECE DEPOIS DOS AGRUPAMENTOS OS TEREM INDICADO NA ICL. E AGORA??? HORAS E HORAS AO TELF. DO CAT DA DAGAE E ÁPÓS LIGAÇÃO NÃO CONSEGUEM RESOLVER A SITUAÇÃO. ISTO JÁ SE ARRASTA DESDE 2.ª FEIRA. PASSAM A RESPONSABILIDADE PARA OS AGRUPAMENTOS QUANDO O QUE ESTES FIZERAM FOI INDICAR OS DOCENTES A ICL. UMA VERGONHA!!!

    ResponderEliminar
  14. helenamm80,
    E o que entendes por escola de origem? É a escola onde estás efetiva? ou a escola onde estás destacada?
    Eu estou com dúvida em responder sim ou não por causa desta questão...

    ResponderEliminar
  15. Companheiros e Companheiras, bem que este podia ser o nosso Hino, após A "Portuguesa", obviamente:


    http://www.youtube.com/watch?v=LoXpV9QcxD4&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  16. Gotinha

    essa é também a minha dúvida e, por isso, ainda não submeti mas acho que a escola de origem é a escola de provimento.

    ResponderEliminar
  17. Estive na vigília em Coimbra. Eramos poucos e a grnde maioria não em situação de horário zero. Fui por solidariedade. nada me obrigou. Mas questiono-me: onde estavam os outros colegas? Entendo que o desânimo, por vezes, nem nos dá forças para reagirmos... entend isso. Mas, fiquei triste por sermos poucos.
    Fátima

    ResponderEliminar
  18. Eu também estive em COIMBRA e vi lá caras que nunca tinha visto em muitas outras iniciativas!
    Os contratados eram em maior número do que é habitual!
    Mas é pena que as pessoas não se tenham mexido a tempo e outras continuem a dormir...
    Enfim... sinto que estamos bem no fundo do poço em que já nem se consegue ver uma réstia de luz...

    Para a semana começam os concursos e sinceramente nem sei se quero concorrer!

    ResponderEliminar
  19. Temos que conheçar a exigir nos orgaõs de comunicação social a demissão do Ministro Crato! É uma URGÊNCIA ISTO SER FEITO,SENÃO ISTO VAI PIORAR MUITO MAIS!

    ResponderEliminar
  20. É verdade que a História se repete, de novo isto é uma verdade, veja em:

    www.youtube.com/watch?v=ZUEeBhhuUos

    ResponderEliminar
  21. POBRES INOCENTES QUE ACREDITAM NAS VERDADES DE UM MENTIROSO". MAS ALGUÉM ACREDITA NO QUE SE ENCONTRA NA PÁGINA DO MEC COM O SEGUINTE TÍTULO: MEDIDAS DE PREVENÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR. SE ASSIM FOSSE PORQUE É QUE AS ESCOLAS MANDARAM TANTA GENTE À MOBILIDADE QUANDO PODIAM RETER ESSES MESMOS DOCENTES NAS ESCOLAS AFETOS A ESSES PROJETOS.
    PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE ESTES DOCENTES POSSAM FICAR NAS SUAS ESCOLAS APÓS O CONCURSO À MOBILIDADE, OS MESMOS SÃO RETIRADOS DO CONCURSO? CLARO QUE NÃO AGUARDAM ATÉ SEREM COLOCADOS E TUDO O QUE COMEÇARAM É PARA DEITAR FORA.
    ALTERAM TUDO O QUE HAVIA PARA ALTERAR, REDUÇÃO DE HORAS PARA CARGOS, PARA PROJETOS, MAIS ALUNOS POR TURMA... E AGORA DIZEM QUE OS DOCENTES PODEM FICAR NAS ESCOLAS!!!

    COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS.

    DEVÍAMOS FAZER COMO OS MÉDICOS LUTAR PELO SNS E PELOS UTENTES(???)

    AGORA NÓS DAMOS UMA IMAGEM DE COITADINHOS. DEVEMOS LUTAR PELA ESCOLA PÚBLICA, PELOS NOSSOS ALUNOS. E AÍ SIM NÃO HÁ PAIS QUE RESISTAM QUANDO ESTÁ EM CAUSA O FUTURO DA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS.

    30 ALUNOS POR TURMA, REDUÇÃO DE TUDO O QUE HAVIA PARA REDUZIR E AGORA QUEREM MILAGRES. E MAIS, DOIS ANOS SEM CL E DEPOIS DESPEDIMENTO OU SEJA RUA.

    SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO: GREVE TOTAL AO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO LETIVO E POR TEMPO INDETERMINADO: QA, QZP, "CONTRATADOS"... MAS TODOS. NÃO É FICAR A GUINOTAR DE CÁTEDRA E DEIXAR QUE OS OUTROS LUTEM PELOS INTERESSES DE ALGUNS

    É TEMPO DE UNIÃO E DE SERMOS RADICAIS. BASTA!!! BASTA!!! BASTA!!!

    ResponderEliminar
  22. Ricardo, gostaria que me esclarece-se uma dúvida se for possivel! É muito urgente e ninguêm me sabe responder. Existem cotas para avaliação de contratados este ano?

    Gostaria de obter uma resposta sou ou de outro colega

    Continuação de excelente trabalho
    Obrigado

    ResponderEliminar
  23. Venho aqui convidá-lo a divulgar os posts do seu blog em um novo agregador de notícias...
    www.noticias.googli.blog.br

    ResponderEliminar
  24. Acabei de ver as noticias! não é com estas manifestações que as coisas mudam, aliás a unica coisa que se consegue com isto é toda a opinião publica contra nós!!!!
    Temos que ser mais drásticos! o problema é que os professores não são unidos! E se ninguém fosse para as escolas em setembro ate nos darem outras soluções! Claro que não, os professores nunca iriam fazer isso, nao tinham coragem! não somos uma classe undida e enquanto isso nao mudar nada vai melhorar!

    ResponderEliminar
  25. Hoje o N. Rato disse naquela casa das mentiras que o nº de alunos está a reduzir. Então para eles a solução é aumentar o nº de alunos por turma? Não entendo, mas olhem que não andei na escola do Ervas Daninhas......

    ResponderEliminar